Painéis Fotovoltaicos

Eu tenho a temperatura no Shelly, não é tão eficaz como o gestor de excedentes mas até agora tem se comportado bem.

Whats-App-Image-2024-10-05-at-14-56-35.jpg
Boas. Também optei por usar um Shelly 1pm para ligar a sonda. Pelo menos para já. (Não consigo por ora ligá-la ao gestor de excedentes). Poderias dizer onde tinhas colocado a sonda antes deste sítio final? Coloquei a minha no orifício que indica "Sonda" até bater no fim. Só detecta 18 graus.

Boas. Também optei por usar um Shelly 1pm para ligar a sonda. Pelo menos para já. (Não consigo por ora ligá-la ao gestor de excedentes). Poderias dizer onde tinhas colocado a sonda antes deste sítio final? Coloquei a minha no orifício que indica "Sonda" até bater no fim. Só detecta 18 graus.
66a0d3ee-e787-4b1b-9d21-7ac28941b89b.jpg

Agora já tenho gestor de excedente, mas tenho a sonda na bainha de cima, o termoacumulador tem duas, tem que se por na de cima porque a agua quente sobe, e funciona bem, com valores iguais aos que aparecem no do termoacumulador, para regular, por exemplo se o termo estiver a marcar 60º é puxar para fora ou para dentro até no shelly e gestor de excedentes marcarem também 60º.

Para só marcar 18º provavelmente está a meter a sonda na bainha do da água fria.

66a0d3ee-e787-4b1b-9d21-7ac28941b89b.jpg

Agora já tenho gestor de excedente, mas tenho a sonda na bainha de cima, o termoacumulador tem duas, tem que se por na de cima porque a agua quente sobe, e funciona bem, com valores iguais aos que aparecem no do termoacumulador, para regular, por exemplo se o termo estiver a marcar 60º é puxar para fora ou para dentro até no shelly e gestor de excedentes marcarem também 60º.

Para só marcar 18º provavelmente está a meter a sonda na bainha do da água fria.
Agradeço o feedback. Enquanto não encontro o local próprio no cilindro para colocar outras sondas fica a testar na saída de água quente. Está encostada e segura com um braçadeira na saída a seguir ao vaso de expansão.
Tinha ideia de que terias usado o mesmo sítio do termómetro original. A sonda é muito difícil de adicionar ao gestor? É necessário soldar? Não encontro um esquema para o fazer. Mas por agora fica assim. O problema é se estiver muito tempo sem usar água quente. Julgo que a saída fica muito mais fria do que o cilindro.

Tinha ideia de que terias usado o mesmo sítio do termómetro original.
Ao princípio meti a sonda por baixo no termostato, entrava uns 25cm para cima, mas aquilo não dava resultados certos, depois meti onde tenho agora mas por fora e encostada ao interior do cilindro, já dava bons resultados, depois um amigo disse me que havia bainhas próprias para isso, comprei uma de 22cm e agora perfeito.

ae2bc176-b908-4c56-8123-2cbbb36e5a6a.jpg

Ligar o sensor ao excedente é fácil, o sensor tem 3 fios e liga ali onde diz TEMP, vermelho no Vcc, amarelo na data e preto no put, nos computadores havia muito dessas fichas nas placas de som, mas não sei se as do teu gestor são iguais, só vendo.

Ao princípio meti a sonda por baixo no termostato, entrava uns 25cm para cima, mas aquilo não dava resultados certos, depois meti onde tenho agora mas por fora e encostada ao interior do cilindro, já dava bons resultados, depois um amigo disse me que havia bainhas próprias para isso, comprei uma de 22cm e agora perfeito.

ae2bc176-b908-4c56-8123-2cbbb36e5a6a.jpg

Ligar o sensor ao excedente é fácil, o sensor tem 3 fios e liga ali onde diz TEMP, vermelho no Vcc, amarelo na data e preto no put, nos computadores havia muito dessas fichas nas placas de som, mas não sei se as do teu gestor são iguais, só vendo.
O meu gestor é um FreeDS. E o Cilindro é um Videira 200L. Julgo que igual ao teu. Mas os "buracos" onde posso enfiar a sonda são frios. Vou fazer axperiêcias com esta configuração. Não consigo anexar a foto do local onde tenho a sonda.

O meu gestor é um FreeDS.
O meu também é FreeDS mas no hardware há vários, cada um pode utilizar fichas diferentes, mas as ligações são as mesmas porque utilizam todos o sensor DS18B20.

O meu não tem marca, deve ser linha branca, só diz 200L e 1500W, tem 2 entradas de sonda, mas a mais fiável é a de cima porque como já disse a água quente tem tendencia a subir.

05946090-b33c-404e-82d2-401238f0e4c1.jpg

Alguém sabe se os kits solares plug and play daqueles de ligar a uma tomada normal sem grandes instalações elétricas, são passíveis de receber apoio do fundo ambiental.

Ou tem que ser uma instalação feita por um técnico credenciado para se poder candidatar?
Eles pedem algum tipo de documentação sobre isso?

Obrigado

Sim eu sei. A minha questão prende-se com eu puder fazer a instalação e posteriormente se abrir candidatar ou se tem que ser obrigatoriamente um técnico credenciado se quiser fazer candidatura no futuro se abrir.

Tem de ser um técnico credenciado a fazê-lo.
Não fosse esse um requesito e à grande maioria das pessoas poupavam imenso € com instalações.

Não é bem uma treta porque a responsabilidade para algo que aconteça de errado fica do lado do instalador e evita abusos e artimanhas típicas de alguns.
E também para quem tem seguros é uma mais valia porque se fores tu a instalar e algo correr mal derivado disso o seguro é o primeiro a pôr-se de parte.
Poupas uns € mas ficas com a responsabilidade toda.
Para pequenas coisas compensa, para investimentos como painéis já não(opinião pessoal).

O que estava a pensar era daqueles kits plug and play coisa pequena de 700 800w.

Mas sim concordo com o que dizes em grandes coisas é preciso saber o que se está a fazer para incêndios e coisas do género..

Que material recomendam para um consumo de 400kWh por mês?

Com inversor e bateria?

Que marcas e modelos vocês têm?
Para esses consumos já justifica bateria e o máximo de painéis que o espaço permitir, pois na Primavera /Verão é fácil obter boa potência mas no Inverno, que normalmente é quando há mais consumo, é quando há menos sol, daí recomenda se instalar mais painéis para o consumo imediato e para alimentar as baterias.

A marca de inversores recomendado é a Deye. As baterias da Felicity que estão a bom preço.

Eu como estou satisfeito com a Solax vou me meter inversor híbrido e bateria de 5,3KWh, mas não é marca das mais baratas.

É prematuro fazer qualquer tipo de recomendação, quando não sabemos em que períodos horários são feitos esses 400 kWh mensais. Tu não comunicas nada à E-Redes, quem comunica é o técnico responsável pela instalação. A não ser que instales menos de 700W.

Já alguém se aventurou ou conhece alguém que se tenha aventurado no kit de varandas da EdP?
Parece tentador para a malta que mora em prédios

Back