página login em php

mpLopes

Power Member
Boas..
Pretendo fazer uma simples pagina para efectuar login's.
Mas pretendo que seja apenas uma unica pagina. ou seja, na mesma pagina html/php ter a form para inserir a o user e a pass e nesse mesmo ficheiro testar se o user e a pass sao iguais a "demo" por exemplo. consoante o resultado, entrar numa pagina de login ou entao continuar na mesma pagina mas indicando ao utilizador que os dados estao errados.

Alguem me pode ajudar?tenho procurado bastante e encontro muita coisa, mas que mete ja ligação a base de dados e tudo isso..e eu nao pretendo isso para ja..agora quero um simples ficheiro php que me faça essa "brincadeira"..nao estou a conseguir desenrascar o problema..
ajuda?

Cumprimentos a todos..
 
se bem me lembro da altura em que estudei isso usava o $PHP_SELF no form, alguma coisa como isto (se tiver errado corrijam pf, php nao e' o meu forte :D)

Código:
<form method="post" action="<? echo $PHP_SELF ?>">

assim penso que enviará os dados para a mesma página
 
Fazes como disse no OldMan mas antes de iniciar o HTML poes isto:
PHP:
<?
if($_post['username'])
{
  //aqui executas o codigo que quiseres
}
?>

Nao te esquecas que no fim ele vai mostrar de novo o form se nao mandares para outro sitio no fim de logar...
 
a forma de o enviar para outra pagina se conseguir fazer login é header('Location: page.html');

certo?

outra coisa..pretendia que, no caso de nao fazer o login, dissese algo do genero dados invalidos ou assim..

é possivel fazer isso?sem reencaminhar para outra pagina?tal como faço quando o utilizador insere os dados correctos?
 
Podes usar um esquema do género:
PHP:
<?
(...)
if($utilizador_preencheu_formulário)
{
   // Verificar se existe e essas coisas todas
   if($é_válido)
   {
      header('Location: blá.php');
   }
   else $variável = 0;
}
if(isset($variável))
{
   echo 'Dados inválidos';
}
?>

Depois do '?>' pões o formulário.

Fiz isto um bocado a correr, mas a ideia é mais ou menos esta.
Se o login estiver mal feito, vai imprimir uma frase a dizer que está errado e vai continuar no mesmo sítio.
Se estiver bem feito vai para o blá.php e não corre o resto.

Eu fiz um sistema de login há uns tempos, se quiseres manda-me uma PM que eu procuro e envio-te.

~hasta
 
Back
Topo