Painéis Fotovoltaicos

Tenho orçamento de 6500€ +/- para 8 painéis de 580w + inversor 6Kw híbrido + bateria de 15w.
Está em valores normais e o material serve para gastos de energia de +/- 600/700 kw ?
580 Wp, 6 kW, 15 kWh, 700 kWh (provavelmente por mês).
Malta, estou na Energia Simples a vender o excedente de energia. Eles estavam a pagar 4 cêntimos por kw. Há alguma empresa a pagar mais que isto?
4 cêntimos por kWh.

As unidades não são irrelevantes.
 
Última edição:
Se tiveres espaço para mais painéis, coloca para aproveitar o inversor e as baterias. Os painéis são a componente mais barata e, com esse equipamento, eu iria para, pelo menos, 10 (ou até um pouco mais).

De resto, parece-me bem, mas não conheço as tuas necessidades.
 
Se tiveres espaço para mais painéis, coloca para aproveitar o inversor e as baterias. Os painéis são a componente mais barata e, com esse equipamento, eu iria para, pelo menos, 10 (ou até um pouco mais).

De resto, parece-me bem, mas não conheço as tuas necessidades.
O meu consumo médio anda nos 650kwh, atingindo picos de 900kwh nos meses de inverno mas devido a convectores desumidificadores e máquinas de secar a trabalharem quase constantemente.
A ideia é a seguir instalar ar condicionados para reduzir o consumo nessas alturas.
Poderei mais tarde adicionar mais 4 painéis que pelo que disseram o inversor dá para colocar até 12 painéis.
 
O inversor só limita a potência máxima mas podes até ter mais painéis e aproveitá-los nas horas em que não atinges o limite do inversor (e 12 parece-me um bom número para esse inversor).

Para simplificar e não gastar posteriormente mais dinheiro e tempo, se fosse em minha casa, instalaria já os 12 painéis. Não deverão fazer muita diferença no preço e ficava já tudo feito.
 
Yah, os painéis é o mais barato neste momento, e para aproveitar essa bateria até punha +30% do que os 6kW, uns 14 painéis. No Inverno e quando chove (e início/final do dia) produzem 10 a 30% do rating (580w), assim com 14 painéis tem sempre no "mínimo" 800 a 2400watts mesmo em condições adversas. Os painéis devem ser menos de 100 euros cada+suportes, o que custa mais é a instalação, quem instala 8 mete 14 por pouco mais tempo de trabalho na mesma deslocação.

A potência máxima que esse inversor aceita no lado DC é 30% acima do valor nominal:
https://autosolar.es/inversores-hib...deye-6kw-hibrido-monofasico-sun-6k-sg03lp1-eu
 
Última edição:
O material é basicamente o seguinte:
-Painel Solar Tongwei
TWMND-72HD580 580W Glass-Glass
Bifacial
-Inversor 6Kw 220V Hibrido Deye Plus
LP 1
-Bateria Lítio LUX-Y-48300LG01 Deye
Hoymiles Victron 15kWh

Basicamente Com isto consigo manter o essencial caso haja alguma falha de energia?
 
bifacial para tirar máximo proveito tem que ficar num suporte onde apanhe alguma luz/reflexo atrás, se ficar encostado ao telhado não dá. Se for num terraço plano já faz sentido.
 
bifacial para tirar máximo proveito tem que ficar num suporte onde apanhe alguma luz/reflexo atrás, se ficar encostado ao telhado não dá. Se for num terraço plano já faz sentido.
Vai ficar em estruturas.
Provavelmente terá de levar tela refletora.

Para quando está previsto a mudança de IVA caso não haja alterações?
Já agora há previsões das ajudas voltarem ?
 
@omega depois dá feedback. Esse preço está ridículo. Essa capacidade é demasiado para mim. Nunca conseguiria chegar a 70%.

Pegando na questão do apagão ele ocorreu num dia de sol. No mês de dezembro, a meio de vários dias de chuva podíamos todos fazer o pino que com ou sem baterias, ninguém tinha tido uma boa solução.

Mesmo nos dias de chuva, tens energia suficiente para pelo menos aquecer uma refeição rápida, carregar os telemóveis/PC/consola/e-reader e teres iluminação durante a noite.

Podes mudar as vezes que quiseres, mas utiliza este simulador que é bem mais completo.
https://www.tiagofelicia.pt/

Não conhecia esse simulador. Obrigado!


Julgo que há mais alguns que compram e não estão aí listados. Estou errado? Não me lembro de quais.

EDIT: Lembrei-me da Goldenergy e da Energia Simples.
 
Tirem-me aqui uma dúvida.

c327fb6ff4b68d288bef845c7618c7ea.png


Como é que naquele período de tempo estou a consumir da rede se naquele instante estou a produzir quase 3000W pelos painéis, e pior ainda a injectar na rede. Tem haver com aquilo do Net-Metering?
 
Vi nos youtubes desta vida, que há malta a comprar aquelas estações de carga ( que estão na moda ), e a usa-las como se tratassem de baterias...
 
Back
Topo