Como Fazer Pagamento de impostos para vender online

MrPotatoe

Membro
Boas!
Alguém me sabe dizer se, para vender fotos fotos e vídeos (e afins) em mercados online (Envato, Shutterstock, Pond5, etc...), temos de pagar impostos ao estado, mesmo sendo o valor de lucro baixo?
Se ainda formos estudantes, isto significará que temos de passar a ser independentes e registrar uma espécie de negócio individual com as finanças?
Agradeço muito qualquer informação que possam dar sobre este assunto!
 
Normalmente esses sites tratam de tudo? Eu ja vendi fotos pelo 500px e como nao sou cidadao dos USA eles ficam automaticamente 30%
 
Normalmente esses sites tratam de tudo? Eu ja vendi fotos pelo 500px e como nao sou cidadao dos USA eles ficam automaticamente 30%

Eu penso que isso não seja assim. Tu tens sempre de declarar cá o que ganhaste. O que depois podes alegar é que eles te façam o ajuste consoante o acordo para a não dupla tributação que exista entre o teu país e o país onde foi vendido. E os 30% não são a comissão deles?
 
Há aqui 3 coisas que tens de ver. Vou falar um pouco em termos genéricos e não só em relação à fotografia.

Imagina que vendeste por 100€

1. Comissão do site (vamos assumir para o exemplo 10%)
O site vai ficar com 10€ e vai pagar-te supostamente 90€.

2. Questão do IVA/VAT (vamos assumir que o acordo estipula a retenção de 10%)
Dependendo do site, alguns fazem logo a retenção deste valor e pagam directamente ao país de origem, caso existe acordo. Tens sempre de inserir o teu número de contribuinte para que assim seja.
O site paga-te automaticamente 81€

3. IRS/IRC
Dependendo se és pessoa singular ou colectiva vais ter de pagar IRS ou IRC sobre o restante valor (neste caso 81€). Isto nunca é pago automaticamente pelos sites que referes. É isto que tens de declarar.
 
Eu penso que isso não seja assim. Tu tens sempre de declarar cá o que ganhaste. O que depois podes alegar é que eles te façam o ajuste consoante o acordo para a não dupla tributação que exista entre o teu país e o país onde foi vendido. E os 30% não são a comissão deles?

Os 30% sao depois das comissoes. Eu nao vivo em Portugal BTW
 
Back
Topo