1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas pagamentos via net

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por DigitalBoy, 13 de Abril de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 926)

  1. DigitalBoy

    DigitalBoy Power Member

    sou menor cmo provo aos meus pais que nem tudo o que ha na internet que meta preco a mistura é aldrabice
    por exemplo quero encomendar algo de algum lado
    provavelmente so mostra a pagina a pedir o tipo de cartao o numero o codigo o nome em que ta o cartao a morada e etc
    em alguns aparece pagamento "ssl de 128bits"
    e algumas paginas como a microsoft corporation indentificam-se com o verysign

    mas para os meus pais isso significa :finger::flipa::finger::dormir2: e nao me parecem que de um dia para o outro nem de um ano para o outro eles aprendam o que é essa indentificaçao

    alguem me explica uma forma de saber se eh ou nao seguro? :(
     
    Última edição pelo moderador: 14 de Abril de 2009
  2. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Nem tudo o que mete preço à mistura é aldrabice, mas olha que podes entrar no site mais seguro do mundo e mesmo assim sair enganado. O que conta não é a segurança do site, é também a intenção dos donos.
    Ou seja, eu posso abrir uma loja online com toda a protecção existente para sites web (falaste de SSL, por exemplo, e mostrar um certificado qualquer não é muito difícil de fazer), envias-me os teus dados confidenciais de forma completamente segura e sem riscos de serem interceptados, e eu tiro-te o dinheiro da conta e não te envio a encomenda. E agora? Não foi o site seguro que te safou ;)

    Quem faz isso nem precisa de gastar dinheiro em certificados. Basta criar um para si mesmo. Quem olha a fundo vê que quem o assina não é propriamente fiável, mas aparentemente interessa-te mais ver no cantinho "ligação protegida" do que saber ao certo como é que está protegida ;)

    Dito isto, é natural que os teus pais tenham receio de compras online - os riscos são muito elevados. O ideal é conhecerem bem o site, e terem a certeza de que o computador está seguro (livre de "vírus", etc).

    Vê este link e os links externos relacionados: http://info.ssl.com/article.aspx?id=10068
    Para além disso, vê o exemplo de um site que até fornecia um serviço e era considerado seguro, até um dia...: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=235146

    Nem tudo é mau, mas para se fazerem compras online é preciso ter cuidados redobrados.

    Para saberes se um site é ou não seguro, geralmente, procuras ou pedes feedback. Pode sempre haver alguém que já tenha tido problemas com o site, e aí talvez seja melhor manteres-te afastado. Por outro lado, pode haver pessoal que já tenha comprado lá algumas coisas e te possa dizer que o site é seguro. Aí sim, podes preocupar-te se ele tem SSL ou não.
    Enquanto não souberes nada sobre um site, por melhor que te pareça, o ideal será procurares informações, ou simplesmente não comprar lá.
     
  3. DigitalBoy

    DigitalBoy Power Member

    mas por multibanco ja eh mais seguro certo? no multibanco indicase o valor que eh pago a essa referencia por isso creio que o unico risco seja mesmo nao se receber a encomenda

    mas por exemplo pa grandes superficies conhecidas (vobis,fnac,*****,media mark...)e pa essas lojas conhecidas do pessoal cmo aqua pc ,global data ,***** ... eh seguro ,mais seguuro ou *perfeitamente seguro


    *no site tirando as fontes externas (spyware)

    e ja agora se quando fizer pagamento tiver a fazer print screens ou a gravar o ecra em caso de o pior acontecer isso é valido pa alguma coisa?
     
    Última edição: 13 de Abril de 2009
  4. Kain

    Kain Power Member

    Podes dar uma olhadela ao tópico do Paypal & MBnet.
    Basicamente se o site aceitar é preferível usar o Paypal visto ser bastante seguro e mediante o negocio tens sempre a possibilidade de reaver parte do dinheiro em caso de burla.
    Se possível usa um cartão MBnet para associar ao Paypal visto que desse modo o "cartão virtual" que crias têm um valor e uma validade limitada.
     
  5. bruncamps

    bruncamps Power Member

    Já à alguns anos que faço compras pela internet e nunca senti insegurança. Se for num site duma loja fisica em Portugal, os pagamentos fazem-se normalmente por transferência bancária. Se for numa loja online fora do país, é uma questão de verificar previamente se a loja é credivel, visto que os pagamentos por MBnet, PayPal ou ambos são seguros. Se for num site tipo Miau, eBay, etc, convém verificar bem o feedback do vendedor. Creio que basicamente é isto.

    Tens vários tópicos no fórum relativos a compras online, lojas, etc no sub-fórum: Guia de compras: Preços, Lojas e Produtos.
     
  6. RaysofHope

    RaysofHope Power Member

    eu ja mandei vir um mp3 dum site do reino unido e não tive problemas nenhuns ... veio impecável com factura e assistiam-me imediatamente por email assim que tinha alguma duvida ou problema :P
    é como eu digo .. há sites & sites, é preciso ver bem o que anda por aí porque 'nem tudo o que vem à rede é peixe'
     

Partilhar esta Página