Sei que vejo muita gente a meter painéis em excesso para vender
Seria para autoconsumo. Tenho um limite de 2000.00 Euros.
Eu vou pegar nestes dois pontos para partilhar um pouco mais da minha experiência, não tendo nenhuma ainda no inverno, quando seria óptimo ter excesso para aquecimento.
Os painéis em excesso é muito subjetivo porque a pergunta que me ocorre de imediato é em que altura do ano é que estamos a falar e que tipo de casa e conforto é que as pessoas procuram. Eu tenho 6 painéis de 460W virados a sul e duas baterias num total de 7KWh. Se elas carregarem a 100% dá para o consumo das 24H. Ou seja, as baterias "aguentam" o consumo desde que a produção é insuficiente e portanto começa a gastar da bateria ainda antes do anoitecer até ao dia seguinte. Mas hoje que já não choveu pouco passaram dos 50%. Em teoria 6 painéis é excesso de painéis. O meu consumo médio são menos de 500W. O consumo maior é às refeições. mas ao almoço a produção havendo sol será sempre relativamente elevada.
Atendendo à construção que temos a energia solar é uma mais valia sem dúvida mas ou têm uma moradia ou para quem tem apartamentos vai ter muita dificuldade. Eu quando vejo a área que ocupam 6 painéis e vejo que os telhados virados a norte podem ser excluídos da equação é complicado. O mesmo para telhados, este/oeste. Vão ter que dividir.
Pensar em vender, se depois fizerem contas ao consumo fora das horas de produção não estou a ver muito retorno. A menos que tenham mesmo muita área e capital inicial. Mas há que contar que o preço pode descer...
@psyched com esse limite eu planeava o inversor, sabia a área que tinha, a orientação do telhado, se era boa ou não, colocava calhas se possível para no futuro poder colocar mais painéis. Se chegar seria apenas colocar mais painéis no futuro.
Porque os painéis ao fim de 20 anos ainda vão produzir 80% do que produzem quando novos. Têm muitos anos para dar retorno. O investimento está garantido.
Mesmo que apenas produzas 100W e estejas a gastar 500W, só estás a ir buscar à rede 400W. Multiplica isso pelas horas todas e é sempre a poupar. Cá em casa, as máquinas de lavar roupa nunca mais se pagou eletricidade. Eu apenas tento alertar que as contas dos painéis nãos e pode fazer por 460x6=X porque nunca vão produzir X e muitos dias podem nem produzir 10% do previsto porque está a chover ou muito nublado.