Caro jcfrodrigues
E quanto pagavas em media antes de instalares os paineis? Qual o n e tipo de paineis? E que capacidade das baterias ?
Eu coloquei paineis a cerca de 2 anos. Um mes depois a 1 bateria e 6 meses depois 2 bateria... nos dias bons ate produzo a mais, injecto na rede, mas nao vendo por causa das burocracias... o problema e nestes dias maus... ainda ha dias nem consegui carregar nada nas 2 baterias, a producao foi quase nula... e nao tenho carro electrico, mas ando a pensar nisso...
no meu caso específico, não interessa muito comparar com os consumos q tinha no passado pois este investimento visou essencialmente permitir alterar de forma muito significativa os meus consumos e ainda assim diminuir a fatura mensal.
se nao fizesse este investimento os encargos mensais com energia vs o histórico subiriam drasticamente.
desde logo pela adição do carro elétrico q por si só tem um impacto importante e também pela climatização de toda a casa via AC.
nunca tive um nível de conforto térmico como tenho agora e para isso não foi necessário incrementar o valor mensal a pagar pela eletricidade.
mas fiz várias alterações. por exemplo, aquecimento de água, tenho termossifão 300l. nos meses de boa exposição solar tenho água quente sempre via solar, nos meses mais fracos, recorre à resistência e tem um impacto significativo nos consumos. meti-lhe um relé e agora só aquece a água (através da resistência) entre as 4 e as 7 da manhã, ou seja, no período de vazio.
é também importante deslocar estes consumos para o vazio pq de outra forma, em dias maus como o de hoje por exemplo, a bateria q às 7h00 está carregada, muitas vezes nao chegava à hora de almoço.
o lado menos favorável desta minha estratégia de carregar as baterias à noite pode ser, a médio prazo, o número de ciclos a q sujeito as minhas baterias ser mais intenso e por esse motivo o processo de degradação ser mais acelerado. tenho perfeita noção disso e nao é algo desprezável tendo em conta o peso q as baterias têm no investimento feito.
enfim sou novo nisto, ainda é um work in progress. mas estou a gostar bastante desta área e interessado em aprender todos os dias mais um bocadinho, até pq é uma área em permanente evolução tecnológica
Caro jcfrodrigues
E quanto pagavas em media antes de instalares os paineis? Qual o n e tipo de paineis? E que capacidade das baterias ?
esqueci-me de responde a esta parte:
Inversor Goodwe 3.6
6 paineis Aiko de 600
2 Baterias Pylontech US3000C (aproximadamente 7 kWh)
Nos cálculos q fiz para definir as minhas necessidades, sobredimensionei o número de paineis, ou seja, coloquei paineis a mais do q necessitava. com a análise dos meses de inverno, concluo q nao coloquei os suficientes e equaciono reforçar a breve prazo. é obvio q me vai ficar mais caro agora do q se o tivesse feito da primeira vez, mas vivendo e aprendendo...