Painéis Fotovoltaicos

O menu de instador é exclusivo ao... instalador? Com 2 ou 3 cliques no sítio certo podes rebentar a casa toda. O que não faltam por aí são habilidosos (não habilitados).
No meu caso o meu instador dava-me acesso às definições, mas assinava um termo de responsabilidade qualquer e a garantia ia à vida.
 
O sistema Solax que tenho tem varios niveis de acesso, três.
O instalador pode dar acesso apenas a um ou dois, o terceiro já é mais virado para configuraçoes complexas que o utilizador "normal" não deverá ter acesso.
 
Olá malta! Estou aqui com umas dúvidas para os entendidos.

Instalaram-me em casa na passada quinta feira 8 painéis de 460wp com inversor de 5kw e uma bateria de 5kw também. Gostei muito da instalação e da qualidade com que tudo ficou.

No entanto a partir de sexta tive acesso à plataforma online para monitorização e o meu espanto é que a produção a qualquer momento é sempre inferior ao consumo nesse mesmo momento e assim nunca chego a mandar nada para a bateria ou para a rede. Para simplificar, no gráfico consumo vs produção quando os painéis começavam efectivamente a produzir do nada o consumo da casa começa a subir e fica sempre acima do que é produzido. Quando os painéis começam a perder eficiência o valor do consumo da casa também desce. A curva dos 2 gráficos parece paralela sendo que há sempre um buffer entre as 2 de 0, qualquer coisa kW.

Este comportamento é normal? Sabem o que pode estar errado? À 13h de sábado desliguei tudo, não tinha luzes nem equipamentos a funcionar para além do frigorífico e arca e no entanto como a produção estava muito alta nessa altura (pico de produção) o consumo estava ainda mais alto sem qualquer equipamento ligado....isto não faz sentido nenhum!

Obrigado desde já!

E quando não tens produção, como aparece o consumo de rede? Positivo ou negativo?
 
Positivo mas sempre muito baixo, abaixo de 1kWh. Só quando tenho o pico da bomba se calor a arrancar é que sobe mas depois volta a estar abaixo de 1kWh. Hoje por exemplo excelente dia de sol, produzi 15,7 kWh, tive o dia todo fora de casa e o consumo teve sempre acima da produção! Lolol
 
Positivo mas sempre muito baixo, abaixo de 1kWh. Só quando tenho o pico da bomba se calor a arrancar é que sobe mas depois volta a estar abaixo de 1kWh. Hoje por exemplo excelente dia de sol, produzi 15,7 kWh, tive o dia todo fora de casa e o consumo teve sempre acima da produção! Lolol
Nas duas primeiras vezes em que escreveste kWh, provavelmente quererias dizer kW.
 
Positivo mas sempre muito baixo, abaixo de 1kWh. Só quando tenho o pico da bomba se calor a arrancar é que sobe mas depois volta a estar abaixo de 1kWh. Hoje por exemplo excelente dia de sol, produzi 15,7 kWh, tive o dia todo fora de casa e o consumo teve sempre acima da produção! Lolol

Pela descrição deves ter uma das pinças amperimétricas mal instaladas, ou no sentido contrário (daí a minha questão) ou no fio errado.
 
Umas perguntas:

1) Quem é que vos faz as instalações? Sou da margem sul e a única loja que conheço que instala disse-me que não têm funcionários disponíveis para instalações. Onde é que posso procurar por instaladores, ou têm recomendações?

2) Algum de vocês utiliza o Home Assistant para leitura de produção dos painéis e automatizar ligar/desligar aparelhos conforme o nível de produção?
Estou a pensar comprar uns aparelhos da Shelly para esse feito.
Não gosto de soluções que ficam presas a uma marca e têm dependências de servidores externos.

3) Opiniões sobre este sistema?
Numa tabela um pouco abaixo indicam 0,54 $/Wh
https://www.kickstarter.com/project...irst-plug-and-play-home-energy-storage-system
 
2) Algum de vocês utiliza o Home Assistant para leitura de produção dos painéis e automatizar ligar/desligar aparelhos conforme o nível de produção?
Estou a pensar comprar uns aparelhos da Shelly para esse feito.
Não gosto de soluções que ficam presas a uma marca e têm dependências de servidores externos.

Eu tenho o Homeassistant para monitorizar até agora. A parte de automatização, os ar condicionados são muito antigos pelo que não investiguei muito. Era o que fazia mais sentido. Mas não tenho a abundância energética com 6 painéis que gostaria de ter.

No início do ano estão anunciados uma serie de updates de equipamentos para Matter: https://www.theverge.com/22787729/matter-smart-home-standard-apple-amazon-google pelo que vou esperar. Philips Hue, Apple TV e muitos outros vão ter upgrade de firmware para Matter. Veremos se vai funcionar mesmo ou se a montanha pariu um rato.
 
Viva
Caro Serguinho33
Sei que estas coisas não se podem comparar, cada caso é um caso, mas também instalei
recentemente 8 paineis de 465W, com inversor de 5Kw. Apenas ainda não meti a bateria. Infelizmente o instalador não se portou tao bem como no teu caso. Ando há 3 semanas a aguardar que venha acabar o serviço, isto é alterar para monofasico a minha rede, e colocar o medidor amperimetrico no cabo.
Mas o que me está a surpreender é a produção que referiste. Eu nestas 3 semanas nunca me passou dos 11Kwh ... Talvez não tenha a mesma incidência que no teu caso (sei que a orientação não é exatamente a sul), etc...
Mas em breve vou comprar também uma bateria.
Deves ter o medidor mal ligado. Já pensaste em colocar também um Shely EM para confirmar dados, produção e consumo ?
 
Obrigado pelo vosso feedback malta. Tou a reunir as vossas sugestões para depois discutir com os técnicos quando eles vierem cá está semana que vem. Espero que o problema fique resolvido e é uma pena que os últimos dias quase que de certeza que conseguia ser autosuficiente, tenho produzido sempre acima dos 15kW e dava de certeza para sustentar a casa e carregar a bateria para o resto do dia e noite.

Vamos ver se o sistema fica como deve de ser para a semana.
 
Back
Topo