Painéis Fotovoltaicos

Hoje já tive uma boa notícia, para atingir uma eficiência energética suficiente para a licença de habitação, chega isolamento térmico que tenho + bomba de calor.
Estou fartinho de me tentarem impingir painéis solares térmicos associados à bomba. Quando uma pessoa diz que quer viver 2 meses para fazer contas e dimensionar um sistema FV geral (não dedicado só à bomba), ficam com ponto de interrogação
 
Não, mas pelo que vejo, permite saber o consumo total da casa. Isso faz-se com um shelly no quadro que fica dentro de casa. Se percebi bem isto fica no quadro que fica no exterior. Não é muito prático.

Para quem tem painéis o software também dá esses dados.
 
Eu falei dessa porta HAN porque fica um pouco mais em conta do que o Shelly. Se não me engano, estava em 14€ mais IVA. Depois é preciso arranjar mais um aparelho para ligar a isto.
 
Eu desconhecia, mas a questão é que o aparelho no artigo que vi custava 100€. Por isso é que referi o shelly. De facto a porta HAN é barata mas o aparelho não é nada barato. Pareceu-me redundante.
 
Eu mandei colocar a fichan HAN e depois comprei o aparelho daqui. Comprei há 6 anos e desconhecia por completo a existência das Shelly.
@Gimenez, ainda poderás ter outro encargo com a subscrição pro para:
  • Funcionalidades NETMetering 15 minutos
  • Acesso a API de integração com Home Assistant (Energy)
  • Pacote de SMS's
  • Válido por 12 meses
O aparelho tem que ter acesso à tua rede sem fios para carregar os dados para a tua conta.
Provavelmente é mais vantajoso o Shelly.
 
Caros
Hoje na minha zona (centro de Lisboa) até está um dia de sol. Temperaturas baixas, mas bastante luz.
Todavia o meu sistema está apenas a produzir cerca de 480W. Sendo composto por 8 painéis de 460W cada, não deveria estar a produzir mais ? Não digo bastante, mas sabendo que o sol está baixo, sendo Inverno, receio bem que alguma coisa não esteja bem. Sou leigo na matéria, seja de configurações no inversor - Goodwe, (infelizmente as coisas com o instalador já tiveram melhores dias), seja mesmo painéis avariados...
Alguma sugestão para fazer testes ?

Obrigado
 
Caros
Hoje na minha zona (centro de Lisboa) até está um dia de sol. Temperaturas baixas, mas bastante luz.
Todavia o meu sistema está apenas a produzir cerca de 480W. Sendo composto por 8 painéis de 460W cada, não deveria estar a produzir mais ? Não digo bastante, mas sabendo que o sol está baixo, sendo Inverno, receio bem que alguma coisa não esteja bem. Sou leigo na matéria, seja de configurações no inversor - Goodwe, (infelizmente as coisas com o instalador já tiveram melhores dias), seja mesmo painéis avariados...
Alguma sugestão para fazer testes ?

Obrigado
Estranho, tenho 2 painéis de 250W e estou a produzir 373W neste momento, quase na mesma zona (Fernão Ferro).
Proporcionalmente deverias estar a produzir mais de 2700W.
Não terás sombra nalgum painel?
 
Estranho, tenho 2 painéis de 250W e estou a produzir 373W neste momento, quase na mesma zona (Fernão Ferro).
Proporcionalmente deverias estar a produzir mais de 2700W.
Não terás sombra nalgum painel?
Sei que até às 10h, 2 painéis tem sombra de um pinheiro, mas depois disso o sol sobe e já não há esse problema... Agora, 13,20h nem chega a 600w.
 
14:07 - 1592W 6x460. Paineis todos com a mesma orientação praticamente a sul.

@Jocazeze se estiverem virados para sul devias ter mais do que isso. Se têm sombra estás a perder os dois painéis e no inverno depois desta hora já está a cair a produção. Já esteve ligeiramente superior mas pouco mais. Talvez 100W. Mas está já a diminuir.

Se a orientação é Este então o teu pico já passou à mais tempo. Oeste nunca vai ter um pico muito grande.
 
Sei que até às 10h, 2 painéis tem sombra de um pinheiro, mas depois disso o sol sobe e já não há esse problema... Agora, 13,20h nem chega a 600w.
Claramente tens um problema na instalação (seja erro do instalador ou falha de hardware). Sendo uma instalação nova, deveria ser o instalador a ir aí resolver o problema.
 
Os painéis tem todos a mesma orientação? Estão montados com micro-inversores ou estão todos no mesmo inversor?
Sim todos a mesma orientacao, instalados em 2 filas.
Claramente tens um problema na instalação (seja erro do instalador ou falha de hardware). Sendo uma instalação nova, deveria ser o instalador a ir aí resolver o problema.
Espero bem que o instalador venha acabar o seu trabalho.
Coloquei exatamente 8 paineis para tentar ter producao superior no inverno, pois o instalador dizia que 5 ou 6 chegavam. E também porque a orientação não a sul mas a sudeste.
Como o instalador ainda nao finalizou o trabalho, estamos a aguardar que a e-redes venha passar de trifasico para monofasico. Infelizmente o instalador tinha se comprometido a fazer isso, mas chegada a hora de o fazer resolveu roer a corda. Sei que o inversor tem um firmware para actualizar.
Aguardemos mais uns dias.
 
Última edição:
Ora aí deverá estar a origem da fraca produção. Tens instalação trifásica mas o inversor instalado é monofásico. Logo o inversor ficou ligado apenas numa fase, e a sua produção fica limitada consoante o consumo que tens nessa única fase. Suponho que ainda não esteja a ser injetado na rede o excedente de produção, logo ele limita a produção ao consumo da casa (da fase neste caso).
 
Já pagaste o trabalho?
Apenas parte. Totalidade quando estiver tudo em conformidade.
Ora aí deverá estar a origem da fraca produção. Tens instalação trifásica mas o inversor instalado é monofásico. Logo o inversor ficou ligado apenas numa fase, e a sua produção fica limitada consoante o consumo que tens nessa única fase. Suponho que ainda não esteja a ser injetado na rede o excedente de produção, logo ele limita a produção ao consumo da casa (da fase neste caso).
Como leigo, ate acredito. Embora nao entenda. Mas curiosamente o instalador deixou o meter ligado mas sem a pinca por ser trifasico. Eu ha dias coloquei a pinça na fase onde o inversor esta ligado. Pode ser realmente isso. Vamos ver. Posso sempre voltar a tirar a pinça, e testar. A configuracao do inversor esta em injeção zero, pois estou para adquirir uma bateria e nao quero pagar a producao.
Amanhã tentarei testar, quer retirando a pinça do meter quer abrindo a injecçao.
 
Última edição:
Viva. Hoje estive a falar com a goodwe. Fizeram actualizacao do firmware.
Entretanto ja percebi o problema. Acontece exatamente aquilo que foi referido atras. Como esta configurado para injeccao 0, o inversor faz um balanceamento entre os consumos e a producao necessaria. Estive a fazer testes, e por exemplo ligando os ac a producao sobe em sintonia com o consumo. Testei com outros equipamentos.
Agora aguardo a alteracao para monofasico e a chegada de 1 bateria.
Obrigado a todos.
 
Back
Topo