Painéis Fotovoltaicos

Pois, a casa é dos anos 80 (86)... tenho as minhas dúvidas que seja possível passar os cabos... naquela altura deixavam uns tubos muito apertados.... e acho que nem sequer tenho ligação para o sótão..

Mas o facto de ser de Coimbra, significa que para instalar em Gaia, deve disparar o preço devido à deslocação. É daquelas coisas que se tem que ter cuidado, penso eu.
E é sempre chato em questões de garantia, avaria alguma coisa e como são de Coimbra podem demorar mais tempo a resolver o problema.

Eles fazem muitos trabalhos em diversas cidades do pais, e em termos de valores e tecnicamente eram bons. Nao cobravam para fazer orçamentos... mas deves pedir diversos... nao vaz na cantiga e de edps, galps, golgenergy, etc...

Ora bem, tenho 2 meses de instalação e vou partilhar a minha experiência até ao momento na esperança que possa ser útil para alguém que por aqui, como eu fiz, ande em busca de informação sobre este tema.

Capacidade Instalada: 3,6kWh (6*AIKO 600W)

Capacidade Inversor: 3,6kWh (Goodwe 3600-ES-20)

Capacidade Bateria: 7kWh (2*Pylontech US3000C)

Em julho produzi 638kWh e em agosto 616kWh e estou com um aproveitamento de 80% do total da produção para consumo próprio. Não estou a vender o excedente por pensar que não justifica a burocracia e estar mais focado em arranjar formas de aproveitar estes 20%. Já sabia que teria excedente no verão pois coloquei uma capacidade produtiva ligeiramente acima das minhas necessidades no sentido de poder garantir mais produção no inverno.

Arranquei a instalação com 1 bateria de 3,5kWh mas já sabendo que seria insuficiente para as minhas necessidades. Entretanto encontrei outra em bom preço e tenho agora 2 perfazendo então os 7kWh. O plano seria sempre comprar uma terceira, mas a experiência destes dois primeiros meses diz-me que muito provavelmente ficarei pelas duas. Naturalmente que se os fundos fossem ilimitados, a terceira bateria fazia todo o sentido e até uma quarta, mas do ponto de vista da racionalidade do investimento, não consigo justificar.

Isto porque “descobri” que afinal tinha uma outra bateria e esta de 70kWh dentro de portas, ou seja, o carro, e canalizando o excedente para essa bateria, consigo ir gerindo a produção. Quem circula com esta viatura está em teletrabalho, ou seja, o carro, de segunda a sexta está sempre em casa durante o dia.

Voltando à bateria de 7kWh, esta aguenta todo o consumo desde que a produção começa a diminuir até se iniciar novamente no dia seguinte pelo que o consumo da rede é virtualmente zero. Consumi 22kWh em julho e 14kWh em agosto.

Estas performances são naturalmente feitas em meses bons de produção e se nestes conseguiria facilmente carregar uma terceira bateria, nos meses de menor exposição solar isso já não seria possível, validando assim a decisão de não investir em mais capacidade de armazenamento.

Enfim, fica o meu contributo, globalmente muito contente com o investimento, estando a corresponder às minhas elevadas expectativas.

Ora bem, tenho 2 meses de instalação e vou partilhar a minha experiência até ao momento na esperança que possa ser útil para alguém que por aqui, como eu fiz, ande em busca de informação sobre este tema.

Capacidade Instalada: 3,6kWh (6*AIKO 600W)

Capacidade Inversor: 3,6kWh (Goodwe 3600-ES-20)

Capacidade Bateria: 7kWh (2*Pylontech US3000C)

Em julho produzi 638kWh e em agosto 616kWh e estou com um aproveitamento de 80% do total da produção para consumo próprio. Não estou a vender o excedente por pensar que não justifica a burocracia e estar mais focado em arranjar formas de aproveitar estes 20%. Já sabia que teria excedente no verão pois coloquei uma capacidade produtiva ligeiramente acima das minhas necessidades no sentido de poder garantir mais produção no inverno.

Arranquei a instalação com 1 bateria de 3,5kWh mas já sabendo que seria insuficiente para as minhas necessidades. Entretanto encontrei outra em bom preço e tenho agora 2 perfazendo então os 7kWh. O plano seria sempre comprar uma terceira, mas a experiência destes dois primeiros meses diz-me que muito provavelmente ficarei pelas duas. Naturalmente que se os fundos fossem ilimitados, a terceira bateria fazia todo o sentido e até uma quarta, mas do ponto de vista da racionalidade do investimento, não consigo justificar.

Isto porque “descobri” que afinal tinha uma outra bateria e esta de 70kWh dentro de portas, ou seja, o carro, e canalizando o excedente para essa bateria, consigo ir gerindo a produção. Quem circula com esta viatura está em teletrabalho, ou seja, o carro, de segunda a sexta está sempre em casa durante o dia.

Voltando à bateria de 7kWh, esta aguenta todo o consumo desde que a produção começa a diminuir até se iniciar novamente no dia seguinte pelo que o consumo da rede é virtualmente zero. Consumi 22kWh em julho e 14kWh em agosto.

Estas performances são naturalmente feitas em meses bons de produção e se nestes conseguiria facilmente carregar uma terceira bateria, nos meses de menor exposição solar isso já não seria possível, validando assim a decisão de não investir em mais capacidade de armazenamento.

Enfim, fica o meu contributo, globalmente muito contente com o investimento, estando a corresponder às minhas elevadas expectativas.
boas
a minha situação é quase igual, mas:
Tenho 4,4KW instalados, 8 paineis de 550W.
Isto está em funcionamento à uma semana
Tenho uma bateria Pylontech US3000C que mandei trocar por uma US5000 dois dias após ter instalado isto (demora duas semanas a vir), deve estar a chegar
Tenho tido um aproveitamento na casa dos 95%, infelizmente a bateria, as 20:00, esgota, faço a rega da relva as 18:00 e isto drena-me cerca de 50% da bateria.
A bomba do furo artesiano gasta bastante, mas pelo menos, rego de borla. São 700m2 de relva 1 hora a regar de manhã e outra ao final da tarde. De manhã, como não tenho bateria, rega a partir dos paineis e da rede.

Quero colocar duas Pylontech US5000, para tentar, pelo menos no verão, conseguir ter autonomia todo o dia.
A vantagem da US5000 face à US3000C, é a sua capacidade de carga/descarga.
A US5000 carrega e descarrega a 80A, a US3000C, carrega/descarrega a 35A.
ou seja, o inversor, consegue carregar a 5000, em metade do tempo da US3000C, mesmo tendo maior capacidade.

O grande teste, vai ser no inverno, com a bomba de calor, veremos, se o sistema, vai ter capacidade para alimentar a casa e conseguir colocar energia suficiente nas baterias, coisa que eu duvido.
No inverno já vou fazer o teste final, se o sistema conseguir carregar uma das baterias até aos 100%, avanço para a segunda, caso contrario, devo ficar apenas por uma

Finalmente depois de tantos meses de espera por vários factores, mesmo já tendo os painéis em casa, esta semana foram montados. Ainda não deu para aprofundar a fundo algumas questões e aprender outras, entretanto tenho aquela dúvida da praxe: é normal tendo 6*550 painéis só conseguir ter picos de 2784w?

f8ee59c254c60057109634fa0e194714.png

Sim, já li para trás que nunca vou produzir o total de potência dos painéis e tenho que dar alguma folga, mas é assim tão grande ao ponto de ser ~515w? E ainda em relação á imagem, o que se pode ter passado entre ás 13h30 e ás 14h20 para a produção ir tão ao fundo. Sol encoberto e por aí fora ou algum problema de montagem?

Entretanto agora só me falta ir ás finanças para abrir actividade e começar a vender o excedente.

Finalmente depois de tantos meses de espera por vários factores, mesmo já tendo os painéis em casa, esta semana foram montados. Ainda não deu para aprofundar a fundo algumas questões e aprender outras, entretanto tenho aquela dúvida da praxe: é normal tendo 6*550 painéis só conseguir ter picos de 2784w?

Sim, já li para trás que nunca vou produzir o total de potência dos painéis e tenho que dar alguma folga, mas é assim tão grande ao ponto de ser ~515w? E ainda em relação á imagem, o que se pode ter passado entre ás 13h30 e ás 14h20 para a produção ir tão ao fundo. Sol encoberto e por aí fora ou algum problema de montagem?

Entretanto agora só me falta ir ás finanças para abrir actividade e começar a vender o excedente.
Perdas nas casa dos 15%, acabados de montar, parece muito mas, na verdade, tudo depende das condições de instalação, nomeadamente a inclinação, orientação, eficiência do inversor, etc. Ter sempre em mente que, por algum motivo, se chama potência de pico (condições ideais, em laboratório).

Relativamente à quebra de produção, há vários motivos para acontecerem, como subtensão ou sobretensão da rede, mas, uma vez que a produção nunca vai a zero, assumiria que seria falta de luminosidade.

Subtensão ou sobretensão rede já são termos e conceitos um pouco fora do meu dicionário que uma pessoa ainda tem que ir aprendendo. :P

De qualquer das maneiras presumo que tanto um como o outro sendo actos normais num dia de produção, que aquela quebra acentuada seja por factores climatéricos. E tendo em conta a previsão do tempo favorável para hoje, se calhar já consigo ver melhor se algo igual vai-se repetir.

Perdas nas casa dos 15%, acabados de montar, parece muito mas, na verdade, tudo depende das condições de instalação, nomeadamente a inclinação, orientação, eficiência do inversor, etc. Ter sempre em mente que, por algum motivo, se chama potência de pico (condições ideais, em laboratório).

Trocando por miúdos então é perfeitamente normal só sacar 2784w dos 3300, certo? Também é verdade que o sol por estes lados já não está tão forte como antes.

Sim é normal. Tenho 1.9 e geralmente o maximum é 1.5-1.6 sendo que se estiver muito calor produzem menos
Isto. As pessoas ignoram muitas vezes o fator temperatura e até acham que, quanto mais calor, maior a produção fotovoltaica. Os painéis convertem radiação em eletricidade, não calor em eletricidade.
Aliás, os melhores dias de produção são aqueles em que temos céu limpo e muito frio. Se os painéis dissiparem muita energia sob a forma de calor, a eficiência do processo de conversão diminui, logo é injetada menos energia na habitação.

Eu tenho menos capacidade instalada mas o mesmo em baterias mas ia dizer que dificilmente no inverno conseguias carregar a terceira bateria. Eu é mesmo muito raro conseguir carregar as duas, pelo que no teu caso o investimento não deve também compensar.

Ainda não deu para aprofundar a fundo algumas questões e aprender outras, entretanto tenho aquela dúvida da praxe: é normal tendo 6*550 painéis só conseguir ter picos de 2784w?

O @djm respondeu o que te ia dizer. Vais ficar surpreendido ao veres subir a produção quando vier o frio. Acima dos 25ºC os painéis perdem eficiência. O problema do inverno é que temos menos horas de exposição solar. Mas o pico deve melhorar.

Hoje já tive uma produção mais uniforme e presumo que natural, sem aquela quebra acentuada que me preocupou ontem. Pelos vistos foi mesmo problema de luminosidade.
Quanto ao pico de hoje, ontem foi de 2784w hoje 2700w.

dd22064e346e9cf866f1290336a689c6.png

Uma coisa que não tinha noção, e agora quando instalaram o "Meter" no quadro eléctrico começo a analisar melhor, é que os furos consomem electricidade que é uma coisa parva. Estavam a tomar banho e ao mesmo tempo a regar umas árvores que temos aqui em casa, e estavam a gastar >=3000w sempre constantes. Isto numa altura que os painéis só estavam a produzir 1000 e poucos watts.

Hoje já tive uma produção mais uniforme e presumo que natural, sem aquela quebra acentuada que me preocupou ontem. Pelos vistos foi mesmo problema de luminosidade.
Quanto ao pico de hoje, ontem foi de 2784w hoje 2700w.

dd22064e346e9cf866f1290336a689c6.png

Uma coisa que não tinha noção, e agora quando instalaram o "Meter" no quadro eléctrico começo a analisar melhor, é que os furos consomem electricidade que é uma coisa parva. Estavam a tomar banho e ao mesmo tempo a regar umas árvores que temos aqui em casa, e estavam a gastar >=3000w sempre constantes. Isto numa altura que os painéis só estavam a produzir 1000 e poucos watts.
Qual a marca dos painéis e do inversor que tens?
Que aplicação é esta?
Obrigado

O Inversor é um Sunny Boy 3.0 1AV-41 e os painéis NU-JD540 da Sharp. Quanto a essa aplicação, tanto a do telemóvel como a web são as da marca (sunny portal).

Btw, para quem tem os painéis integrados no Home Assistant (penso que era o teu caso @Metro), acha que há a necessidade em relação as estatísticas e histórico que a própria marca já oferece? Pelo menos no meu caso e assim à primeira vista, parece-me que não falta lá nada. Ou vocês usam isso para outro tipo de automatismos mais técnicos? Por acaso queria fazer um com o painel das águas quentes, mas segundo o técnico que cá veio fazer a revisão final antes de ligar tudo pela primeira vez, tinha que comprar um energy management (?) todo xpto e que eram caros que dói.

Eu tenho menos capacidade instalada mas o mesmo em baterias mas ia dizer que dificilmente no inverno conseguias carregar a terceira bateria. Eu é mesmo muito raro conseguir carregar as duas, pelo que no teu caso o investimento não deve também compensar.

Exatamente. No verão acabo por ter algum excedente que desperdiço, mas por muita vontade que tenha de aumentar a capacidade de armazenamento, racionalmente não consigo justificar.

O q ainda me vai tentando é o facto dos preços destas Pylontech estarem a cair a olhos vistos de mês para mês. as 5000 já estão ao preço que as 3000 estavam no início deste ano!

Nesta altura acho q já não se justifica, mas lá para o final do inverno volto a avaliar a hipótese de venda do excedente.

Última edição:
Back