Painéis Fotovoltaicos

Acham que esses pacotes da edp não compensam mesmo para alguém que trabalhe a partir de casa e esteja em casa durante o dia e tenha oportunidade de utilizar as maquinas de lavar roupa/loiça, cilindro de aquecimento de água, fogão elétrico, etc durante o dia? Estou tentado a colocar painéis solares e a vantagem da edp é o facto de não ter que fazer o investimento e pagar logo tudo a pronto como teria que fazer se fosse a outra empresa.
Podes sempre pedir orçamento a outras empresas e perguntar se tem facilidades de pagamentos.
 
Acham que esses pacotes da edp não compensam mesmo para alguém que trabalhe a partir de casa e esteja em casa durante o dia e tenha oportunidade de utilizar as maquinas de lavar roupa/loiça, cilindro de aquecimento de água, fogão elétrico, etc durante o dia? Estou tentado a colocar painéis solares e a vantagem da edp é o facto de não ter que fazer o investimento e pagar logo tudo a pronto como teria que fazer se fosse a outra empresa.
Quando pus à uns anos um pacote da EDP fi-lo porque além de poder ir pagando suavemente no tempo, na altura davam um desconto de 10% na fatura (todo o valor) por 2 anos e por ex. no Inverno só isso pagava os painéis. Ainda ofereciam o Re:dy (mensalidade e equipamento), pelo que apesar de ser mais caro do que outra empresa, com tudo somado compensou-me mais a EDP.
Sem oferta de 10% na fatura não me parece que compense.
 
Qdo meti os meus 6 painéis.. pela EDP só tinha metido 3 pelo mesmo preço
Pelas minhas análises e propostas, pela EDP, e outras similares, em termos líquidos, vulgo €€€, até talvez não fique mais caro, mas quando vamos comparar com os equipamentos propostos e até a segurança da instalação ( só lhe damos valor quando as coisas correm mal) nem tem comparação!!! Lamento dizer mas enganam há força toda...
 
Nas minhas traseiras há um vizinho que tem 22 painéis, já há bastante tempo. Acho que n e autoconsumo, e mesmo para produção e venda. Penso que este tipo de instalações já deu dinheiro, agora vale mais o autoconsumo. No caso dele a orientação também não e a sul, e mesmo na direção da minha água mais pequena a triangular...tem uma estrutura enorme no telhado. Tudo com microinversores... Tecnologia mais antiga. Cumprimentos.
 
Se venderes indexado ao preço da energia, ganhas conforme a energia, tenho amigos que venderam a 0,20€ o kwh em alguns meses, a média acho que foi de 0,12 até agora. Sei que vejo muita gente a meter painéis em excesso para vender
 
O que devo saber e ter cuidado ao pedir orçamentos para instalação de painéis solares?
Seria para autoconsumo. Tenho um limite de 2000.00 Euros.
Já tenho um para aquecer água, mas ainda tenho muito telhado para aproveitar.
 
O que devo saber e ter cuidado ao pedir orçamentos para instalação de painéis solares?
Seria para autoconsumo. Tenho um limite de 2000.00 Euros.
Já tenho um para aquecer água, mas ainda tenho muito telhado para aproveitar.
Assim de repente:

- a potência de cada painel e do inversor
- se está incluída estrutura triangular
- se o inversor é híbrido (preparado para baterias)
- se está incluído o registo na DGEG e apoio futuro na candidatura ao Fundo Ambiental
 
Sei que vejo muita gente a meter painéis em excesso para vender

Seria para autoconsumo. Tenho um limite de 2000.00 Euros.

Eu vou pegar nestes dois pontos para partilhar um pouco mais da minha experiência, não tendo nenhuma ainda no inverno, quando seria óptimo ter excesso para aquecimento.

Os painéis em excesso é muito subjetivo porque a pergunta que me ocorre de imediato é em que altura do ano é que estamos a falar e que tipo de casa e conforto é que as pessoas procuram. Eu tenho 6 painéis de 460W virados a sul e duas baterias num total de 7KWh. Se elas carregarem a 100% dá para o consumo das 24H. Ou seja, as baterias "aguentam" o consumo desde que a produção é insuficiente e portanto começa a gastar da bateria ainda antes do anoitecer até ao dia seguinte. Mas hoje que já não choveu pouco passaram dos 50%. Em teoria 6 painéis é excesso de painéis. O meu consumo médio são menos de 500W. O consumo maior é às refeições. mas ao almoço a produção havendo sol será sempre relativamente elevada.

Atendendo à construção que temos a energia solar é uma mais valia sem dúvida mas ou têm uma moradia ou para quem tem apartamentos vai ter muita dificuldade. Eu quando vejo a área que ocupam 6 painéis e vejo que os telhados virados a norte podem ser excluídos da equação é complicado. O mesmo para telhados, este/oeste. Vão ter que dividir.

Pensar em vender, se depois fizerem contas ao consumo fora das horas de produção não estou a ver muito retorno. A menos que tenham mesmo muita área e capital inicial. Mas há que contar que o preço pode descer...

@psyched com esse limite eu planeava o inversor, sabia a área que tinha, a orientação do telhado, se era boa ou não, colocava calhas se possível para no futuro poder colocar mais painéis. Se chegar seria apenas colocar mais painéis no futuro.
Porque os painéis ao fim de 20 anos ainda vão produzir 80% do que produzem quando novos. Têm muitos anos para dar retorno. O investimento está garantido.

Mesmo que apenas produzas 100W e estejas a gastar 500W, só estás a ir buscar à rede 400W. Multiplica isso pelas horas todas e é sempre a poupar. Cá em casa, as máquinas de lavar roupa nunca mais se pagou eletricidade. Eu apenas tento alertar que as contas dos painéis nãos e pode fazer por 460x6=X porque nunca vão produzir X e muitos dias podem nem produzir 10% do previsto porque está a chover ou muito nublado.
 
Assim de repente:

- a potência de cada painel e do inversor
- se está incluída estrutura triangular
- se o inversor é híbrido (preparado para baterias)
- se está incluído o registo na DGEG e apoio futuro na candidatura ao Fundo Ambiental
Já agora, garantias e quem as då, o instalador, o representante ou o fabricante!!!
Vê as orientações do telhado e vê qual a melhor, com menos sombras,...
No Facebook há um grupo próprio. Aconselho a dares uma consulta.
 
Última edição:
Caros
A propósito do que o @Metro escreveu e bem, eu terei o meu sistema instalado na próxima semana. Depois de muito pesquisar, pedir orçamentos a muitas empresas, decidi colocar um shelly em e medir os meus consumos. Isto com a informação que entretanto tive da e-redes, permitiu me calcular que 6 painéis seriam suficientes para a mina casa e consumos ( moradia grande de vários pisos). Assim e não tendo o telhado ideal (água virada a sul) pensei nas duas strings, mas infelizmente as outras águas eram sujeitas a sombras de chaminés (minhas e do vizinho), e o inversor também me apresentava algumas condicionantes ( só iria funcionar com um mínimo de 5 painéis ou seja total de 10 painéis).
Deste modo optei por colocar 8 painéis, tendo assim folga, tal como foi dito raramente tem 100% de eficácia. Certamente terei excesso nos bons dias (primavera e verão) e sentirei um pouco menos a menor capacidade produtiva dos mais dias (inverno e outono).
Cumps
 
Caros
A propósito do que o @Metro escreveu e bem, eu terei o meu sistema instalado na próxima semana. Depois de muito pesquisar, pedir orçamentos a muitas empresas, decidi colocar um shelly em e medir os meus consumos. Isto com a informação que entretanto tive da e-redes, permitiu me calcular que 6 painéis seriam suficientes para a mina casa e consumos ( moradia grande de vários pisos). Assim e não tendo o telhado ideal (água virada a sul) pensei nas duas strings, mas infelizmente as outras águas eram sujeitas a sombras de chaminés (minhas e do vizinho), e o inversor também me apresentava algumas condicionantes ( só iria funcionar com um mínimo de 5 painéis ou seja total de 10 painéis).
Deste modo optei por colocar 8 painéis, tendo assim folga, tal como foi dito raramente tem 100% de eficácia. Certamente terei excesso nos bons dias (primavera e verão) e sentirei um pouco menos a menor capacidade produtiva dos mais dias (inverno e outono).
Cumps

Boa! Fico feliz por finalmente avancares. Não te vais arrepender. Qdo tiveres cpe de produção podes começar a vender.

Gosto de ver cada vêz mais painéis instalados e a capacidade não só de poupança mas TB de um planeta melhor. Com a duração dos painéis, mesmo que o processo de produção não seja ecológico ( desconheço o processo) acho que realmente é um passo certo
 
Atendendo à construção que temos a energia solar é uma mais valia sem dúvida mas ou têm uma moradia ou para quem tem apartamentos vai ter muita dificuldade. Eu quando vejo a área que ocupam 6 painéis e vejo que os telhados virados a norte podem ser excluídos da equação é complicado. O mesmo para telhados, este/oeste. Vão ter que dividir.

Eu já vivi num condomíno que era constituído por 3 prédios, e na altura das "vacas gordas" (aka Socratistão) da instalação de painéis solares para venda de eletricidade lembro-me de que a administração do condomínio decidiu "investir" 15k na instalação de painéis fotovoltaicos.
Certo é que 3 anos depois, entre venda de eletricidade e o que se poupou em facturas da EDP estava o investimento pago, e a partir daí foi apenas lucro.
Portanto, a instalação de painéis fotovoltaicos em prédios de apartamentos também tem tudo para ser atractiva!
 
A instalação em prédios normalmente é partilhada...a vantagem de uma moradia (principalmente se for nova; já "arranjada" para o efeito) é ter a hipótese de independência energética doméstica o ano inteiro com tudo elétrico (menos a churrasqueira:D).

Agora leio aqui é relatos de consumos muito baixos. Eu tenho 6 painéis (ok são 250W cada já com 6 anos) no trabalho em autoconsumo e isso só me limpa 20-40€ na conta mensal. E na minha esfera social só conheço uma pessoa com consumos dessa ordem em casa.
 
Com a duração dos painéis, mesmo que o processo de produção não seja ecológico ( desconheço o processo) acho que realmente é um passo certo

Nem dos painéis nem das baterias, mas no que se refere aos primeiros sem dúvida que pela durabilidade não estarei a ser ingénuo se disser que pelo menos estamos a ajudar. Pelas minhas contas de merceeiro - apenas no final do próximo verão dará para ter certezas - não sei se não produzirei o mesmo que gasto no total. O défice que possa ter espero recuperar na primavera em que há muito sol e não é necessário arrefecimento especial em casa.

Portanto, a instalação de painéis fotovoltaicos em prédios de apartamentos também tem tudo para ser atractiva!

Sim se...

Se a orientação do telhado for boa, sem sombras e com espaço.
Os condóminos irem de acordo. Em muitos prédios as relações são muito complicadas entre condóminos.
Como referiram o espaço é partilhado. E se há pessoas com apartamentos alugados por exemplo não têm interesse ou não terem disponibilidade financeira. Há n razões para não se avançar.
 
Back
Topo