Painéis Fotovoltaicos

@Jocazeze o teu mal foi identificado N vezes neste tópico, e logo desde o teu 1º post - tentar conversar com malta das EDPs e companhias limitada. Eles estão no negócio de vender energia! É como teres um rebanho de ovelhas e confiares a sua guarda ao lobo :joker:
Compreendo perfeitamente o que me dizes. Todavia isso não justifica o que referi, e muito menos os milhares gastos em publicidade. Mas o mesmo se passa com outras empresas similares!!!

Edit: Também me parece que ninguém falou em obrigatoriedade!!! Eu acharia sempre conveniente, antes ou mesmo depois do primeiro orçamento. Agora o que sou contra é "obrigarem" a assinar contratos com pressupostos que podem estar incorretos, como são os casos das grandes empresas, sejam EDP, Galp, Ikea,... e outras!!!
 
Última edição:
Então e o anúncio da Galp, que tem em letras gordas que agora é mais barato 14% a instalação de painéis solares, e depois em letras pequeninas diz que os 14% são relativos à redução do IVA de 23 para 6% :lol:

Malta desatenta até pensa que o desconto é dado pela Galp. Também gastaram milhares nessa publicidade :D
 
É para o que existiu sim.
supostamente devia de haver um novo concurso este ano mas nunca mais lançam isso.
Aconselho-te a aguardares o quanto puderes porque não se sabe o que aí vem...
 
Malta o que acham do preço por uma instalação de 8 painéis 445 W, LONGiSolar, LR4-72HPH-445M + inversor Ginlong, Solis S6-GR1P4K por 3700€ mais ou menos. Dá uma energia total de 3,56kw.

Acham que é bom negócio ou nem por isso? Tenho lido aqui que o melhor cenário seria ter microinversores e do que vi na net estas marcas são todas chinesas ou seja, estou hesitante na qualidade do material.

Obrigado desde já pelo feedback.
 
Esse inversor é híbrido? Eu sugiro inversor híbrido para no futuro poderes colocar baterias. O investimento não tem que ser feito todo já, mas no futuro podes pensar em colocar baterias e se o inversor não permitir tens que estar a trocar o mesmo.
 
Malta o que acham do preço por uma instalação de 8 painéis 445 W, LONGiSolar, LR4-72HPH-445M + inversor Ginlong, Solis S6-GR1P4K por 3700€ mais ou menos. Dá uma energia total de 3,56kw.

Acham que é bom negócio ou nem por isso? Tenho lido aqui que o melhor cenário seria ter microinversores e do que vi na net estas marcas são todas chinesas ou seja, estou hesitante na qualidade do material.

Obrigado desde já pelo feedback.
microinversores só fazem sentido se for uma instalação muito pequena, ou com zonas com diferentes inclinações/orientações ou que apanhem com sombra em diferentes locais ao longo do dia.
Para tudo o resto que são para aí 90% das instalações os microinversores não fazem qualquer sentido.E
Em relação aos inversores, vai para marcas conhecidas e com qualidade comprovada, escolhe fronius, SMA ou Huawei
 
Obrigado desde já pelo vosso feedback.

Vou tentar perguntar se é possível trocar o inversor por um da Huawei então.

Também tenho uma proposta com bateria por volta dos 10.000€ que compõe o seguinte:
9 paineis 455 W, Trina, TSM-DE17M(II) 455
Inversor Huawei, SUN2000-5KTL-L1
Bateria Huawei LUNA2000-5-S0 (5.0 kWh)
Contador inteligente Huawei DDSU666-H (100A)

Que acham desta? Obrigado pessoal! :)
 
Tens orçamento discriminado disso? É para instalar numa moradia, e a instalaçao é simples?

Edit:

O material que colocaste custa cerca de 7100€. Falta a fixação dos painéis e cabos. Mão de obra também claro.
Na verdade é menos porque o IVA será menor.

5KWh de baterias é pouco. Tenho 7 e dá para manter a noite para teres uma ideia. E pelas minhas contas deve ter ficado 1000€ mais barato do que sendo Huawei.

Eu concordo com o @ricky999 em ir para marcas que ofereçam alguma garantia.
 
Última edição:
Caro Metro

Uma pergunta indiscreta... Quais os teus consumos durante a noite ? O que tens normalmente ligado durante a noite ?
Com as tua dicas irei tentar perceber do que preciso. Para já o meu investimento será parecido com o teu, mas no máximo, nesta altura com metade da tua capacidade!!!! Mas sempre a deixar a possibilidade de fazer o upgrade!!!!
 
Tambem ja decidi e vem um Inv. Hibrido Solax X1 e uma Bateria de 6kWh.
O instalador já tem o material, so falta vir instalar. :)

Uma pergunta se alguem souber. Se eu quiser expandir as baterias, tem de ser de capaciada igual ou pode variar?
 
@Jocazeze quando disse a noite, queria dizer, desde que deixa de haver produção ou pelo menos começa a ir buscar à bateria. O jantar já é feito com suporte da bateria e como tal fico com cerca de 70% se a bateria carregar a 100%. Nos dias nublados não carregou completamente. Depois de jantar e como não há ainda necessidade de aquecimento o consumo anda entre os 300-400W, sendo o mínimo uns 200 e pouco.

@Gandalf ao teres ido para a Solax ficas limitado a baterias da Solax tanto quanto sei. Dependendo do primeiro módulo ele nas especificações tem lá qual a capacidade que dá para ter no total.

Deves ter comprado a T63 e se vejo bem deve dar para expandir até 4 módulos até ao máximo de 25,2 KWh.
 
Sim, eu sei que fico limitado. Mas tenho boa experiencia com a marca.
E o valor foi porreiro. Finalmente alguem respondeu a pedido de orçamento :)
 
Viva.
Acabei de adjudicar a instalação do sistema fotovoltaico. Depois de cerca de um ano a pedir orçamentos (comecei por edps, galps,...) e a aprender, deverão ser montados 8 painéis 460w, um inversor goodwe híbrido e ficar preparado para em breve acrescentar uma bateria.
Valores cerca de 4500€, material, instalação e ainda a alteração dos quadros (3) de trifásico para monofásico.
Instalação agendada para inícios de Novembro.
 
Bom dia,

Recentemente instalei 4 painéis com uma potência total de 1.56 KW.
Pedi a um colega o favor de registar os painéis na DGEG e neste momento estão legais.

Grande parte da produção é consumida, contudo estou a ponderar vender o excedente. Pelas minhas contas o excedente deve valer uns 5/7€ mensais, bastante pouco.

Li que para vender a energia tenho de ter atividade aberta e passar faturas. Posso passar recibos verdes?
Alguém me consegue ajudar a entender o que implica vender a energia?



Obrigado
 
Bom dia,

Recentemente instalei 4 painéis com uma potência total de 1.56 KW.
Pedi a um colega o favor de registar os painéis na DGEG e neste momento estão legais.

Grande parte da produção é consumida, contudo estou a ponderar vender o excedente. Pelas minhas contas o excedente deve valer uns 5/7€ mensais, bastante pouco.

Li que para vender a energia tenho de ter atividade aberta e passar faturas. Posso passar recibos verdes?
Alguém me consegue ajudar a entender o que implica vender a energia?



Obrigado
Contacta as empresas que fazem a venda que eles explicam tudo.
 
Back
Topo