1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

página web

Discussão em 'Web Development' iniciada por Loni, 15 de Outubro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 764)

1. Loni

Loni Power Member

Boas.
    precisava de saber como fazer com que numa página html ou xhtml apenas uma parte da página fizesse refresh quando se clica num icone do menu.
    Tipo, está a página de entrada, o visitante clica num icone do menu, e só a parte que tem o conteudo é que sofre refesh; menu, cebeçalho, rodapé, todas essas coisas permanecem sem alteração e sem recarregar de novo.
    Alguma ajuda?
    obrigado

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

3. Nastase

Nastase Power Member

Se usas PHP, tens aqui este link que te explica a forma de realizar um pedido POST e consequentemente actualizar apenas o elemento pretendido. Espero que ajude. Qualquer dúvida, apita.

EDIT: o grosso da coisa não necessita de PHP. Apenas HTML e Javascript. O PHP só é usado no script que é corrido do lado do servidor para que possas devolver conteúdo dinâmico.

4. msdevweb

msdevweb Power Member

e porque nao so um pouco de javascript?? mais simples e eficaz... ao criares o teu site, crias uma div com o conteudo e um id, tipo "conteudo", ao clicar no botao, basta usares onclick="javascript:document.getElementById('conteudo').innerHTML='<object id="pagex" name="pagex" type="text/html" data="url_da_pagina'"></object>';"

isto deve servir para o que queres, caso contrario podes sempre usar os "obsoletos" iframes.

cumps.

5. capricorn

capricorn Power Member

é esse o objectivo das frames, penso q já não se usam muito, mas tb podes usar iframes. nos links colocas um target='nomedaiframe' e só a frame é actualizada

6. maningreen

maningreen Power Member

O que queres é sem dúvida Ajax.

7. Kayvlim

Staff Member

Ouvi dizer que as IFrames estão "obsoletas"...?

8. ExtremeGamer

ExtremeGamer What is folding?

eu quando tinha 9 anos fiz um site com html do pokemon (XDDD) e usei iframes e ficou bue bom...
    o iframe do menu lateral reagia em relaçao ao do iframe do conteudo (meio), e so o iframe do conteudo é que se modificava

axo que iframe é a alternativa mais facil! se precisares de algum codigo basta pedir... ;)

9. Kayvlim

Staff Member

Entrando um pouco em divagações, acho que em vez de um IFrame, colocaria uma tabela, e na célula certa, uma <div> que seria alterada por Javascript (AJAX). O efeito é o mesmo que um IFrame, não é?

10. msdevweb

msdevweb Power Member

:p Foi o que escrevi em cima...

Um àparte, agora o ajax anda na moda, acaba por ser resposta para tudo quanto é perguntas relacionadas com "dynamic content"... e as "pessoas" esquecem-se que muitas (mesmo muitas) coisas podem ser feitas em javascript simples e puro sem terem que andar a tentar perceber o que é o ajax.
    p.s. Nao estou de forma alguma a criticar o ajax, ou os seus utilizadores/desenvolvedores, apenas muitas vezes me apercebo que muitas pessoas complicam demais coisas simples.

cumps.

11. Kayvlim

Staff Member

Epá ... os meus últimos dois posts acabaram por dizer o mesmo que tu! Não reparei nisso :x sorry.
    E o primeiro até soou um pouco "sarcástico". Mas eu tinha mesmo ouvido falar nos iframes estarem obsoletos (e tu disseste precisamente o mesmo :x ). Li ali "iframes" e o "clique" foi dizer o que ouvi falar. E afinal, disse o mesmo que tu -_-

Foi despropositado ^^'

Quanto ao resto, para muitas coisa, JavaScript normal chega, mas para outras - as que comunicam com o servidor - AJAX is the way. Ou há outras formas sem ser AJAX que comuniquem com o servidor?

Última edição: 18 de Outubro de 2007

Partilhar esta Página