1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Painel solar para carregar portátil

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por ciborg, 16 de Janeiro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 2132)

1. ciborg

ciborg Power Member

Olá , eu tenho andado a pensar em fazer um painel solar para carregar a bateria do portátil , só que não sei por onde começar !! Digam o k pensam sobre este tema !!:x2:
    cumpz

2. lfernandes

lfernandes Power Member

isso é porreiro mas se calhar é melhor comprar um já feito, não sei sequer se existem, em primeiro lugar tens de arranjar placas foto-voltaicas que produzam energia suficiente para o efeito. Não tenho a certeza mas aqueles carregadores de isqueiro para portáteis em princípio funcionam a voltagens de 12V portanto se arranjares placas com essa voltagem em princípio deves conseguir, agora a questão da amperagem já é outra.....

3. Malcom115

Malcom115 [email protected] Member

Sei que existe equipamento semelhante para carregamento de telemoveis outdoor. Vi no site da Vodafone a uns tempos.
    Agora... de carregar uma bateria de telemovel para a bateria de um portatil vai uma pequena diferenca. Não sei se o fazes numa dimenção.. reduzida.

4. ciborg

ciborg Power Member

Eu ja arranjei emprinicipio um painel solar de dimensões 100X75 mais oumenos so queo maior problema comqueme deparo agora e como ligar a bateria e o portátil !!:arrow:
    Cumpz fikem bem

5. Malcom115

Malcom115 [email protected] Member

Estás a escrever assim de proposito para que eu demore três vezes mais que o normal a ler o post ou estás mesmo a teclar de um portatil Acer com aquelas maravilhosas spacebars? :D

6. ciborg

ciborg Power Member

Tens razão desculpa ms e k o teclado estava com problemas :lol:!!
    Em relação a bateria a energia solar precisava de saber como e k se processava a passagem de corrente entre o painel e o portátil? Se algum souber diga alguma coisa !!
    Cumps:x2:

7. lfernandes

lfernandes Power Member

a melhor coisa, como já referi em cima, se conseguires arranjar um painel com 12V é depois comprares um carregador portátil de isqueiro e liga-lo ao painel, assim em principio não tens problemas com voltagens e amperagens incorrectas por parte da placa foto-voltaica.
    edited: provavelmente o que procuras fazer é isto: http://www.sierrasolar.com/prod_store/LAP_laptop.html
    ou isto: http://www.aquarionet.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=20427
    ou isto: http://www.*****.pt/catalogo/index.php?cat=6515

Última edição: 17 de Janeiro de 2008
  8. ciborg

ciborg Power Member

Sim mas este e um projecto de final de curso que consiste em eu próprio:x2: construir um !! Por isso e k tenho feito todas estas perguntas!!

9. ciborg

ciborg Power Member

Eu tenho de fazer um projecto para o final de curso só k não queria nd de programação nem dessas cenas a minha ideia era fazer qualquer coisa ligada com electrónica !! Mas se tiverem mais ideias digam são sempre bem vidas :x2:!
    Cumpz

10. timber

timber Zwame Advisor

Precisas dum painel que consiga debitar uma potência semelhante a um adaptador AC/DC dum portátil ou seja algo perto dos 100W para aí em torno dos 70 para a maioria dos portáteis.

Um painel desses é bem maior que um portátil (vai ter pelo menos 1 metro de comprimento) e bem mais pesado que um portátil. Além disso tem um preço semelhante a um portátil barato. Só tem sentido se for para fazer uma espécie de estação remota de carga de baterias.

5 minutos no Google derem por exemplo isto
    http://store.altenergystore.com/Sol...-Panels/BP-Solar-BP365U-65W-Solar-Panel/p271/
    65 W deve dar para um portátil normal e tens 1 metro por 0,5 metro e mais de 7 Kg ed painel.

Se quiseres ir para a frente depois é relativamente simples. Um painel comercial tipicamente opera a 12 V. Só precisas dum conversor DC/DC (um chopper) para fazeres a conversão para a tensão do portátil em questão.

Última edição: 18 de Janeiro de 2008
  11. ciborg

ciborg Power Member

Obrigado fikei mais esclarecido mas estes trabalhos de final de curso pretende que os alunos construam um projecto feito por eles !! E sinceramente não me ocorre mais nenhum projecto em memória . Se tiverem ideias digam era uma grande ajuda .:(
    Cumpz

12. VascoF

VascoF Banido

é na área de quê?

13. ciborg

ciborg Power Member

eu estou na área de gestão de equipamentos informáticos!

14. timber

timber Zwame Advisor

Se tens ou pretendes construir qualquer coisa porque não uma UPS?

15. ciborg

ciborg Power Member

Mais isso n e demasiado complicado de construir ??:x2: Ate nem e má ideia lol
    cumpz

Partilhar esta Página