Painéis Fotovoltaicos

Chegou a vez de escolher a forma como vou vender o excedente. Para já tenho 3 cenários:

A -> Preço Fixo: 0,06€/kWh
B -> Preço Indexado: Valor OMIE - Fee de Gestão (0,015€/kWh)
C -> Preço Indexado: Valor OMIE * 80%

Vou contactar mais empresas, mas parece-me andar tudo à volta disto. Qual será mais vantajoso?
 
Eu diria que a melhor opção é sempre Indexado.. Depois dentro dos dois não sei responder. Eu apenas tinha a opção B que foi a que escolhi.
Ainda não vendi nada porque o sol desapareceu. Começo a pensar se não serei o culpado da fuga do sol. O timing joga a favor da teoria :D
 
Começo a pensar se não serei o culpado da fuga do sol. O timing joga a favor da teoria :D
Posso dividir as responsabilidades contigo. Coloquei os painéis dia 17 de nov, e só tive sol durante duas semanas. E como ainda o serviço não está acabado, nem sei para onde está a ir a pouca produção...aliás apesar de saber que não está a ser injectada, suspeito que a esteja a pagar a EDP.
 
Última edição:
Esta é a pior altura do ano para os painéis, Janeiro tb não costuma ser grande coisa, o meu contrato na Luzboa foi activado dia 1 de dezembro também.. agora é esperar. A partir de fevereiro já a coisa melhora mto
 
Chegou a vez de escolher a forma como vou vender o excedente. Para já tenho 3 cenários:

A -> Preço Fixo: 0,06€/kWh
B -> Preço Indexado: Valor OMIE - Fee de Gestão (0,015€/kWh)
C -> Preço Indexado: Valor OMIE * 80%

Vou contactar mais empresas, mas parece-me andar tudo à volta disto. Qual será mais vantajoso?
futuro há aí uma variável que pode decidir onde vender o Excedente, pois há empresas a contabilizar a produção nas horas em que se produz energia (por norma mais barata, podes consultar o omie) e outras que é a média do dia.
 
Usam algum sistema para agregar os dados de produção (do inverter) e do consumo (que em da e-redes)? Consigo fazê-lo com alguma magia no excel mas não queria ter esse trabalho.
 
Homeassistant e há um outro cms que se utiliza em conjunto. Tenho que perguntar como se chama. O chato é que tem que se instalar numa máquina. Tens a informação toda em tempo real e guarda os gráficos todos. Eu confesso que não perco tempo com isso.
 
Chegou a vez de escolher a forma como vou vender o excedente. Para já tenho 3 cenários:

A -> Preço Fixo: 0,06€/kWh
B -> Preço Indexado: Valor OMIE - Fee de Gestão (0,015€/kWh)
C -> Preço Indexado: Valor OMIE * 80%

Vou contactar mais empresas, mas parece-me andar tudo à volta disto. Qual será mais vantajoso?
esse fixo a 6 centimos onde é?
 
Chegou a vez de escolher a forma como vou vender o excedente. Para já tenho 3 cenários:

A -> Preço Fixo: 0,06€/kWh
B -> Preço Indexado: Valor OMIE - Fee de Gestão (0,015€/kWh)
C -> Preço Indexado: Valor OMIE * 80%

Vou contactar mais empresas, mas parece-me andar tudo à volta disto. Qual será mais vantajoso?

Imaginemos que o preço OMIE/P está negativo, tens que pagar a eles por injectar? Também se resolve com alguma domótica.
 
Imaginemos que o preço OMIE/P está negativo, tens que pagar a eles por injectar? Também se resolve com alguma domótica.
Mudas de empresa. O contrato não é vitalício. Mas isso é um cenário que não estou a ver acontecer. Teríamos que ter um excedente brutal de energia que não me parece que alguma vez vá acontecer.
 
Em Portugal penso que só aconteceu de noite com as eólicas, mas há países onde acontece regularmente com o solar a ser suficiente para a procura e as centrais a carvão a pagarem para poderem injectar porque é mais barato do que desligarem a central para voltar a ligar passado umas horas, por exemplo Austrália.

Com a chuva e vento recente, de noite (1-6am) o mercado ibérico chegou a 4 euros por MWh, mas não chegou a negativo
https://www.omie.es/
 
Existe alguma medida de bairro solar que valha a pena? A ideia seria instalar painéis fotovoltaicos no prédio onde os meus pais moram. São apenas 6 moradores e todos estão interessados em colocar painéis no último andar. Se houvesse alguma medida tipo fundo ambiental a ajudar, seria ótimo.
 
Back
Topo