Ora bem, tenho 2 meses de instalação e vou partilhar a minha experiência até ao momento na esperança que possa ser útil para alguém que por aqui, como eu fiz, ande em busca de informação sobre este tema.
Capacidade Instalada: 3,6kWh (6*AIKO 600W)
Capacidade Inversor: 3,6kWh (Goodwe 3600-ES-20)
Capacidade Bateria: 7kWh (2*Pylontech US3000C)
Em julho produzi 638kWh e em agosto 616kWh e estou com um aproveitamento de 80% do total da produção para consumo próprio. Não estou a vender o excedente por pensar que não justifica a burocracia e estar mais focado em arranjar formas de aproveitar estes 20%. Já sabia que teria excedente no verão pois coloquei uma capacidade produtiva ligeiramente acima das minhas necessidades no sentido de poder garantir mais produção no inverno.
Arranquei a instalação com 1 bateria de 3,5kWh mas já sabendo que seria insuficiente para as minhas necessidades. Entretanto encontrei outra em bom preço e tenho agora 2 perfazendo então os 7kWh. O plano seria sempre comprar uma terceira, mas a experiência destes dois primeiros meses diz-me que muito provavelmente ficarei pelas duas. Naturalmente que se os fundos fossem ilimitados, a terceira bateria fazia todo o sentido e até uma quarta, mas do ponto de vista da racionalidade do investimento, não consigo justificar.
Isto porque “descobri” que afinal tinha uma outra bateria e esta de 70kWh dentro de portas, ou seja, o carro, e canalizando o excedente para essa bateria, consigo ir gerindo a produção. Quem circula com esta viatura está em teletrabalho, ou seja, o carro, de segunda a sexta está sempre em casa durante o dia.
Voltando à bateria de 7kWh, esta aguenta todo o consumo desde que a produção começa a diminuir até se iniciar novamente no dia seguinte pelo que o consumo da rede é virtualmente zero. Consumi 22kWh em julho e 14kWh em agosto.
Estas performances são naturalmente feitas em meses bons de produção e se nestes conseguiria facilmente carregar uma terceira bateria, nos meses de menor exposição solar isso já não seria possível, validando assim a decisão de não investir em mais capacidade de armazenamento.
Enfim, fica o meu contributo, globalmente muito contente com o investimento, estando a corresponder às minhas elevadas expectativas.
boas
a minha situação é quase igual, mas:
Tenho 4,4KW instalados, 8 paineis de 550W.
Isto está em funcionamento à uma semana
Tenho uma bateria Pylontech US3000C que mandei trocar por uma US5000 dois dias após ter instalado isto (demora duas semanas a vir), deve estar a chegar
Tenho tido um aproveitamento na casa dos 95%, infelizmente a bateria, as 20:00, esgota, faço a rega da relva as 18:00 e isto drena-me cerca de 50% da bateria.
A bomba do furo artesiano gasta bastante, mas pelo menos, rego de borla. São 700m2 de relva 1 hora a regar de manhã e outra ao final da tarde. De manhã, como não tenho bateria, rega a partir dos paineis e da rede.
Quero colocar duas Pylontech US5000, para tentar, pelo menos no verão, conseguir ter autonomia todo o dia.
A vantagem da US5000 face à US3000C, é a sua capacidade de carga/descarga.
A US5000 carrega e descarrega a 80A, a US3000C, carrega/descarrega a 35A.
ou seja, o inversor, consegue carregar a 5000, em metade do tempo da US3000C, mesmo tendo maior capacidade.
O grande teste, vai ser no inverno, com a bomba de calor, veremos, se o sistema, vai ter capacidade para alimentar a casa e conseguir colocar energia suficiente nas baterias, coisa que eu duvido.
No inverno já vou fazer o teste final, se o sistema conseguir carregar uma das baterias até aos 100%, avanço para a segunda, caso contrario, devo ficar apenas por uma