pagina pessol(sou iniciante) upload de ficheiros

MCH2387

Power Member
Boas

tenho um projecto simples, quero ter uma página onde se pode fazer o upload de ficheiros para o meu servidor de SSH

é possivel?

anexo: tenho conhecimentos ao nivel do flash e o básico de HTML, PHP e SQL.
 
Podes até não usar uma base de dados, mas nesse caso terás de ter bastante cuidado, porque é catastroficamente fácil abrir buracos de segurança.
Se não quiseres usar uma base de dados, o que precisas de fazer é um script que faça o upload (ver link fornecido pelo fil79), e os ficheiros são movidos para uma pasta privada abaixo do www, isto é, à qual uma pessoa não possa aceder directamente através do browser.
Depois, precisas é de outro script para listar os ficheiros dessa pasta e permitir o download.
 
acho que já está, pelo menos funciona

no ficheiro html:
Código:
<form enctype="multipart/form-data" method="post"
        action="carrega.php">
    <input type="hidden" name="MAX_FILE_SIZE" value="100000000">
    Ficheiro a enviar: <input name="fichutil" type="file"> <br>
    <p><input type="submit" value="Enviar ficheiro">
</from>
    <p><b><h3>Lista</h3></b>

    <?php
    $lista = GetDirArray("soft");
    while (list ($par1, $par2) = each ($lista)){
        if ($par2 != "." && $par2 != ".." ){
            $pth = "soft/$par2";
            $tam = filesize($pth);
            $pth = str_replace(" ", "%20", $pth);
            echo "<p><a href = '$pth'>$par2</a> - ($tam octetos)\n";
        }
    }
    
    function GetDirArray($sPath)
    {
        $retVal = array();
        $listaDir=opendir($sPath);
        while ($fich = readdir($listaDir))
            $retVal[count($retVal)] = $fich;
        
        closedir($listaDir);
        sort($retVal);
        return $retVal;
    }
    ?>

no php:
Código:
<?php
  
  $fu = $_FILES['fichutil'];
  $ficheiro="soft/" . $fu['name'];
  
  print "<p>Nome = " . $fu['name'];
  print "<p>Tamanho = " . $fu['size'];