Painéis Solares

Ivo12

Power Member
Boa tarde, instalei à pouco mais de uma semana um painel solar da EDP com o sistema re:dy, os custos tem sido menores, com algum controlo de horários, como por exemplo na hora de carregar os aparelhos eletrónicos desligar a box durante a noite, etc.
Como tenho visto o custo a diminuir, gostava de aumentar o numero de painéis, no entanto pelo que estive a ver, os da EDP são um pouco caros (720€ por um de 250W) vi numa loja painéis de 185W por 260€, no entanto a minha dúvida era se é possivel ligar esses painéis ao que já tenho da EDP. Se sim como o poderia fazer, e em segundo lugar, gostava de saber se alguém me pode indicar como posso instalar uma bateria no painel solar.

Obrigado pela atenção e desculpem se esta não é a melhor zona para colocar o post
 
já meti lá a minha dúvida no outro fórum, estou a aguardar.

Pelo que vejo o preço que eles praticam é um pouco elevado, por isso mesmo queria ir para outra alternativa, até ao momento tem rendido bem este sistema na minha opinião
 
Se queres investir, compra paineis de qualidade, com garantia de 10 anos, e de elevada eficiência, e não paineis do eBay..
Baterias penso que não podias ter, pelo menos para off grid não.
 
1-A EDP Comercial instalou em 2018 um painel solar na minha habitação. De referir desde logo a enorme discrepância entre os valores que simulam ao vender e a realidade medida. Com o painel a minha conta apenas subiu. Refira-se que a instalação foi feita conforme a EDP desejava, não tendo sido dada nenhuma indicação sobre proteções e/ou afins. Não menos importante será o preço de mercado dos sistemas da EDP e os da concorrência.

2-Em Maio deste ano, uma avaria na caixa da EDP exterior (ausência de neutro), incendiou-me alguns equipamentos, sem que nenhuma das proteções disparasse. A EDP distribuição reparou a situação e assumiu todos os equipamentos, sem problemas, com exceção do painel solar (que nunca chegou a verificar), alegando que o mesmo deveria estar protegido.

3-A DGEG, informa no despacho 30/2018 o seguinte:

Assim, como forma de minimizar os impactos negativos verificados, e até à publicação de “Guia da produção independente”, que decorre da Portaria n.° 596/2010, de 30 de julho, regulamento onde se devem clarificar as regras aplicáveis às proteções deste tipo de instalações de produção, determina-se:

3.1. Manter a dispensa da aplicação da proteção homopolar para as instalações de UPP ou UPAC de potência igual ou inferior a 250 kW, dotadas de inversores AC/DC com as proteções exigidas para a inclusão na lista de equipamento publicado no site da DGEG

3.2. Manter a dispensa da aplicação da proteções de interligação para as instalações de UPP ou UPAC de potência igual ou inferior a 250 kW, dotadas de inversores AC/DC com as proteções exigidas para a inclusão na lista de equipamento publicado no site da DGEG.

4-Mais estranho quando referem que a instalação solar deveria estar provida de uma proteção. Tendo a mesma sido instalada pela EDP, estamos perante uma falha grave, já que por um lado nunca fui alertado para o facto, por outro não existe nada inscrito na publicidade às mesmas, e pior ainda a falta da mesma poderá por em risco bens e vidas. Penso que esta situação deverá ser partilhada com futuros clientes. Sim, porque o Painel é EDP.

5.Uma vez mais se vê uma resposta sem nexo e evasiva da parte da EDP.
 
Back
Topo