1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pagina Dinâmica

Discussão em 'Web Development' iniciada por Spiderman, 9 de Janeiro de 2007. (Respostas: 24; Visualizações: 1832)

1. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Boas

Tenho que fazer uma pagina dinamica para o meu projecto escolar, ou seja uma pagina que esteja ligada a uma base de dados.

O problema é que nao sei que programas usar.

Só sei que o site em si vai ser feito no Dreamweaver,e vou utilizar o PHP para ligar o site à base de dados em SQL.

Mas nao sei como fazer o PHP e o SQL. O php utiliza-se um compilador, tipo o C??É que nao estou muito bem a ver como isto funciona.

Ajudem aqui o Je, sff :lol:

Cumps

2. Braz I Braz

Braz I Braz Banido

eu nao sei exctamente ,nao te vou colocar mais duvidas .
    mas coloca ajuda por exemplo no titulo ,ou algo do genero pa ver se ainda tens respostas a tempo.
    cumps

3. HecKel

HecKel The WORM

Boas!

Antes de mais, vais necessitar de um servidor PHP e de MySQL para testares o que queres fazer, das duas uma, ou instalas isso no teu próprio PC (julgo que não é complicado) ou arranjas um servidor remoto para tal (normalmente pago).

PHP, ASP, HTML e afins só precisas de um browser para o correr, depois, no caso do PHP e ASP, precisas de um servidor para executar as funções que tens na página, mas na prática não vais ter de compilar absolutamente nada só mesmo abrir a página no browser.

Julgo que não fui muito explicito..., mas só para sintetizar:

Precisas de:
    1. Servidor PHP
    2. Servidor MySQL
    3. browser

Para programar, podes programar onde quiseres, no entanto recomendo-te a veres a lista presente neste post.

abraços, HecKel

4. Braz I Braz

Braz I Braz Banido

5. HecKel

HecKel The WORM

Para?

Para fazer o trabalho basta o pc dele com os requerimentos necessários instalados. O domínio será posterior se quiser colocar o trabalho online, aí sim vai ser necessário um servidor remoto com PHP e MySQL e dá jeito um domínio para tornar o endereço mais "amigável" :P

abraços, HecKel

6. Spiderman

Eu para servidor de SQL vou utilizar o SQL Server 2005 da Microsoft, até porque vou começar a trabalhar com isso nas aulas, o que torna as coisas mais faceis.

Quanto ao Servidor de PHP, qual o que me aconselham. Gratis e Bom....:004:

Obrigado pela ajuda:x2:

7. fil79

fil79 Power Member

bem se usasses o Mysql como servidor sql recomendava-te o wamp5 que já tem servidor web (apache)e servidor Mysql incluido, sem necessidade de configurar nada...assim podes ir buscar o apache ( é o servidor web mais usado no mundo) e configuras para rodar php.....são todos grátis

8. Spiderman

Já agora, quanto aos dados que vou por na base da dados ainda n sei muito bem....

O site é para uma empresa de construção civil. O site para alem das paginas normais a falar do ramo da empresa, localização, contactos, etc... tambem queria por uma pagina em que o "cliente" pedisse um orçamente a empresa. EIsto era efectuado atravez do preenchimento de alguns campor, que depois era enviado ao carregar num suposto botão enviar.

Esta parte, supostamente funcionará numa base da dados, certo???

Mas e quanto ao resto? A parte dos textos da empresa, tambem se poem numa BD, ou supostamente se devem por???Será que é normal por??

É que eu nao estou a ver uma BD só com uma tabela (contactos dos clientes, de quando eles pedem o orçamento)

Aqui é que reside a minha maior duvida.

Alguma ajuda please... :002:

Cumps

9. OldMan

OldMan Power Member

se usares um backoffice vais sempre precisar de ter os textos TODOS na base de dados, de maneira a ter controlo total do site atraves do backoffice.
    mesmo que nao precises de backoffice, nao perdes nada em fazer dessa maneira.

10. Spiderman

Pois, tambem ja me tinham falado do Backoffice....mas nao sabia muito bem para o que era. Isto é basicamente um programa criado por exemplo em VB para aceder à base de dados e lhe modificar os conteudos, nao é??

Já agora, como é que faço as relações numa BD deste genero?? O conteudo é um bocado disperso, nao é??

Cumps

11. OldMan

OldMan Power Member

nao precisas obrigatoriamente de ter relacoes numa BD. se vires que os conteudos de 2 tabelas nao tem nada em comum nao precisam de relacao. mas quanto a isso eu nao sou a melhor pessoa para te "ensinar"...

o que faz um backoffice é gerir todo o conteudo de um site sem teres que "brincar" com o código usado na programacao do site, logo, é feito para quem nao percebe muito de programação, ainda assim eu tou a fazer um site para mim e vou fazer backoffice simplesmente para ser mais facil adicionar algo porque passado algum tempo posso ja nao me lembrar para que serve a variavel X ou Y e poupo bastante tempo nisso.

12. fil79

fil79 Power Member

só se justifica teres os textos em Bd´s se estes estão sujeitos a actualizações....e já agora se vais fazer o site em php o melhor é construires o backofficce também em php..a maneira mais simples é criares uma pasta de administração do site no mesmo servidor onde fica alojado o site, crias permissões para lá aceder(.htaccess ou sessão) e podes gerir á vontade o site...parece-me a maneira mais simples!

13. Spiderman

epa, nao estou a ver como é que faço isso em PHP....

O PHP nao é uma linguagem tipo C ??

Como faço isso então??

14. shello

shello Moderador
    Staff Member

PHP não é bem uma "linguagem tipo C". PHP é "interpretado" pelo servidor (que gera depois código para ser lido pelo browser), C é compilado para posteriormente ser executado.

Fazendo uma analogia (talvez um pouco incorrecta), PHP é "compilado" pelo servidor quando pedes a página - o servidor compila e envia-te o resultado final. Mas, quando estás a programar PHP apenas guardas o ficheiro .php e metes o mesmo num servidor (que pode ser o teu próprio computador, desde que tenha Apache e PHP (e neste caso, MySQL também, já que dizes que vais precisar)). Usando um browser acedes a essa página e vês o resultado final.

Tens aqui um tutorial que explica o que é e como funciona PHP.

Cumprimentos.

15. Drekas

Drekas [email protected] Member

Boas..

instalei o apache.. direitinho... meto lhe o http:\\localhost e ele encontra o index..

o problema que tenho é que no dreamweaver ao meter php e ao guardar a página, ao fazer o preview dá um erro na parte do php..

já dei voltas e voltas!! uma ajuda das possiveis causas agradecia! ;)

abraço

[edit] Parse error: parse error, unexpected T_ECHO in C:\Programas\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs\index.php on line 5
    [edit]

Última edição: 16 de Janeiro de 2007
  16. fil79

fil79 Power Member

bem assim de repente diria que tens um echo errado na linha 5, mas põe aí o código....

17. Drekas

dá erro em qualquer tipo de código em php que ponha.. :S

meti..

<?php
    echo "<p> Bem vindo.</p>";
    ?>

uma coisa básica.. mas o que está a dar da cabeça.. é que eu tinha isto a dar.. mas não da maneira que eu queria.. pus-me a inventar.. agora caput!!

mas hei d por isto a dar!!!

abraço

18. fil79

fil79 Power Member

pois o erro é mesmo do teu servidor...algo não está aí bem...em todo o caso se quiseres instalas este programa que tem tudo sem necessidade de configurar nada:

wamp5

19. Drekas

do género do xampp não é?

desde que dê pa fazer uma BD no MySql e depois incorpora-la através do código php no Dreamweaver e meter na net a bombar.. por mim tá bom!! :)

tens trabalhas-te com o JOOMLA??

já vi uns sites relativos a empresas de informática com carrinhos de compra.. e o que estava a pensar era fazer em dreamweaver.. e depois passar pa lá.. mas ainda não tive bem a ver como é que aquilo funciona..

abraço

20. fil79

fil79 Power Member

já dei uma vista de olhos mas não sei funcionar com aquilo...não te posso ajudar

Partilhar esta Página