Painéis Fotovoltaicos

a propósito, para estar dentro do limite legal dos 4kW (q obriga a mudar o contador) o q vale é a soma da capacidade dos painéis ou a capacidade do inversor?
Só para corrigir que, acima de uma potência de 4 kW do inversor, não há nenhuma obrigação de alteração de contador. Existe sim a obrigatoriedade da colocação de um contador total de produção extra, com um modem GSM e respetivo cartão de dados, sendo todos os custos assumidos por cada cliente.

Sim, eu sei. Mais atrás já se falou nisso e no meu caso o inversor tem capacidade para aguentar mais uns painéis. A menos que haja alguma limitação toda xpto que me esteja a escapar. De qualquer das maneiras é algo que só está a sem pensado muito por alto. Ainda nem sequer tenho realmente dados de pleno verão para ver melhor os meus consumos e gastos nessa altura.

Btw, um pequeno á parte. Mais atrás falava-se das sondas DS18B20 e houve alguém que fez uma artigo interessante para quem tiver curiosidade: https://github.com/cpetrich/counterfeit_DS18B20
Obrigado pelo link. A minha sonda chegou hoje. Vou ler a ver se vejo como ligá-la ao FreeDS.

Eu se interpretei bem o artigo, a minha sonda parece ser um clone infelizmente.

8956b0a93cb692bb786d05674cec9388.png

Só para corrigir que, acima de uma potência de 4 kW do inversor, não há nenhuma obrigação de alteração de contador. Existe sim a obrigatoriedade da colocação de um contador total de produção extra, com um modem GSM e respetivo cartão de dados, sendo todos os custos assumidos por cada cliente.
Exacto, e este bichinho custa o módico valor de 500 a 600 euros mais a mensalidade do cartão M2M. Isto tudo somente para obter estatísticas quando nem sequer conseguem saber quanta da energia produzida, foi usada para auto-consumo.

Bem contactaram a minha sogra(titular do contrato) da Galp para meter painéis e ela perguntou-me opinião.

Basicamente ficaria a pagar cerca de 50 euros mês pelos painéis pelo que segundo quem está a vender significaria que ficaria a pagar os mesmos cerca de 150 euros/mês que já paga agora mas 53 euros desse valor era para os painéis e inversor, isto durante 5 anos, após isso já ficariam pagos. Aqui a dúvida é se valerá a pena... Não percebo muito disto honestamente. Sei que actualmente tudo é eléctrico cá em casa(vivenda de dois pisos) e inclusive eu tenho um EV mas tirando raras vezes carrego em casa.

A resposta é não. Se quiserem investir em FV, peçam orçamentos a empresas especializadas. A Galp é especializada em enganar os clientes (assim como a amiga EDP).

Caro Nerusonu
Foge desses tipos, ficas com a renda dos paineis e ainda arriscas a pagar mais de electricidade. Eu meti a 2 anos 8 paines, e alguns meses depois acrescentei baterias.. gastei cerca de 3000€ no sistema e 900 em bateria. Hoje estou a pagar cerca de 100€, 90% dos quais e gas, quando antes disso pagava cerca de 200€ mensais... ou seja quase nao pago nada de electricidade. Nos dias de sol, como hoje, ate da para vender, pior e nos dias em que nao ha qualquer sol, com dias nublados ou nevoeiro. O que tenho de excesso podia ser para carregar um electrico, mas ainda nao dei esse passo. Cumprimentos

Malta,

Estou de mudança para uma moradia que contará com bomba de calor já preparada para receber painéis fotovoltaicos.

Eu e esposa trabalhamos de casa, e concentramos os maiores consumos durante o horário de vazio: ar condicionados + viatura elétrica. Contudo penso em colocar painéis para ter gastos reduzidos no horário de fora do vazio já que passamos o dia em casa, portanto não vejo necessidade de uma bateria nesse momento.

A instalação da moradia é monofásica segundo escutei do consultor imobiliário, e pedi orçamento para uma empresa para 4 painéis 2,1 kWp (530Wp cada) com um inversor de 2kw. O valor do orçamento com instalação foi de 2.630€, e não tenho interesse em subscrição.

Não tenho noção dos valores e esse foi meu primeiro orçamento, está de acordo com o mercado?

Caro Nerusonu
Ja tomaste alguma decisao? Eu acho que compensa o investimento, em especial se tiveres baterias. Dias como o de ontem e joje, permitem me por exemplo ligar o ar condicionado nos 3 quartos. E dificil quantificar em €€€ o nosso conforto. Cumprimentos

Caro Nerusonu
Ja tomaste alguma decisao? Eu acho que compensa o investimento, em especial se tiveres baterias. Dias como o de ontem e joje, permitem me por exemplo ligar o ar condicionado nos 3 quartos. E dificil quantificar em €€€ o nosso conforto. Cumprimentos
Como a decisão tem de passar também pelos "inquilinos" da parte de baixo da vivenda(os meus sogros lol), para já vamos esperar para ver os consumos quando ambos os pisos estiverem a trabalhar em pleno. Mas é provável que mais tarde avancemos já que está sempre pessoas em casa durante o dia e deve ser onde se gasta a maior parte da energia

Como a decisão tem de passar também pelos "inquilinos" da parte de baixo da vivenda(os meus sogros lol), para já vamos esperar para ver os consumos quando ambos os pisos estiverem a trabalhar em pleno. Mas é provável que mais tarde avancemos já que está sempre pessoas em casa durante o dia e deve ser onde se gasta a maior parte da energia
Também obriga a mudanças em alguns habitos. Por exemplo cá em casa a roupa era sempre lavada à noite, tarifa bihoraria mais barata. Agora sempre que há para lavar e há sol e aproveitar que é de graça...

Back