Painéis Fotovoltaicos


Assim não há partilha e não ficam todos a saber informação que podem ajudar outras pessoas. Pode não ser a mesma necessidade mas fica-se com uma ideia. Eu dei uma ideia de um orçamento para instalação de painéis. Não procurei por soluções mas deu para se ficar com uma ideia dos valores. É apenas um exemplo.

@f0N5
Tal como tenho que chamar o pessoal ao planeta terra o pessoal dos elétricos com a falta de carregadores no interior profundo (onde nem há rede de telemóvel :D), muitos apartamentos não têm lareira ou possibilidade de colocar um sistema de pellets por causa da chaminé. E as pellets só resolvem o problema do aquecimento. Os paineis fotovoltaicos resolvem o problema na grande maioria do ano e ajudam no inverno nos dias em que há sol. No litoral pelo menos.
 
Enviei PM.



No meu caso salamandra a pellets está fora de questão!

Inicialmente quando andei a explorar os preços dos painéis fotovoltaicos, para poupar na fatura da eletricidade, é que descobri as bombas de calor (desconhecia por completamente este tipo de sistema e parece que já existe à alguns anos...).

A nível de orçamento, com este conjunto (Painéis + bomba de calor), ainda não sei bem quanto irei gastar, pois a nível das bombas de calor os preços são bastante dispersos de acordo com as diferentes marcas.
Mas só para o sistema fotovoltaico deverá andar entre os 1500€ e os 2000€.

Penso que 4 painéis fotovoltaicos sejam suficientes para o consumo geral da casa, pois vai de acordo com as minhas médias de consumo do ultimo ano.

Agora se avançar também para a bomba de calor certamente terei de adicionar mais 1 ou 2 painéis de certeza.


Conforme os dados iniciais que me deste a bomba de calor, necessária seria de 30kW termicos (e teria de ser de alta temperatura, senão terias de substituir os radiadores todos) 8000-9000€

Mesmo com um fantástico COP de 4, precisarias de 7.5kW de electricidade.

A bomba de calor vai obviamente ser usada no inverno e de noite quando não existe sol...


Estás a ver o absurdo da coisa?

Mais vale investir directamente em ar condicionado.
 
Última edição:
Conforme os dados iniciais que me deste a bomba de calor, necessária seria de 30kW termicos (e teria de ser de alta temperatura, senão terias de substituir os radiadores todos) 8000-9000€

Mesmo com um fantástico COP de 4, precisarias de 7.5kW de electricidade.

A bomba de calor vai obviamente ser usada no inverno e de noite quando não existe sol...


Estás a ver o absurdo da coisa?

Podia montar um vaso de inércia, mas já se estaria a tornar o sistema muito complexo. Eu tenho assim, com um vaso de 800L, mas não é doméstico.
 
Podia montar um vaso de inércia, mas já se estaria a tornar o sistema muito complexo. Eu tenho assim, com um vaso de 800L, mas não é doméstico.

Deposito 800L... mais 1500€

E 800L servem para banhos, estamos a falar de aquecer uma casa 24h, onde haveriam 6h de sol para aquecer o deposito, que por si só, tem uma autonomia de cerca de apenas 1h e 20min.
 
Os precos de instalacao de pessoal anda caro ... tipo 25 mil para cima. Ai o payout fica basta largo tipo nos 15 anos. Mas a minha ideia era fazer DIY no que pudesse, contratar depois um electricista ou assim para fazer as ligacoes e pronto.

Nos numeros que fiz o ano passado, dava qualquer coisa como ~ 5-6 mil dolares, o que apos subsidios dava 3500-4200 dolares. Ter bateria e irrelevante dado que no fundo a rede serve de "bateria".

Rendia 800-900 ano como ainda deixavamos de pagar 360 dolares em consumo portanto um beneficio de 1150 dolares. Ai o ROI seria de uns 3-4 anos o que seria excelente.

Nao fiz este ano porque a nivel de DIY andei em maos com o deck.

Relativamente a estas condicoes penso que acima de 20kW ou 24kW tens de ter licencas comerciais dado que e considerado para exploracao comercial e ai as coisas ja mudam de figura.
A instalação por aí é muito cara, embora os $25.000 que indicaste devam incluir os painéis e restante material, claro.

Em PT, como exemplo, uma loja leva 300€ para transportar e montar kits de autoconsumo de até 6 painéis nos 4 distritos (Lisboa, Leiria, Santarém, Setubal) mais próximos e 450€ nos restantes, nas ilhas é 600€. Preços já com IVA.
Depois para mais painéis cobra mais, consoante o número, mas também o valor não deve disparar para os largos milhares a não ser para montar uma mini central fotovoltaica de 50kW ou assim. :)

Esta loja que indiquei tem kit 'autoconsumo' (sem baterias) de 7.15kW com 26 painéis 280w por 5.480€ (incluindo IVA) já incluindo o necessário para montagem em telhado inclinado e restantes equipamentos necessários, só a montagem é à parte.
Não faço ideia de quanto levam para a montagem (mais que 6 paineis), mas não deve ser muitos milhares.

É pena em PT não haver esses benefícios na compra..
 
Estive a falar com um senhor que faz Certificados Energéticos, e segundo ele já é possível a colocação das Bombas de calor e nem é preciso painéis fotovoltaico, depende do dimensionamento tipo de equipamento.

Falei com um instalador e a durabilidade actual das bombas de calor não é muito famoso, estão a substituir algumas com pouco mais de 8 anos de boas marcas.
 
Eu meti agora em Outubro a solução de painéis solares da EDP e apesar de saber que todos dizem que é mais cara preferi essa porque:
- É chave na mão, eles trataram de tudo, mudança de contrato, contador, etc.
- Oferta da mensalidade EDP Re:dy por 4 anos (custa 3,99€/mês) e venda do hardware por 19,90€ ao invés de 129€ (poupança de aproximadamente. 300€), e um sistema destes é essencial para monitorizar produção e consumos.
- 10% na factura no 1º ano e 4% por 3 anos (poupança de cerca de 400 euros em 4 anos pelo meu perfil de consumo)
- Acesso a um tarifário mais vantajoso em termos de €/kWh.

Pelas minhas contas e se contarmos com todas as "ofertas" e não apenas o preço dos painéis, a EDP não fica assim tão cara.

Meti 2 paineis (260W cada), como meti em Outubro ainda não vi grande poupança nos painéis, em Novembro por ex. autoconsumi cerca de 5,80€, e este mês vou em 2,19€ de autoconsumo, já poupei mais com o Re:dy por optimização dos consumos do que pelos painéis.

No melhor dia até agora produzi 2,94 kW.

O Re:dy é muito interessante e gosto muito de ir analisando todas as métricas, por ex. ao ligar certos dispositivos a horas de maior produção. Só é pena não se conseguir integrar com por ex. o Home Assistant para poder optimizar de forma automática.
 
como meti em Outubro ainda não vi grande poupança nos painéis,

Também arranquei com uma produção de cerca de 130 painéis em Outubro e a produção tem sido miserável, sobretudo em Novembro. Surpreendentemente, Dezembro tem (nos últimos anos) bastantes dias de sol.
 
Estou para, no início do próximo ano, adquirir um micro-inversor para utilizar um painel velhinho de um familiar meu (que levou com uma pedra e se partiu todo - como tinha seguro, trocou). O painel é de 230W e pelo que vejo ainda produz uma quantidade razoável de energia (diria que 80/85% da potência original). Como o painel foi "de borla" conto ao final de um ano ter o micro-inversor pago. Entretanto aproveitei e mandei vir um Shelly Energy Meter que estava com promoção, que me irá permitir saber concretamente o consumo ao longo do dia e também a produção do painel!

Tenho agora de ver como vou prender o painel de um modo seguro. Não o vou colocar no telhado "principal" para já mas sim num telhado que fica a +/-2.5m de altura, orientado a sul e onde arranjo vários pontos de fixação sem ter que andar a fazer buracos extra na parede/telhas.

Depois actualizo por aqui. Como a minha casa tem um consumo "constante" de aproximadamente uns 50/60W/hora, pelo menos isso vou conseguir eliminar. Não é muito mas é alguma coisa :)
 
Meti-me aqui a pensar (o que é sempre um perigo :D) e não percebo porque raio é que quem produz, a EDP não abate tudo o que produz e faz o acerto na fatura. Isto resolvia a questão de as pessoas não andarem a investir em baterias que individualmente não faz muito sentido. As pessoas colocavam mais painéis porque tinham incentivo para o fazer. Aumentando a capacidade de energia renovável instalada no país a custo zero para a EDP. A fatura das pessoas não vai cair a pique porque não há sol todo o dia e as pessoas vão gastar mais eletricidade.

Uma dúvida que tenho para quem tem bateria num sistema com painéis. Se falta a luz e tiverem baterias, continuam a ter energia? Estou a pensar se haverá algo a nível de contador que interfere. Imagino que se o contador dispare que não haja bateria que valha, mas se o contador não disparar, apenas haja falha de energia enquanto houver bateria funciona da mesma forma que uma UPS?
 
Vamos imaginar que os painéis tem um determinado custo fixo (e tem um custo de operação negligenciável) e têm uma determinada vida útil e como é relativamente fácil estimar a produção sabemos que o breakeven será atingida a digamos 300 €/MWh. Ora o preço no mercado grossista em termos médios anda em média anualmente em torno dos 50 €/MWh. Parece correcto que a o comercializador tenha que pagar a 300 energia que ele acerta a 50? A maioria simplesmente iria à falência. Quem pagaria a diferença? O Estado? O universos dos outros consumidores? Qualquer dos dois casos é um subsídio a quem tem dinheiro para investir. Será socialmente justo?

Entretanto os preços de fabrico do painel desceram dramaticamente e o cálculo anterior resulta em 20€/MWh. Seria neste caso correcto o comercializador embolsar a diferença?

Ora estes números que eu inventei não são assim tão inventados como isso apenas reflectem dois momentos diferentes no tempo.
Uma dúvida que tenho para quem tem bateria num sistema com painéis. Se falta a luz e tiverem baterias, continuam a ter energia? Estou a pensar se haverá algo a nível de contador que interfere. Imagino que se o contador dispare que não haja bateria que valha, mas se o contador não disparar, apenas haja falha de energia enquanto houver bateria funciona da mesma forma que uma UPS?
Depende do inversor que tiveres, alguns talvez não permitam funcionamento isolado mas a maioria deve dar.
 
Última edição:
) e não percebo porque raio é que quem produz, a EDP não abate tudo o que produz e faz o acerto na fatura.

Factores técnicos não sei, mas há a questão da legislação e a do acesso às redes, pagando sempre este.

Uma dúvida que tenho para quem tem bateria num sistema com painéis. Se falta a luz e tiverem baterias, continuam a ter energia? Estou a pensar se haverá algo a nível de contador que interfere. Imagino que se o contador dispare que não haja bateria que valha, mas se o contador não disparar, apenas haja falha de energia enquanto houver bateria funciona da mesma forma que uma UPS?

Depende de como estiver montado o sistema, mas a lógica racional será essa, que funcione como uma UPS.
 
Vamos imaginar que os painéis tem um determinado custo fixo (e tem um custo de operação negligenciável) e têm uma determinada vida útil e como é relativamente fácil estimar a produção sabemos que o breakeven será atingida a digamos 300 €/MWh. Ora o preço no mercado grossista em termos médios anda em média anualmente em torno dos 50 €/MWh. Parece correcto que a o comercializador tenha que pagar a 300 energia que ele acerta a 50? A maioria simplesmente iria à falência. Quem pagaria a diferença? O Estado? O universos dos outros consumidores? Qualquer dos dois casos é um subsídio a quem tem dinheiro para investir. Será socialmente justo?

Entretanto os preços de fabrico do painel desceram dramaticamente e o cálculo anterior resulta em 20€/MWh. Seria neste caso correcto o comercializador embolsar a diferença?

Ora estes números que eu inventei não são assim tão inventados como isso apenas reflectem dois momentos diferentes no tempo.

Depende do inversor que tiveres, alguns talvez não permitam funcionamento isolado mas a maioria deve dar.

A lógica do meu raciocínio é simples. A EDP terá sempre um custo em investir em painéis solares. Esse custo na minha lógica é do cliente. A diferença para o que existe atualmente é que o que produzes em excesso e não consomes é injetado na rede caso não tenhas bateria gratuitamente ou imagino que lá perto se te deres ao trabalho. Com o sistema atual as pessoas investem o mínimo e não é um grande sistema porque eu vejo o meu exemplo e não consigo resolver muitos problemas com o autoconsumo. Irei atingir o breakeven algum dia caso coloque mas se tiver um problema sério com os painéis devido a uma intempérie lá se vai o lucro da coisa.
Eu não estou a pedir subsídios. O cliente paga a totalidade apenas conto que acabe a instalar mais painéis com a vantagem de ser contabilizado o que tem lá em excesso para consumir. E como sempre, as pessoas quando têm a mais consomem mais pelo que será um bom negócio para ambas as partes.

Desta forma os consumidores não iam adquirir baterias porque não fazia sentido. Diminuía bastante o impacto ambiental e parece-me fazer muito mais sentido que as baterias sejam usadas em conjunto do que uma a uma por casa.
 
Eu só meti 2 painéis porque acima disso ia estar a comprar painéis para oferecer energia à EDP, mesmo que me comprassem a um custo mais baixo que a que a vendem talvez tivesse investido mais.
 
A lógica do meu raciocínio é simples. A EDP terá sempre um custo em investir em painéis solares. Esse custo na minha lógica é do cliente. A diferença para o que existe atualmente é que o que produzes em excesso e não consomes é injetado na rede caso não tenhas bateria gratuitamente ou imagino que lá perto se te deres ao trabalho. Com o sistema atual as pessoas investem o mínimo e não é um grande sistema porque eu vejo o meu exemplo e não consigo resolver muitos problemas com o autoconsumo. Irei atingir o breakeven algum dia caso coloque mas se tiver um problema sério com os painéis devido a uma intempérie lá se vai o lucro da coisa.
Eu não estou a pedir subsídios. O cliente paga a totalidade apenas conto que acabe a instalar mais painéis com a vantagem de ser contabilizado o que tem lá em excesso para consumir. E como sempre, as pessoas quando têm a mais consomem mais pelo que será um bom negócio para ambas as partes.

Desta forma os consumidores não iam adquirir baterias porque não fazia sentido. Diminuía bastante o impacto ambiental e parece-me fazer muito mais sentido que as baterias sejam usadas em conjunto do que uma a uma por casa.
A energia em excesso é remunerada tal como é referido no DL 162 de 2019 (e já era no anterior 153/2014).

Claro que isto é só uma abordagem mais comercial, do ponto de vista técnico existem inúmeras questões a garantir.
Eu só meti 2 painéis porque acima disso ia estar a comprar painéis para oferecer energia à EDP, mesmo que me comprassem a um custo mais baixo que a que a vendem talvez tivesse investido mais.
Não seria à ENDESA? Quem sabe.
 
O leigo a falar diria que a parte técnica necessária que é de medir a quantidade de energia produzida já existe. Vai continuar sempre a ser uma percentagem reduzida de pessoas a poderem produzir. Quem vive em prédios a superfície disponível nunca vai chegar para grande coisa.

A lei para mim sempre foi feita para ser melhorada. Esta é a forma pragmática de melhorar a curto prazo e de forma estável a capacidade de produção. O exemplo do @ciberg penso que seria comum a muitas pessoas avançariam com a aquisição de um maior número de painéis.
Aliás, eu diria que esta é a forma de se acabar com a subsidio-dependência que este país é pródigo. O que não faz sentido foi o sistema inicial em que as pessoas produziam, tinham que vender tudo a um preço mais baixo que compravam. Isso mudou agora e bem, mas pode ser melhorado.
 
Back
Topo