Painéis Fotovoltaicos

Já tenho o contrato ativo. Vamos ver quanto é que isto vai render.
E como fizeste? Com as duvidas todas que tem surgido depois da nova lei, desde ter de abrir actividade ate quem emite os recibos ou que declaracoes tem o cliente de fazer.
Estas esclarecido ajuda ai a quem esta confuso?
E ja agora qual a empresa?
Obrigado
 
A empresa que instalou os painéis é que tratou da parte do licenciamento junto da DGEG. Depois foi só contactar empresas que comprem excedente (há uma lista no site da ERSE mas só meia dúzia delas é que estão a comprar atualmente) e escolher a que mais te agrada. No meu caso foi a Luzboa, que envia a papelada toda e um guia para te coletares nas finanças. Depois por aquilo que percebi eles adotam o sistema de autofaturação, em que de 3 em 3 meses te enviam a fatura e o SAFT e tu só tens de submeter o SAFT no portal das finanças.
 
OK; Obrigado pelas tuas informações.
Pelo que entendi, tiveste que abrir actividade e quando recebes esse documento declara-lo ás finanças, certo ?
O que significa essa sigla SAFT ? E tens de enviar ou apenas confirmar no efatura ?

Sorry, duvidas de quem está mesmo por fora.
 
Sim, abrir actividade são 10mn

Depois parece que há uma burocracia nova, todos os meses tens que ir ao portal. Se nesse mês.nao recebeste factura, declaras que não tiveste movimentos, se tiveste factura submetes
 
Sim, abrir actividade são 10mn

Depois parece que há uma burocracia nova, todos os meses tens que ir ao portal. Se nesse mês.nao recebeste factura, declaras que não tiveste movimentos, se tiveste factura submetes

É preciso submeter todos os meses?
Eu só submeto quando recebo a factura, de três em três meses. Não fazia ideia que era todos os meses.
 
Boas pessoal,
para concorrer ao FA é obrigatório que o inversor/microinversor esteja presente na lista de equipamentos certificados pela DGEG?

Enviaram me um orçamento com inversor da marca Hoymiles, mas nao aparece nessa lista.
 
Boas pessoal,
para concorrer ao FA é obrigatório que o inversor/microinversor esteja presente na lista de equipamentos certificados pela DGEG?

Enviaram me um orçamento com inversor da marca Hoymiles, mas nao aparece nessa lista.
Se aparecer o FA deve ser em principio obrigatório esse equipamento estar certificado. Se não estiver procura outro que esteja certificado.
 
É preciso submeter todos os meses?
Eu só submeto quando recebo a factura, de três em três meses. Não fazia ideia que era todos os meses.
recebi isto da luzboa:

Todos os produtores têm de efetuar, mensalmente, no Portal E-Fatura a comunicação da inexistência de faturação, caso não tenham emitido faturas relativas ao mês anterior.

Esta obrigação é da responsabilidade do empresário em nome individual ou do representante da empresa, podendo ser contratualizado com o Contabilista Certificado este serviço.
 
recebi isto da luzboa:

Todos os produtores têm de efetuar, mensalmente, no Portal E-Fatura a comunicação da inexistência de faturação, caso não tenham emitido faturas relativas ao mês anterior.

Esta obrigação é da responsabilidade do empresário em nome individual ou do representante da empresa, podendo ser contratualizado com o Contabilista Certificado este serviço.

Eu estou a vender à Energia Simples e só emito quando enviam a factura. Eles, passado uns dias de emitirem a factura, mandam o ficheiro Saft e aí emito. Mas isto só acontece de três em três meses.
 
Eu vi numa lista que esta em excel que está no site da DGEG..

Já agora estás satisfeito com o funcionamento dos microinversores da Hoymiles?
 
Eu estou a vender à Energia Simples e só emito quando enviam a factura. Eles, passado uns dias de emitirem a factura, mandam o ficheiro Saft e aí emito. Mas isto só acontece de três em três meses.

O que é que se faz no portal das finanças? Tenho o SAFT de uns fantásticos 1,93€ :D
 
Olá malta!

Não sei se alguém passou por algo parecido, mas cá vai: o meu pai instalou 3 painéis fotovoltaicos através da EDP em Fevereiro do ano passado. Ontem fui lá a casa e, por acaso, a conversa foi parar aí e ele disse-me que achava que a factura estava igual, e portanto a poupança era nula.

Mostrou-me a app lá dos painéis, fui ver o histórico de produção/consumos e, desde que os instalou, praticamente 100% da produção foi para a rede.

Eu não percebo grande coisa do assunto, mas qual pode ser a causa além de má instalação/configuração por parte da EDP? Há mais alguma coisa a fazer além de ligar para eles a reclamar?
 
Se 100% da produção foi para a rede é porque o consumo da casa nesse período era zero. Como é que chegaste a essa conclusão?
Porque é o que diz na app, literalmente. Não me lembro dos valores ao certo, mas tenho ideia que neste mês a produção ia quase nos 300 kWh, e apenas foram consumidos 9 e tal, o resto foi para a rede.

E é absolutamente impossível que o consumo na casa seja zero, porque é uma casa onde, durante o dia, há sempre TV ligada, máquina da loiça e roupa a funcionar mais que uma vez ao dia, etc. Daí que a única explicação seja de algum problema na montagem/configuração ou algo parecido.

Em termos das facturas, ele antes pagava à volta de 100€/mês, agora paga 150€/mês, onde os 50€ dizem respeito ao pagamento dos painéis. Ou seja, bate certo.
 
Back
Topo