Pages/Numbers e cópias de segurança - recomendações

rantamplan

Power Member
Olá a todos!

Sou um utilizador do Mac desde Julho de 2007 e, nestes quase dois anos, tenho vindo progressivamente a descobrir as potencialidades e vantagens do Mac em relação ao seu concorrente Windows.

Todavia, até hoje sempre mantive-me fiel ao Microsoft Office para Mac por uma simples razão: compatibilidade. Dado que o Pages nem o Numbers permitem salvar e editar ficheiros directamente em formato .doc ou .xcl, sempre tive medo que algo de mau acontecesse ao meu computador (furto, acidente, etc) com a consequente inutilização de todo o trabalho.

Depois de algumas dores de cabeça devido ao facto de o Word ter dificuldades em gerir um documento de 450 páginas, descobri uma forma habilidosa de poder utilizar o Pages sem perder a hipótese de compatibilidade. A forma é a seguinte:

(1) utilizem o Pages à vontade para formar um documento. Este ficará como Master Document.

(2) Criem uma conta de email específica onde guardarão as cópias de segurança dos vossos documentos.

(3) Salvem duas versões do vosso documento (a formato .pages e a formato .doc) e enviem-nas para o email.

(4) Peçam a alguém da vossa confiança com sistema operativo Windows que guarde este programa no disco: http://www.brothersoft.com/pages-converter-137689.html. Trata-se de um programa para windows que converte ficheiros .pages para .txt e .doc. Convém que essa pessoa tenha acesso ao vosso email por uma razão de segurança.

Assim ficam salvaguardados contra todas as eventualidades. Vejamos:

(a) se fizerem tudo direitinho, têm sempre duas versões de segurança no email que pode ser lida por mac e windows simultaneamente.

(b) podem continuar a trabalhar numa só versão no vosso computador e evitar a multiplicação de ficheiros no disco.

(c) caso pretendam apenas manter uma versão de segurança ou forem apanhados de surpresa sem versão exportada para Windows, poderão sempre ter esta pessoa para converter-vos os ficheiros e continuarem a trabalhar na versão .doc.

Trata-se de uma forma contorcida de trabalhar mas assim não se perde a hipótese de compatibilidade nem de exportação de ficheiros para outros formatos mais vulgares.
 
é rebuscado mas o time machine faz backup logo se peder os documentos são o dia, e mesmo assim antes de sair de casa ponho o time machine a fazer backup.

Acho a tua solução mt rebuscada e com um erro se o ficheiro pages tiver mais de 20 megas o que não é impossível basta começar a meter para lá imagens e gráficos e coisas do género nem sempre vais ter isso no mail pq nem todos permitem fazer upload de ficheiros assim tão grandes, e o tempo que perdes a enviar upa upa.
 
é rebuscado mas o time machine faz backup logo se peder os documentos são o dia, e mesmo assim antes de sair de casa ponho o time machine a fazer backup.

Acho a tua solução mt rebuscada e com um erro se o ficheiro pages tiver mais de 20 megas o que não é impossível basta começar a meter para lá imagens e gráficos e coisas do género nem sempre vais ter isso no mail pq nem todos permitem fazer upload de ficheiros assim tão grandes, e o tempo que perdes a enviar upa upa.

(1) não uso o leopard mas unicamente o Tiger. Estou à espera do Snow Leopard para fazer a actualização.

(2) os meus ficheiros são apenas de texto e nunca atingem esse tamanho. Mas tens razão.
 
(1) não uso o leopard mas unicamente o Tiger. Estou à espera do Snow Leopard para fazer a actualização.

(2) os meus ficheiros são apenas de texto e nunca atingem esse tamanho. Mas tens razão.

sendo assim isso funciona. Já pensaste em ter um pen de 8 gb ou ate 4 e fazer sync para a pen?
 
sendo assim isso funciona. Já pensaste em ter um pen de 8 gb ou ate 4 e fazer sync para a pen?

Tenho um disco externo com o qual faço sync. O meu problema consiste unicamente em usar o Pages por uma questão de compatibilidade. Com a conversão e o programa que indiquei no link já posso usar o Pages sem medo pois sei que tenho sempre acesso aos documentos.

Em todo o caso ando morto por ver o Snow Leopard. A Time Machine ser-me-ia extremamente útil!
 
Eu uso o Time Machine e o Dropbox, que também serve muito bem para backups... Penso que ambas as soluções são bastante mais simples
 
Eu uso o Time Machine e o Dropbox, que também serve muito bem para backups... Penso que ambas as soluções são bastante mais simples

Eu ia sugerir também o dropbox.
No caso dele com o Tiger não tem o Time Machine. Sempre disse que o Time machine, não havendo outra razão só por si vale a pena mudar para o Leopard.
A mim morreu-me o disco do portatil á uns dias e se não fosse o Time Machine estava frito.
 
Bem, eu tenho servidor caseiro com Raid 5 para os filmes, vídeos, música, downloads, documentos, etc.

Tudo o que seja para uso diário tenho no Dropbox, assim quando chego ao trabalho/casa tenho tudo sincronizado.

Depois para o que quero mesmo ter a certeza que não perco, uso o JungleDisk (AmazonS3). Tenho o servidor a fazer backups diários das pastas importantes (fotos, documentos, etc) para o disco online.
 
Última edição:
Alguém poderia recomentar um bom software gratuito para fazer cópias de segurança. A ideia seria sincronizar ao fim do dia todas as modificações feitas numa pasta particular durante o dia.

Tenho o superduper mas acho mto lento e o carbon copy cloner que nunca usei. Qual é o melhor?
 
Alguém poderia recomentar um bom software gratuito para fazer cópias de segurança. A ideia seria sincronizar ao fim do dia todas as modificações feitas numa pasta particular durante o dia.

Tenho o superduper mas acho mto lento e o carbon copy cloner que nunca usei. Qual é o melhor?

Dropbox era o que eu usaria para o que tu queres.
 
Dropbox era o que eu usaria para o que tu queres.

Obrigado pela recomendação! Já tenho uma conta e já comecei a sincronizar.

O único problema reside no facto de ter que ter todos os meus ficheiros no folder Dropbox e no limite de espaço (2GB).

Estive a fazer uma busca na net e encontrei serviço idêntico chamado Humyo que oferece 10GB de espaço livres. Alguém tem informações? Dá para sincronizar?
 
Sou só eu que consigo guardar directamente no pages para ficheiro doc??(iWork 08)

Ao guardar tem lá a opção "Save copy as - Word Document"..Ou até mesmo em Export...
 
Sou só eu que consigo guardar directamente no pages para ficheiro doc??(iWork 08)

Ao guardar tem lá a opção "Save copy as - Word Document"..Ou até mesmo em Export...

O problema é que não dá depois para editar. Ou seja se salvares em formato .doc e quiseres trabalhar no ficheiro no dia seguinte tens que salvar outro ficheiro distinto. Isto torna o trabalho impossível para quem tem que escrever teses que, por definição, demoram anos.
 
Boa tarde.
Estou a usar o Idrive, para quando ando com o portátil. É gratis e inicialmente, quando te registas, oferecem 2GB. Depois, recebes um email em que se indicares a tua lista de contactos, eles oferecem mais 10GB adicionais.

Estou muito satisfeito
 
Back
Topo