Painéis Fotovoltaicos

Basicamente sim. Continuo a ter excedente de produção e estou a vender. Quando vier o calor mesmo aí veremos. As baterias de 5KWh estão mais acessíveis e neste momento compensam em relação às de 3,5. Mas não planeio gastar mais dinheiro. Até pelo que no inverno percebi que nem a capacidade atual consigo carregar.

Existem dois periodos do ano em que não preciso de aquecimento nem de arrefecimento. Por isso vamos ver. A ideia completa passarei a ter quando fizer um ano completo de painéis com baterias. Tive uma altura apenas com painéis que não é a mesma coisa.

Mesmo para fazer contas ao que se vende não as posso fazer como alguém que não tem baterias, porque a primeira parte do excedente é usado para carregar as baterias...
 
Caro Metro

De acordo com tudo. Eu sou capaz de avançar para a 2 bateria mais tarde, talvez final do verão, vamos ver a evolução dos preços.
Quanto há venda de excedentes ainda ando confuso com as "obrigações fiscais", nomeadamente com o abrir atividade e o ter que fazer declarações. Será fácil para quem está dentro do assunto. Eu uma vez fiquei escaldado com atraso de uma declaração de IVA... Não quero repetir.
 
Olá, uma questão para quem instalou painéis com a EDP: algum de vocês já mudou de comercializador posteriormente? No apoio a cliente disseram que ia perder acesso à app EDP Solar (que mostra a produção e consumos em tempo real). Há alguma alternativa? Tiveram mais algum problema para além disso?

Outra questão, em relação à venda de excedente. Agora basta abrir atividade e declarar no anexo B no IRS, certo? O comercializador passa a fatura, e é isento de IVA e imposto sobre rendimento para baixos valores, penso.
 
Olá, uma questão para quem instalou painéis com a EDP: algum de vocês já mudou de comercializador posteriormente? No apoio a cliente disseram que ia perder acesso à app EDP Solar (que mostra a produção e consumos em tempo real). Há alguma alternativa? Tiveram mais algum problema para além disso?

Outra questão, em relação à venda de excedente. Agora basta abrir atividade e declarar no anexo B no IRS, certo? O comercializador passa a fatura, e é isento de IVA e imposto sobre rendimento para baixos valores, penso.
coloca um Shelly EM com uma pinça extra e tens consumo da casa e dos paineis por uns 60€ (monofasico)
 
Viva. Gostava de ter opinioes de quem tem paineis a mais tempo. Tenho alguns paineis instalados, desde janeiro. Nestes diad tem produzido que chega e sobra para os consumos, mas claro apenas durante algumas horas. Nao podendo ter a melhor orientacao possivel, sul estao virados um pouco a nascente, sendo que a partir da 16/17 horas deixam de apanhar sol diresto. A minha questao e se acrescentar alguns paineis, 3/4, noutra das aguas, neste caso mais a poente, poderei prolongar mais algumas horas a producao, ja qie estes terao luz solar dircta ate as 20h? Tenho apenas uma das mppt ocupadas.
 
Viva. Gostava de ter opinioes de quem tem paineis a mais tempo. Tenho alguns paineis instalados, desde janeiro. Nestes diad tem produzido que chega e sobra para os consumos, mas claro apenas durante algumas horas. Nao podendo ter a melhor orientacao possivel, sul estao virados um pouco a nascente, sendo que a partir da 16/17 horas deixam de apanhar sol diresto. A minha questao e se acrescentar alguns paineis, 3/4, noutra das aguas, neste caso mais a poente, poderei prolongar mais algumas horas a producao, ja qie estes terao luz solar dircta ate as 20h? Tenho apenas uma das mppt ocupadas.
sim, desde que seja ligado noutra porta do inversor ou num novo
é assim que se deve fazer e nao montar estruturas perigosas e feias, a solução deve ser sempre mais modulos.
 
Hoje recebi um sms da e-redes a notificar de um "re-agendamento" de uma visita técnica. Como não tinha nenhum agendamento, pensei que era spam. Decidi ligar e afinal vão trocar o contador que já é inteligente por outro. Alguém fez asneira, porque trabalho a duplicar não faz qualquer sentido. Se fizerem isto a todos os clientes vai ser engraçado. Disseram que não ia pagar nada.
 
Hoje recebi um sms da e-redes a notificar de um "re-agendamento" de uma visita técnica. Como não tinha nenhum agendamento, pensei que era spam. Decidi ligar e afinal vão trocar o contador que já é inteligente por outro. Alguém fez asneira, porque trabalho a duplicar não faz qualquer sentido. Se fizerem isto a todos os clientes vai ser engraçado. Disseram que não ia pagar nada.
Pode ser só uma unidade defeitosa?
O meu está a trabalhar quase há 1 ano sem problemas...
 
Hoje recebi um sms da e-redes a notificar de um "re-agendamento" de uma visita técnica. Como não tinha nenhum agendamento, pensei que era spam. Decidi ligar e afinal vão trocar o contador que já é inteligente por outro. Alguém fez asneira, porque trabalho a duplicar não faz qualquer sentido. Se fizerem isto a todos os clientes vai ser engraçado. Disseram que não ia pagar nada.
Nao pagamos de uma maneira, pagamos de outra, mensalmente em suaves mensalidades. Eles asneiram, os clientes pagam...
 
Sim. Basicamente o que está a acontecer é que sem querer o número de painéis que tenho quando há sol chegam para carregar as baterias e estas dão para aguentar o consumo nesta altura. No verão o cenário deve mudar. No ano anterior não tinha baterias.

Já me passou pela cabeça que desconfiam que terei mais capacidade instalada do que a que declarei, mas se é isso estão com azar.
 
Sim. Basicamente o que está a acontecer é que sem querer o número de painéis que tenho quando há sol chegam para carregar as baterias e estas dão para aguentar o consumo nesta altura. No verão o cenário deve mudar. No ano anterior não tinha baterias.

Já me passou pela cabeça que desconfiam que terei mais capacidade instalada do que a que declarei, mas se é isso estão com azar.
Como sabes tenho sistema similar, apenas com uma bateria. Nestes dias sem nuvens em 2/3 horas a dita fica carregada a 100%. A noite da muito jeito. Todavia como a orientacao nao e a ideal, mesmo agora depois das 17,30h os paineis ja pouca luz recebem. No inverno sera pior. Ando a analizar se coloco mais paineis na outra agua ( ou os redistribuo) fazendo uma 2 string, ou se invsto numa 2 bateria, que como dizes no inverno nem deve carregar. Tambem estou a fazer as analises que referes, mas temos que dar tempo para gerar dados para analizar. Cumprimentos.
 
No inverno já percebi que não faz sentido ter mais baterias. No verão falta saber, no meu caso. Ainda não estou a necessitar de ar condicionado. Como tenho os painéis orientados a sul, no inverno com sol o aproveitamento é bom, o mês de dezembro é que foi pior do que o habitual. Penso que não é um dezembro para se comparar. Pelo menos, à dois anos não tenho memória de ter sido assim.

Dito isto, com um inversor mais inteligente, o que estou a dizer até seria falso. As baterias seriam carregadas a partir da rede em momentos de tarifa mais barata, mas não é com este inversor.
 
A ideia que tenho é que qualquer alteração significativa do perfil de consumo (para menos) vão andar a trocar contador, por vezes várias vezes....será como os contadores da água. Senão houver consumo ou muito pouco, passam a vida a chatear
 
Da minha parte não posso fazer nada. Que gastem dinheiro a mudar o contador então, se acham que é a solução. Está tudo conforme declarado.
 
Ja foram fazer a mudanca do dito contador? Se for por desconfiarem de qualquer coisa e porque de repente o cliente passou a gastar menos, tem muito a visitar...ventao eles nao sabem que o cliente instalou paineis, quanto consome e quanto injecta!!!
Ai ha outra coisa. Boa sorte.
 
Está marcado para dia 15. Não só sabem, como estou a vender o excedente e está a funcionar. Já ganhei 2€ com a venda :D
Estava a pensar ir para a Tailândia com tanto dinheiro.
 
Back
Topo