Painéis Fotovoltaicos

futuro

Power Member
O menu de instador é exclusivo ao... instalador? Com 2 ou 3 cliques no sítio certo podes rebentar a casa toda. O que não faltam por aí são habilidosos (não habilitados).
No meu caso o meu instador dava-me acesso às definições, mas assinava um termo de responsabilidade qualquer e a garantia ia à vida.

Gandalf

I fold therefore I AM
O sistema Solax que tenho tem varios niveis de acesso, três.
O instalador pode dar acesso apenas a um ou dois, o terceiro já é mais virado para configuraçoes complexas que o utilizador "normal" não deverá ter acesso.

AtronAch

Power Member
Olá malta! Estou aqui com umas dúvidas para os entendidos.

Instalaram-me em casa na passada quinta feira 8 painéis de 460wp com inversor de 5kw e uma bateria de 5kw também. Gostei muito da instalação e da qualidade com que tudo ficou.

No entanto a partir de sexta tive acesso à plataforma online para monitorização e o meu espanto é que a produção a qualquer momento é sempre inferior ao consumo nesse mesmo momento e assim nunca chego a mandar nada para a bateria ou para a rede. Para simplificar, no gráfico consumo vs produção quando os painéis começavam efectivamente a produzir do nada o consumo da casa começa a subir e fica sempre acima do que é produzido. Quando os painéis começam a perder eficiência o valor do consumo da casa também desce. A curva dos 2 gráficos parece paralela sendo que há sempre um buffer entre as 2 de 0, qualquer coisa kW.

Este comportamento é normal? Sabem o que pode estar errado? À 13h de sábado desliguei tudo, não tinha luzes nem equipamentos a funcionar para além do frigorífico e arca e no entanto como a produção estava muito alta nessa altura (pico de produção) o consumo estava ainda mais alto sem qualquer equipamento ligado....isto não faz sentido nenhum!

Obrigado desde já!

E quando não tens produção, como aparece o consumo de rede? Positivo ou negativo?

Serginho33

Power Member
Positivo mas sempre muito baixo, abaixo de 1kWh. Só quando tenho o pico da bomba se calor a arrancar é que sobe mas depois volta a estar abaixo de 1kWh. Hoje por exemplo excelente dia de sol, produzi 15,7 kWh, tive o dia todo fora de casa e o consumo teve sempre acima da produção! Lolol

RaaR

Power Member
Positivo mas sempre muito baixo, abaixo de 1kWh. Só quando tenho o pico da bomba se calor a arrancar é que sobe mas depois volta a estar abaixo de 1kWh. Hoje por exemplo excelente dia de sol, produzi 15,7 kWh, tive o dia todo fora de casa e o consumo teve sempre acima da produção! Lolol
Nas duas primeiras vezes em que escreveste kWh, provavelmente quererias dizer kW.

AtronAch

Power Member

Pela descrição deves ter uma das pinças amperimétricas mal instaladas, ou no sentido contrário (daí a minha questão) ou no fio errado.

Blue_Ninja0

Power Member
Umas perguntas:

1) Quem é que vos faz as instalações? Sou da margem sul e a única loja que conheço que instala disse-me que não têm funcionários disponíveis para instalações. Onde é que posso procurar por instaladores, ou têm recomendações?

2) Algum de vocês utiliza o Home Assistant para leitura de produção dos painéis e automatizar ligar/desligar aparelhos conforme o nível de produção?
Estou a pensar comprar uns aparelhos da Shelly para esse feito.
Não gosto de soluções que ficam presas a uma marca e têm dependências de servidores externos.

3) Opiniões sobre este sistema?
Numa tabela um pouco abaixo indicam 0,54 $/Wh
https://www.kickstarter.com/project...irst-plug-and-play-home-energy-storage-system

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
2) Algum de vocês utiliza o Home Assistant para leitura de produção dos painéis e automatizar ligar/desligar aparelhos conforme o nível de produção?
Estou a pensar comprar uns aparelhos da Shelly para esse feito.
Não gosto de soluções que ficam presas a uma marca e têm dependências de servidores externos.

Eu tenho o Homeassistant para monitorizar até agora. A parte de automatização, os ar condicionados são muito antigos pelo que não investiguei muito. Era o que fazia mais sentido. Mas não tenho a abundância energética com 6 painéis que gostaria de ter.

No início do ano estão anunciados uma serie de updates de equipamentos para Matter: https://www.theverge.com/22787729/matter-smart-home-standard-apple-amazon-google pelo que vou esperar. Philips Hue, Apple TV e muitos outros vão ter upgrade de firmware para Matter. Veremos se vai funcionar mesmo ou se a montanha pariu um rato.

Jocazeze

Power Member
Viva
Caro Serguinho33
Sei que estas coisas não se podem comparar, cada caso é um caso, mas também instalei
recentemente 8 paineis de 465W, com inversor de 5Kw. Apenas ainda não meti a bateria. Infelizmente o instalador não se portou tao bem como no teu caso. Ando há 3 semanas a aguardar que venha acabar o serviço, isto é alterar para monofasico a minha rede, e colocar o medidor amperimetrico no cabo.
Mas o que me está a surpreender é a produção que referiste. Eu nestas 3 semanas nunca me passou dos 11Kwh ... Talvez não tenha a mesma incidência que no teu caso (sei que a orientação não é exatamente a sul), etc...
Mas em breve vou comprar também uma bateria.
Deves ter o medidor mal ligado. Já pensaste em colocar também um Shely EM para confirmar dados, produção e consumo ?

Serginho33

Power Member
Obrigado pelo vosso feedback malta. Tou a reunir as vossas sugestões para depois discutir com os técnicos quando eles vierem cá está semana que vem. Espero que o problema fique resolvido e é uma pena que os últimos dias quase que de certeza que conseguia ser autosuficiente, tenho produzido sempre acima dos 15kW e dava de certeza para sustentar a casa e carregar a bateria para o resto do dia e noite.

Vamos ver se o sistema fica como deve de ser para a semana.