Painéis Fotovoltaicos

@as13 @Jocazeze Obrigado pela dica! Também é a ideia que tenho. Essas empresas grandes provavelmente vendem material desatualizado a preços altos.

Mas relativamente ao fundo ambiental, a que se refere isto então?
https://www.fundoambiental.pt/apoio...icios/02c13-i01-programa-vale-eficiencia.aspx

Reparo que diz:
Informa-se todos os interessados que o Programa Vale Eficiência continuará a receber candidaturas até ao dia 31 de março de 2023, mantendo-se a plataforma disponível em 2023 até à referida data.

Eu estou ligado à rede como é óbvio. O que queria dizer é que com a bateria, se tiver a bateria carregada, primeiro vai buscar à bateria.
Não pretendo desligar-me da rede :D

Estou a pensar iniciar-me neste mundo (provavelmente através da EDP), mas a minha questão é simples.

Gostaria de ter uma bateria para armazenar e depois ir buscar quando há falhas de energia que por aqui existem com alguma frequência.

É possível isto?
É que já li por aí que se não houver energia na rede, não consigo usufruir da electricidade, apesar de ter bateria.

Vais precisar de uma "backup box" como as que a Huawei tem para poderes ter energia quando a rede falha. Não sei se funciona com inversores e baterias de outras marcas.

Estou a pensar iniciar-me neste mundo (provavelmente através da EDP), mas a minha questão é simples.

Gostaria de ter uma bateria para armazenar e depois ir buscar quando há falhas de energia que por aqui existem com alguma frequência.

É possível isto?
É que já li por aí que se não houver energia na rede, não consigo usufruir da electricidade, apesar de ter bateria.
Primeira dica e mais importante não pedir orçamentos a EDP e similares.
Segunda dica verificar na tua zona quem são os instaladores que tenham boas referencias e pedir vários orçamentos.
Terceira dica verificar os gastos que tens por mês no consumo de energia e ver se compensa adquirir baterias (pois esse investimento é enorme).
Só para teres ideia se te instalarem um inversor da Huawei e quiseres uma bateria (acho que só a Huawei dão) o primeiro modulo que é mais caro custa cerca de 3500 euros (5kwh).

É possível isto?

Primeira dica e mais importante não pedir orçamentos a EDP e similares.
Segunda dica verificar na tua zona quem são os instaladores que tenham boas referencias e pedir vários orçamentos.
Terceira dica verificar os gastos que tens por mês no consumo de energia e ver se compensa adquirir baterias (pois esse investimento é enorme).
Só para teres ideia se te instalarem um inversor da Huawei e quiseres uma bateria (acho que só a Huawei dão) o primeiro modulo que é mais caro custa cerca de 3500 euros (5kwh).

Respondendo o que sei.
Os inversores são menos inteligentes do que seria de esperar. Perfeito era terem a flexibilidade de ajustar coisas que deviam ser simples, por exemplo, carregar às 6H da manha a bateria em determinados casos dependendo da previsão meteorológica. Mas respondendo à questão, é possível colocar as baterias no modo que vou designar como UPS mas o consumo que daí decorre não compensa. As baterias vão-se degradar mais rapidamente e se têns uma capacidade pequena ainda vais ficar com menos capacidade disponível.

Sobre as baterias e inversores dizer que na escolha devem saber que marcas de baterias suportam e os preços. É um facto que o investimento em baterias é mais difícil de justificar e deve ser bem pensado. Mas tem algumas vantagens como já disse aqui algumas vezes. Em picos de consumo durante o dia, consomem da bateria e não vão à rede e poderem ultrapassar o consumo contratado sem terem problemas desde que tenham energia nas baterias. Eu comprei 2x3,5Kwh por 2700 e qualquer coisa euros. Muito inferior aos 3500€ por 5kwh da Huawei que o @tualoucura colocou.
Optei por Goodwe porque permitia colocar baterias Pylontech que eram as mais baratas e até agora tudo bem.

Mesmo assim 7Kwh não dá para muito mas permite-me ter consumo zero em bastantes dias. Mas quando falta a luz fico sem eletricidade na mesma :(. Ainda bem que vivo numa "grande cidade", porque não é assim tão incomum como seria de esperar.

Resumindo, a resposta se é possível usar como "UPS" é sim, se compensa é não e degrada muito a bateria e vai consumir bastante da mesma.

Caro
Reforço o que aqui foi dito pelo colega Metro. Fiz a mesma opção, inicialmente sem baterias e 3 meses depois com 1 bateria de 3.5. Nota-se que na teoria a coisa funciona, na pratica é o que foi referido, se 7 são curos 3,5 é curtissimo. Mas já vai dando, penso eu alguma poupança. Ainda não tive faturas desde que tenho a bateria, tenho fatura bimensal.
Quanto a ter eletricidade quando a rede vai abaixo, sim como foi dito é possivel, ter o chamado backup, mas para isso ainda são precisas mais baterias e claro que terias que optar por escolher o que receber a energia das baterias, por exemplo os frigorificos e/ou certos circuitos de iluminação, etc...

Bom dia,
Tenho estado a avaliar as diferentes opções de instalação e as minhas preocupações caem sobre ter um telhado plano, uma ligeira inclinação para ESTE (2º), com painel sandwich, a casa é alta e ainda faz bastante vento no inverno.

Sendo que não existem qualquer possiblidade de sombra, várias lojas e técnicos aconselharam a colocar na horizontal juntos aos paineis sandwich para fica mais seguro, dizem que a perca será de cerca 10%. Com o dinheiro da estrutura compraria mais 1 painel. (Não é a minha previsão mas tb fico com mais espaço para colocar mais no futuro)

Estive a fazer a simulação no globalsolaratlas.info e parece concordar com esta opção:
-Inclinação 32º - 2 kWp => 3.176 MWh/ano (segundo o site a inclinação ideal na minha zona)
-Inclinação 0º - 2 kWp => 2.774 MWh/ano (perda de 12%)
-Inclinação 0º - 2.5 kWp => 3.468 MWh/ano

O acham desta situação, ter os paineis na horizontal para apostar na segurança?

Atencao que essas perdas sao medias e os valores serao completamene diferentes no verao e no inverno (sol mais baixo, menos horas de luz, e quando mais usamos a electricidade)

Bom dia,
Tenho estado a avaliar as diferentes opções de instalação e as minhas preocupações caem sobre ter um telhado plano, uma ligeira inclinação para ESTE (2º), com painel sandwich, a casa é alta e ainda faz bastante vento no inverno.

Sendo que não existem qualquer possiblidade de sombra, várias lojas e técnicos aconselharam a colocar na horizontal juntos aos paineis sandwich para fica mais seguro, dizem que a perca será de cerca 10%. Com o dinheiro da estrutura compraria mais 1 painel. (Não é a minha previsão mas tb fico com mais espaço para colocar mais no futuro)

Estive a fazer a simulação no globalsolaratlas.info e parece concordar com esta opção:
-Inclinação 32º - 2 kWp => 3.176 MWh/ano (segundo o site a inclinação ideal na minha zona)
-Inclinação 0º - 2 kWp => 2.774 MWh/ano (perda de 12%)
-Inclinação 0º - 2.5 kWp => 3.468 MWh/ano

O acham desta situação, ter os paineis na horizontal para apostar na segurança?

Mesma situação num futuro próximo.

Vejo desde colocar blocos/lancis de betão (+80Kg por "perna") a fixar directo (o meu construtor não gostou da ideia e eu não gosto do comprimento dos parafusos de fixação....
) ou um misto com fixação nas extremas/remate da laje.

As resposta também não tenho. Sendo que eu vou ter duas inclinações da sandwich, como no vídeo.

Tens de ver tb o que suporta (peso) o teu sandwich. Portanto boa sorte:o

* Aparafusado como está no vídeo (nos "cavalos"), não há perda de garantia.

Última edição:
Hoje a EDP veio bater-me à porta para me tentarem vender painéis solares e disseram-me que está em curso um novo plano de fundo ambiental que ajuda no pagamento dos mesmos.

Alguém sabe onde posso ler um resumo das condições disto?

Pois também estou com essa questão, no site oficial do fundo ambiental já não tem disponíveis as inscrições, só do tal Vale Eficiencia (para tarifa social).
Por tanto vou aguardar que reabram as candidaturas (não sei sinceramente se vão abrir, mas existe dinheiro do PRR para isso)

Atencao que essas perdas sao medias e os valores serao completamene diferentes no verao e no inverno (sol mais baixo, menos horas de luz, e quando mais usamos a electricidade)
Isso é verdade, por isso é que só considero colocar se aparecer o FA. Tb como estou em casa em teletrabalho posso aproveitar o dia para mais gastos.

Back