Painéis Fotovoltaicos

Muito fixe.

Atenção que nesse aumento do rácio de auto-consumo, estará também a influenciar o facto de estarmos com menos produção vs os meses de verão.

No meu caso não iria ser muito mais, porque no verão tenho painel térmico a aquecer-me a água que por norma chega a uma temperatura de 60º +/- e o gestor só lhe tinha que injectar mais 20º para ir então aos 80º. E estando o gestor e o painel a trabalhar em simbiose para meter a água nos tais 80º, teoricamente esses 100.000Khw que gastei em Outubro se fosse em Julho diria que tinha gasto metade desse valor.

No meu caso não iria ser muito mais, porque no verão tenho painel térmico a aquecer-me a água que por norma chega a uma temperatura de 60º +/- e o gestor só lhe tinha que injectar mais 20º para ir então aos 80º. E estando o gestor e o painel a trabalhar em simbiose para meter a água nos tais 80º, teoricamente esses 100.000Khw que gastei em Outubro se fosse em Julho diria que tinha gasto metade desse valor.
PanterA tem em atenção que os painéis térmicos só aquecem até 60 graus porque segundo um técnico, assim o sistema está limitado de propósito por questões de segurança. Não aconselho que se aqueça a água acima desses valores, pois além da nossa segurança, há também o poder degradar mais rapidamente material, tubagens, torneiras, misturadores, etc.

Tinha ideia que só haveria problemas em temperaturas acima dos ~90 e tal graus ou pior ainda se a água entrasse em ebulição. Estando fixa nos 80º, que é quando o cilindro e o gestor cortam com o seu aquecimento, ainda estava na temperatura aceitável e de segurança.

Aqueço a minha água no termoacumulador até aos 75º mesmo no verão para depois gastar o menos possível de energia, aqueço com a energia do fotovoltaico, há problema?.

Quando o técnico da empresa que instalou o sistema de AQS com apoio solar veio cá a casa, eu questionei o porquê de a água aquecida pelos painéis só aquecerem nos 60 graus no máximo e ele disse me que era por questões de segurança, para evitar possíveis queimaduras mais graves no caso de haver uma avaria no sistema.

No mesmo seguimento. Quando instalamos o aquecimento central há uns belos anitos, recordo-me que no inicio tivemos lá uns problemas que volta e meia a água dos radiadores saía disparada por questões de segurança. Isto é, saltava fora quando atingia a temperatura máxima definida de 85º quase do nada. Tivemos algum tempo com isso a passar-se visto que os técnicos que vieram cá fazer a instalação não conseguiam perceber o que se estava a passar. Tanto que depois tiveram que rever equipamento a equipamento, peça a peça, se estava tudo bem montado/configurado. Depois lá finalmente descobriram qualquer coisa que vinha com defeito do fornecedor e fazia água subir para 85º do nada e depois sair por uma das 3 saídas de emergência.

Isto tudo para dizer que pelo meio perguntamos se água sair a 85º constantemente por todos os radiadores e canalização até á rua, se não havia problemas e foi-me dito que tudo o que estava montado era para suportar essa temperatura e até mais sem nos preocuparmos. Por isso presumi que ter a água do cilindro a 80º máximo também era por aí.

De qualquer das maneiras já reduzi aquilo para 70º visto que me deixaram com receio. Ainda que com este tempo só tenho temperaturas altas um dia aqui ou acolá, e nem passam os 65º.

Até q horas é q estão a conseguir uma produção significativa nesta altura do ano vs o q conseguem no verão? Eu é mais ou menos 18h30 no verão e 15h30 agora. o q produz depois destas horas já é residual

Nestes últimos dias e já a contar com a mudança da hora, estou a produzir uma média de 8-10Khw. Começa +/- entre as 07h50 da manha e vai até ás 17h da tarde.. ou noite neste caso.

Chiça, em apenas 4 dias já produziste 70khw? Tens uma frota de quantos painéis que já não me recordo? :D
Ao preço que estão só é preciso ter espaço. 10 Longi de 575w virados para sul, 5 a 35º e os outros a 26º. No verão pouca diferença faz, os que estão a 26º na hora de ponta até produzem um pouco mais, mas agora que é o que interessa os de 35º produzem mais 200wh que os outros.

Ao preço que estão só é preciso ter espaço. 10 Longi de 575w virados para sul, 5 a 35º e os outros a 26º. No verão pouca diferença faz, os que estão a 26º na hora de ponta até produzem um pouco mais, mas agora que é o que interessa os de 35º produzem mais 200wh que os outros.

curiosidade. por essa ordem de ideias, pq nao os colocas todos a 35?

curiosidade. por essa ordem de ideias, pq nao os colocas todos a 35?
Porque estão em telhados diferentes, dá para pôr os de baixo a 35º mas esteticamente não fica bem.

Captura-de-ecr-2024-11-05-152712.png

Para o ano tenho que pensar nisso. Ainda que a ideia também não seria encher o telhado todo de painéis, mas pelo menos mais 4 queria ver se conseguia acrescentar.

Tenham em atenção que o aumento do parque fotovoltaico está sempre limitado pela capacidade do inversor. Não basta comprar painéis ao desbarato, porque se considera que a produção vai sempre aumentar.

Sim, eu sei. Mais atrás já se falou nisso e no meu caso o inversor tem capacidade para aguentar mais uns painéis. A menos que haja alguma limitação toda xpto que me esteja a escapar. De qualquer das maneiras é algo que só está a ser pensado muito por alto. Ainda nem sequer tenho realmente dados de pleno verão para ver melhor os meus consumos e gastos nessa altura.

Btw, um pequeno á parte. Mais atrás falava-se das sondas DS18B20 e houve alguém que fez uma artigo interessante para quem tiver curiosidade: https://github.com/cpetrich/counterfeit_DS18B20

Última edição:
Tenham em atenção que o aumento do parque fotovoltaico está sempre limitado pela capacidade do inversor. Não basta comprar painéis ao desbarato, porque se considera que a produção vai sempre aumentar.

a propósito, para estar dentro do limite legal dos 4kW (q obriga a mudar o contador) o q vale é a soma da capacidade dos painéis ou a capacidade do inversor?

Back