Pagamento em Abril de 1€ adicional na fatura em papel da MEO

@ACERTRAVEL tu é que estás assumir. Na verdade eles não cobram qualquer valor sobre o preço base pela fatura em papel. Se me disseres que é uma forma mais inteligente de implementar a FE. Sem dúvida. A forma como o Meo está a fazer é que me parece sim ilegal. Pois tu não és obrigado a pagar nada mais que o preço base para teres acesso à fatura que é um direito que te assiste como consumidor. Bem como tu não és obrigado a ter e-mail para contratares este tipo de serviço. Logo, não te podem obrigar a receber a fatura por esse método ou cobrar valores para além daquilo que foi acordado para receberes a fatura.
 
@PWP é sem dúvida uma forma inteligente por parte da vodafone, mas também acredito que isto não deverá passar a lado ... porque no fundo é uma forma encapotada de incluir o dito custo... e até que ponto isso é legal ... porque é forçar indirectamente a aderir a algo que não queremos (discriminando o cliente que adere de cliente que não adere, sendo o serviço o mesmo) ... mas é minha opinião...
Também concordo contigo quanto à forma como a MEO quer fazer, que é mais grave...
 
@ACERTRAVEL mas a fatura em papel tem um custo. Achas que o papel, tinta, os ctts... É tudo de borla? Claro que não! Agora esse custo tem que estar incluído já no preço base e não ser pago à parte como o Meo está a fazer. Era o mesmo que ires ao supermercado e o funcionário da caixa te cobrar 1€ pelo talão. Não te cobram pois não? O custo que eles têm com os talões já está incluído no produto(s) que compras.

No Meo o custo que eles tinham com a fatura em papel também já estava incluído no preço base. Esta forma de cobrarem agora 1€ é simplesmente para aumentarem a margem de lucro. Até que ponto isto é legal... Para mim não é. Nenhum cliente pode ser obrigado a receber a fatura por e-mail. E receber a fatura é um direito que assiste ao cliente. Logo, é responsabilidade da empresa fornecer essa fatura no formato acessível ao cliente.

Na Vodafone estas a ver mal as coisas. O desconto de 1€ na FE é um incentivo adesão. Porque se não aderires o preço base também não sofrerá nenhum aumento. O problema é que aqui no Meo aumenta. Contratas o serviço por X€, mas depois se quiseres fatura em papel pagas mais Y (por agora é 1€ quem sabe daqui algum tempo). Tenho dúvidas desta legalidade, mas não sou jurista.
 
Deveriam era fazer o desconto de 1 euro a quem aderisse a factura electrónica, mas perceberam que a maioria já tem FE e iriam ter prejuízo.
Como tal numa atitude de xico expertismo vai de aumentar 1 euro no preço base e obrigar quem não tem FE a aderir.
O comunicado da altice contra a Deco é uma tentativa patética de intimidação.
 
Engraçado que quando fui aderir a um serviço deles tive que mostrar o cc e um comprovativo de morada, eles tiraram cópia, digitalizaram e rasgaram a cópia a minha frente e agora vêm com estas questões ambientais? LOL!

Se tivessem sido inteligentes podiam ter feito uma campanha em que deduziam o valor (seja 1€) à mensalidade e o dinheiro angariado desta maneira era revertido para uma causa ambiental. Agora aumentar 1€ porque sim é perfeitamente idiota.
Quem diz que não se importa e concorda, que deixe de ser egoista e que pense que existe gente no País que provavelmente nem sabe ler/escrever, quanto mais ter um email. Os velhotes precisam do telefone para falar com a familia.
 
Alguém sabe até quando se pode rescindir contracto por este aumento?

Obrigado desde já,

EDIT - Para ficar registado, a rescisão deveria ter sido feita até 15/Janeiro.
 
Última edição:
Já liguei para eles e quem me atendeu disse que é legal, eu disse que a ANACOM diz o contrário, e quem me atendeu disse para falar então com a anacon...
O que devo de fazer para retirarem os custos da fatura (não quero a fatura electrónica)
Cumprimentos
 
Já liguei para eles e quem me atendeu disse que é legal, eu disse que a ANACOM diz o contrário, e quem me atendeu disse para falar então com a anacon...
O que devo de fazer para retirarem os custos da fatura (não quero a fatura electrónica)
Cumprimentos
Queixa a ANACOM e no livro de reclamações
 
Queixa a ANACOM e no livro de reclamações
Fiz uma reclamação no livro de reclamações e eles reaponderam isto:

Exmo. Senhor,

Em resposta à sua exposição apresentada no Livro de Reclamações, que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que:

De acordo com o quadro legal em vigor no setor das comunicações eletrónicas, são admissíveis alterações contratuais efetuadas por iniciativa da empresa prestadora de serviço, desde que a empresa proceda à respetiva comunicação aos seus clientes, por escrito, com uma antecedência mínima de 30 dias;

A alteração em causa foi comunicada, por escrito na fatura de dezembro de 2017, tendo sido prestada a informação e observada a antecedência em conformidade com o previsto na lei e nos contratos de adesão da MEO. De igual modo, a informação encontra-se disponível no sítio na internet www.meo.pt para consulta por parte de todos os interessados.

Caso pretenda evitar este custo, sugerimos que adira à fatura eletrónica, a qual, além de amiga do ambiente, tem o mesmo valor legal que a fatura em papel, e pode ser utilizada para efeitos fiscais, e está protegida por elevados níveis de segurança e privacidade. Acresce que poderá receber, arquivar e consultar a sua fatura eletrónica em qualquer lugar e em qualquer altura.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e na Área de Cliente em meo.pt.

Cumprimentos,
Gabinete de Satisfação do Cliente
 
Incrível. Basicamente estão a ignorar a deliberação da Anacom. Este país é mesmo uma selva. Quando os operadores não respeitam as decisões do regulador do sector... Está tudo dito!

Só quando Anacom multar a Meo (daqui alguns meses/anos) é que coisa muda. Entretanto a Meo já recebeu alguns milhões pelas faturas.
 
Fiz uma reclamação no livro de reclamações e eles reaponderam isto:

Exmo. Senhor,

Em resposta à sua exposição apresentada no Livro de Reclamações, que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que:

De acordo com o quadro legal em vigor no setor das comunicações eletrónicas, são admissíveis alterações contratuais efetuadas por iniciativa da empresa prestadora de serviço, desde que a empresa proceda à respetiva comunicação aos seus clientes, por escrito, com uma antecedência mínima de 30 dias;

A alteração em causa foi comunicada, por escrito na fatura de dezembro de 2017, tendo sido prestada a informação e observada a antecedência em conformidade com o previsto na lei e nos contratos de adesão da MEO. De igual modo, a informação encontra-se disponível no sítio na internet www.meo.pt para consulta por parte de todos os interessados.

Caso pretenda evitar este custo, sugerimos que adira à fatura eletrónica, a qual, além de amiga do ambiente, tem o mesmo valor legal que a fatura em papel, e pode ser utilizada para efeitos fiscais, e está protegida por elevados níveis de segurança e privacidade. Acresce que poderá receber, arquivar e consultar a sua fatura eletrónica em qualquer lugar e em qualquer altura.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e na Área de Cliente em meo.pt.

Cumprimentos,
Gabinete de Satisfação do Cliente

A MEO respondeu-te assim porque neste momento o que existe é uma deliberação sobre o nível mínimo do detalhe e informação das facturas a assegurar aos assinantes sem qualquer encargo seja factura electrónica seja em papel e que encontra-se em consulta pública até inícios de Julho.

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1436481

Após a deliberação tornar-se definitiva os ISPS terão muito provavelmente um período para adaptar os seus sistemas de factura à legislação a entrar em vigor e aí sim irão cumprir, ou seja, sem custos.

Claro está que ninguém dá almoços grátis e iremos pagar isso doutra maneira como deverás calcular.

Apesar disso, pessoalmente entendo que é uma medida acertada pois qualquer serviço público não deveria ter qualquer custo pela emissão da factura.
 
Basicamente os pacotes deixaram de custar 30€ + 1€ da fatura em papel e passaram a custar 31€ sendo que se ativarem a fatura eletrónica têm desconto de 1€.

Vai dar ao mesmo mas provavelmente deixa de ser ilegal...
 
Back
Topo