Painéis Fotovoltaicos

Está marcado para dia 15. Não só sabem, como estou a vender o excedente e está a funcionar. Já ganhei 2€ com a venda :D
Estava a pensar ir para a Tailândia com tanto dinheiro.
Aconselho antes vietmane, e mais em conta... sao uns tretas. Estas a vender a que empresa?
Nestes dias quanto tempo tem levado as baterias a carregar e descarregar? A minha ja chegou a carregar em 2,30h, mas geralmente sao 3 horas que estiver sempre limpo. O mesmo a descarregar, para fazer o jantar, a usar placa de inducao, microondas, e os restantes aparelhos normais.
Estou a fazer analises agora, para decidir se daqui a 1 ano (quero ver comportamento no inverno) decidir se meto mais paineis na outra agua, ou se vou para 2 bateria. A conta da electricidade baixou bastante, mas a do gas deu um valente pulo... mesmo assim estou a poupar. Em breve serei eu a ir a tsilandia. Cumprimentos
 
energia simples. Não tenho visto o tempo que demoro a carregar. Porque depende quanto sobra do dia anterior. Estes dias também não são exemplo porque não é necessário ar condicionado. E isso também depende do apartamento e do número do agregado familiar. Demasiadas variáveis para tirar conclusões.

Por aqui a fatura também caíu bastante. Os painéis a menos que haja uma catástrofe vão durar mais 24 anos, por isso têm muitos anos para se pagar.
 
Preciso da vossa ajuda.

Estou prestes a fazer a instalação de uns painéis (mais de 4kW) e preciso de um cartão GSM para o contador. Qual é o cartão/tarifário que têm usado?
 
Mistério desfeito. O display do contador estava avariado. Aparentemente à 15 dias que não havia comunicações do meu lado e não seria só por não ter grandes consumos, era mesmo por avaria. Trocaram o contador por um novo. Kaifa MA109H e colocaram um cartão SIM.O eletricista não sabia de custos e eu claramente tenho uma instalação abaixo de 3kW.

@V_twelve eu não sei se é o cliente que tem que disponibilizar o cartão SIM depois desta experiência. Ou será no caso de terem mais do que 4? Não faço ideia. Se não estivesse a ver a instalação não sabia que tinham colocado o cartão.
 
Instalações acima de 4kWp (potência dos painéis, não do inversor), obriga a instalações de contador e o tal cartão gsm para comunicar as leituras.

Não sei se os tarifários são iguais em todas as operadoras, mas acho que sim e terá um custo prai de 4€ por mês. Indo a uma loja e pedindo um cartão M2M (machine to machine) para comunicar o fotovoltaico eles normalmente sabem o que é.
 
Caro metro
Acho muito estranho essa instalacao do cartao Sim. Tanto quanto sei, e foi muito discutido quando em janeiro o instaladorveio acabar o trabalho, esse cartao tem que existir para o caso de mais de 4kw do inversor. E e pago pelo cliente mensalmente.
Muito estranho o que relatas...
 
Se me começarem a cobrar isso, vamos ter uma reclamação. Não pedi, não tenho 4 kW nem nunca vou ter.
 
Só convida a injecção zero e a declarar nada....burocracia, SIM's a pagar para um cheirinho a mais de potência (mesmo que não se pretenda vender). Espetáculo.
 
Se me começarem a cobrar isso, vamos ter uma reclamação. Não pedi, não tenho 4 kW nem nunca vou ter.
Não terás custos, esse cartão associado ao teu contador de consumo é para a e-redes enviar as leituras e fazer o net metering. Eventualmente a tua zona, ainda não deve estar preparada para o efeito, e daí a troca. No meu caso aconteceu exatamente o mesmo!

Não confundir com contador de produção, que aí sim como referido, é obrigatório para instalações superiores a 4kW e os custos tanto do contador, bem como do cartão são assegurados pelo cliente.
 
@fonsecaxd obrigado pela informação. Eu depois dou feedback. Confirmo que foi a e-redes que colocou. Mas a troca do contador, foi como referi e eu realmente também pude ver. O mostrador estava desligado. Ele tinha mesmo avariado.
 
Não é ter razão ou deixar de ter .. é assim que funciona.
Se na tua zona a rede PLC não estiver activa colocam um SIM para fazer as contagens automaticas via GSM.
 
Tinha que estar a comunicar algo, porque recebi a fatura depois de ter mudado de fornecedor. Fiz toda a mudança online. Achei o consumo excessivo mas ok. 39 kW em 14 dias. Tenho sempre chegado ao dia seguinte ainda com bateria. Esperava ter gasto zero kW.

Atualmente está a compensar mudar para um tarifário indexado ao OMIE. Quando mudar, muda-se novamente.
 
Caro Metro
Se fores a tua area da eredes, como tens la os consumos? Estao diariamente ou tem facturado por estimativas ? Parece me que para alem do visor estragado, algo mais passou, mas nao me parece que seja a falta de comunicacao. O tempo ira esclarecer as coisas.
 
Caro futuro
Claro que estarei relaxado. Mas infelizmente vejo tanta incompetencia ( da eredes a vir a minha casa 4 vezes para trocar o contadoe e quando o fizeram ter de no dia seguinte chamar o piquete por as ligacoes apresentarem grave risco, incendio, para toda a casa e instalacao) que a minha reação normal seja mesmo estar sempre de pe atras.
 
Mais de 4kW instalados sem o contador extra/cartão whatever é possível. Declara-se 4kW e limita-se a saída para a rede (se pretenderem vender....ou oferecer) aos ditos 4kW.
 
@Jocazeze eu fui verificar e tenho consumos todos os dias. Parece que não estaria completamente avariado o contador. Fico confuso.
Esperava ver zero uma serie de dias.
Objetivamente o visor estava completamente apagado. Isso eu confirmei. Portanto havia algo errado.
 
Alguém usa um Easy HAN ?

edpbox4.jpg
tambem procuro informações sobre isso por acaso, se esse sistema ou o da EOT
 
Back
Topo