Painéis Fotovoltaicos

depende :)

tenho paineis desde o final de junho e de lá até ao final de setembro, paguei virtualmente zero. nunca é zero, claro, mas o q produzo dá-me para tudo o q preciso e ainda me sobra algum excedente.

Outubro já paguei cerca de 50€, novembro 70€ e dezembro 100€. Para teres uma ideia de grandeza, em dezembro, por exemplo já fui à rede buscar quase 750 kWh.

claro q é possível fazer melhor mas conforto e comodidade são coisas das quais não abdico
750 no total ou em vazio?

Estou a tentar perceber quanto gastas em horário fora do vazio (se neste caso os painéis peoduzem tudo o que precisas nesse horário).

Caro jcfrodrigues
E quanto pagavas em media antes de instalares os paineis? Qual o n e tipo de paineis? E que capacidade das baterias ?
Eu coloquei paineis a cerca de 2 anos. Um mes depois a 1 bateria e 6 meses depois 2 bateria... nos dias bons ate produzo a mais, injecto na rede, mas nao vendo por causa das burocracias... o problema e nestes dias maus... ainda ha dias nem consegui carregar nada nas 2 baterias, a producao foi quase nula... e nao tenho carro electrico, mas ando a pensar nisso...

Última edição:
Caro jcfrodrigues
E quanto pagavas em media antes de instalares os paineis? Qual o n e tipo de paineis? E que capacidade das baterias ?
Eu coloquei paineis a cerca de 2 anos. Um mes depois a 1 bateria e 6 meses depois 2 bateria... nos dias bons ate produzo a mais, injecto na rede, mas nao vendo por causa das burocracias... o problema e nestes dias maus... ainda ha dias nem consegui carregar nada nas 2 baterias, a producao foi quase nula... e nao tenho carro electrico, mas ando a pensar nisso...

no meu caso específico, não interessa muito comparar com os consumos q tinha no passado pois este investimento visou essencialmente permitir alterar de forma muito significativa os meus consumos e ainda assim diminuir a fatura mensal.

se nao fizesse este investimento os encargos mensais com energia vs o histórico subiriam drasticamente.

desde logo pela adição do carro elétrico q por si só tem um impacto importante e também pela climatização de toda a casa via AC.

nunca tive um nível de conforto térmico como tenho agora e para isso não foi necessário incrementar o valor mensal a pagar pela eletricidade.

mas fiz várias alterações. por exemplo, aquecimento de água, tenho termossifão 300l. nos meses de boa exposição solar tenho água quente sempre via solar, nos meses mais fracos, recorre à resistência e tem um impacto significativo nos consumos. meti-lhe um relé e agora só aquece a água (através da resistência) entre as 4 e as 7 da manhã, ou seja, no período de vazio.

é também importante deslocar estes consumos para o vazio pq de outra forma, em dias maus como o de hoje por exemplo, a bateria q às 7h00 está carregada, muitas vezes nao chegava à hora de almoço.

o lado menos favorável desta minha estratégia de carregar as baterias à noite pode ser, a médio prazo, o número de ciclos a q sujeito as minhas baterias ser mais intenso e por esse motivo o processo de degradação ser mais acelerado. tenho perfeita noção disso e nao é algo desprezável tendo em conta o peso q as baterias têm no investimento feito.

enfim sou novo nisto, ainda é um work in progress. mas estou a gostar bastante desta área e interessado em aprender todos os dias mais um bocadinho, até pq é uma área em permanente evolução tecnológica

Caro jcfrodrigues
esqueci-me de responde a esta parte:

Inversor Goodwe 3.6
6 paineis Aiko de 600
2 Baterias Pylontech US3000C (aproximadamente 7 kWh)

Nos cálculos q fiz para definir as minhas necessidades, sobredimensionei o número de paineis, ou seja, coloquei paineis a mais do q necessitava. com a análise dos meses de inverno, concluo q nao coloquei os suficientes e equaciono reforçar a breve prazo. é obvio q me vai ficar mais caro agora do q se o tivesse feito da primeira vez, mas vivendo e aprendendo...

A níveis de marcas de painéis, inversores e baterias, quais as mais indicadas?
Fiabilidade, custo, potência...
É difícil. As minhas opções (q podes ver acima) não são topo de gama. privilegiaram essencialmente um bom compromisso qualidade/preço. os meus paineis sao muito grandes, mas no meu telhado nao ha qqr problema

recorre à resistência e tem um impacto significativo nos consumos.

Já fiz as contas, e se tivesse a resistência do cilindro sempre a bombar até meter a água quente, ao final do mês era uma bela fortuna. Salvo erro meti aqui para aquecer só até 50º, quando também não havia suporte do painel térmico, e se as contas estavam correctas ficaria-me entre 25-30€ mensais. Era um balúrdio.

Caro jcfrodrigues
Essa gestao, que tambem faco em dias em que suspeito que a producao sera baixa, era optima de fazer se ja tivesses um dos veiculos electricos com os 2 sentifos, ou seja alimenta tambem a casa...
Isto penso eu de que...

Já fiz as contas, e se tivesse a resistência do cilindro sempre a bombar até meter a água quente, ao final do mês era uma bela fortuna. Salvo erro meti aqui para aquecer só até 50º, quando também não havia suporte do painel térmico, e se as contas estavam correctas ficaria-me entre 25-30€ mensais. Era um balúrdio.

É muito significativo, sim. Lá está, sempre tive alguma noção disso e até tinha um lembrete no telemóvel para desligar no quadro a resistência no final de abril e ligar novamente no final de outubro, mas só tive noção da verdadeira dimensão através do medidor de consumo. agora meti-lhe um shelly e mesmo no período do ano em q tem q estar ligado, só vai ligar em vazio. não penso mais nisso

Caro jcfrodrigues
Essa gestao, que tambem faco em dias em que suspeito que a producao sera baixa, era optima de fazer se ja tivesses um dos veiculos electricos com os 2 sentifos, ou seja alimenta tambem a casa...
Isto penso eu de que...

o V2H é a peça do puzzle q vai mudar isto tudo. faremos sempre uso de uma pequena bateria para qd o carro tiver q se ausentar e para isso chega e sobra os 7kWh q já tenho, mas qd puder fazer uso dos 70kWh q tenho no carro, acabou-se a conversa ;)

Ai e que ficas quase independente da rede. Haja sol para produzir...
Tens alguma instalacao especial para carregar o carro, ou e o normal?
Sendo leigo e andando a tentar aprender, parece estupido os paineis produzirem corrente dc, andar o inversor a passar para ac e depois novamente para dc para a bateria do carro...
Ou estou a ver a coisa mal... nao falo em termos de investimento, mas sim de eficacia e reduzir perdas e riscos...

É muito significativo, sim. Lá está, sempre tive alguma noção disso e até tinha um lembrete no telemóvel para desligar no quadro a resistência no final de abril e ligar novamente no final de outubro, mas só tive noção da verdadeira dimensão através do medidor de consumo. agora meti-lhe um shelly e mesmo no período do ano em q tem q estar ligado, só vai ligar em vazio. não penso mais nisso

Eu agora só o tenho ligado por causa do gestor de excedentes. Caso contrário, não me compensaria de todo. E na altura fiz as contas por baixo, imaginemos que tenho uma média 3 banhos por dia (somos 4 em casa) multiplicado por 30 dias? Esses 25-30€ disparavam logo para outros números. A solução de usar o esquentador a gás ainda ficava mais barato.

Neste momento com o painéis solares, térmico e ainda a caldeira a aquecer a água, tenho-a tido sempre bem acima dos 50º. O problema é só mesmo naqueles períodos que está muito quente para acender o aquecimento central, mas por sua vez o tempo não ajuda os painéis a produzirem. Aí tenho que recorrer obrigatoriamente ao esquentador.

no meu caso específico, não interessa muito comparar com os consumos q tinha no passado pois este investimento visou essencialmente permitir alterar de forma muito significativa os meus consumos e ainda assim diminuir a fatura mensal.

se nao fizesse este investimento os encargos mensais com energia vs o histórico subiriam drasticamente.

desde logo pela adição do carro elétrico q por si só tem um impacto importante e também pela climatização de toda a casa via AC.

nunca tive um nível de conforto térmico como tenho agora e para isso não foi necessário incrementar o valor mensal a pagar pela eletricidade.

Eu não tenho carro elétrico mas resume bem o que tenho dito. Nunca tive tanto conforto térmico. Tal como tu o meu consumo energético disparou e a fatura baixou. Não é magia negra, é mesmo devido a ter feito o investimento nos painéis e baterias.

Nos cálculos q fiz para definir as minhas necessidades, sobredimensionei o número de paineis, ou seja, coloquei paineis a mais do q necessitava. com a análise dos meses de inverno, concluo q nao coloquei os suficientes e equaciono reforçar a breve prazo. é obvio q me vai ficar mais caro agora do q se o tivesse feito da primeira vez, mas vivendo e aprendendo...

Tenho repetido sempre o mesmo. Coloquem o máximo número de painéis que possam porque o investimento é a 25 anos e eles são baratos no final. Nos dias de menos exposição solar ou nublado a produção cai muito e a única forma de baixar a fatura é ter mais painéis. E no futuro vão sempre arranjar forma de aumentar o consumo. Este inverno não é que esteja mais frio, mas o que descobri é que estou a habituar-me ao conforto e então acabo por ter a temperatura na sala bem mais elevada do que antes. Ao conforto habituamo-nos depressa.

Penso que o post do @jcfrodrigues é muito útil para quem está a planear instalar painéis.

boas
eu tenho 8 de 550w instalados, e no inverno, a produção é praticamente nula.
Hoje por exemplo, produzi 4,6 kWh o que é pouquissimo quando o meu consumo diario, ultrapassa os 40 kWh
a bateria, só está la a fazer feitio, no inverno, simplesmente não há produção suficiente para carregar a bateria.

entretanto ja pedi para instalar mais 6 paineis de 550w, não é que vá melhorar muito, mas pronto, sempre ajuda mais qualquer coisinha

Dependendo da tensão dos painéis que tens e dos que queres instalar, podes chegar a atingir o valor máximo de tensão do inversor que são 600V. Cuidado com isso.

eu tenho 8 de 550w instalados, e no inverno, a produção é praticamente nula.

Por acaso hoje com apenas 6 painéis de 550w ainda consegui obter 5005Kwh. E acho que conseguia obter mais se não fossem aqui uns eucaliptos que tenho perto de casa que me tapa uma boa parte do sol entre as 10h e as 11h30.

Dependendo da tensão dos painéis que tens e dos que queres instalar, podes chegar a atingir o valor máximo de tensão do inversor que são 600V. Cuidado com isso.
Isso é papel do instalador, mas em qualquer dos casos é só ligar em duas strings por exemplo.
os paineis são QN SOLAR QN182-HG545-72
edit: encontrei

d6caa42f-5529-4947-8313-3f4cac294530

@PanterA
5000 kWh ou 5 kWh?

Última edição:
Back