PAL

acfryx

Power Member
Alguém sabe como se programa um PAL (programmable array logic) como por exemplo um PAL16L8? Ja li o datasheet mas não encontrei nada, procurei na net e nada encontrei. Alguém me pode ajudar?

Thx... For all... :)
 
Obrigado pela resposta... :007:

Já li sobre isso e até era mais adequado para aquilo que quero fazer mas não será ainda mais complicado de programar??
 
Os da xilinx é so sacares o ISE Webpack do site deles, e fazes o circuito lá, compilas lá e porgramas o chip lá...

Só precisas de fazer o "Xilinx JTAG cable" <- mete isto no google para veres o esquemático.

Eu disse CPLD da Xilinx mas pode ser da Lattice ou da Altera. Os programas até são +/- parecidos...


Cumprimentos
 
Muito Obrigado pela resposta ;). É que era mesmo uma coisa destas que eu estava a procura. Os componentes dessa marca vêm em que tipo de packages? Vêm em DIPs?

Vou ver se consigo por aquilo a funcionar, apesar de ainda ter que arranjar um cabo USB para Serie.

Já agora:
Qual o preço de um cabo USB<->Serie?
É benéfico usar componentes em packages diferentes de DIP tendo em conta a dificuldade em soldar, problemas com o tamanho reduzido das linhas nas placas, etc?
Elucidem-me...:lol:

Thx... For all...
 
Mas espera ai se eu usar o tal Xilinx JTAG cable tenho que usar na mesma o GalBlast (ainda não tive muito tempo para ler o site :005:)?!? Podias-me explicar qual o processo para programar um desses CIs?

1º Programar no PC.
2º ... [A partir daqui o que tenho de fazer]
 
O galblast é para só para gals. As cenas da xilinx são só para xilinx programáveis (CPLDS, FPGAs)... e se tivers um chip destes não precisas do galblast pra nada, fazes tudo no ISE (software deles).

Se tiveres um chip da Lattice que não seja PAL/GAL fazes de modo semelhante ao Xilinx (mas usas o ISPlever e um cabo da Lattice)... Altera nunca vi mas deve ser idêntico.

O ISE está disponivel em www.xilinx.com e o ISPlever em www.latticesemi.com

Cumps
 
Última edição:
Eu ainda não tenho nada... Estou apenas a fazer um projecto (educacional) em que cheguei a conclusão que é melhor utilizar um PLD e como nunca utilizei um tenho bastantes dúvidas.

Mas tens a PAL já ou ainda não? É que assim ias logo para uma coisa decente :)

Decente como?
 
Uma CPLD... como é que estás a configurar a PAL? As datasheets de Pal/Gals não esclarecem nada acerca da configuração delas...

É que com aqueles programas fazes o esquema interno como se fosse um circuito/maquina de estados/VHDL e depois o programa compila-te aquilo e configura-te a CPLD na hora...

estavas a pensar numa 16V8 certo? isso custa-te quanto?


Cumps
 
Última edição:
Sim é nisso que estou a pensar... Custa a volta de 3€.

Quanto aos programas ainda não tenho um programa para fazer isso porque ainda não decidi muito bem o que é que vou fazer, apesar de que estava agora a ler o site do GALBlast e aquilo não pareceu muito complicado (digo eu).
 
O Gal blast é simples, e até tens lá o minimum effort gal programming para ser ainda mais simples, LOL mas aquilo só te pega no ficheiro JEDEC e passa-o para a gal.

Esse ficheiro é o "mapa dos fusíveis" da PAL e tens de arranjar outro programa para o gerar, por isso é que as CPLDs são melhores: têm um pouco mais de densidade, e usam programas fáceis de mexer que fazem logo tudo de uma vez...


Cumps
 
Tens razão mas como eu gosto de programar não me importo de aprender uma linguagem nova para poder por isto a funcionar. Que programas preciso para gerar o ficheiro JEDEC?

Ainda bem que me avisaste do Minimum effort GAL, vai ser mesmo isso que vou utilizar é o que dá não ter muito jeito.
 
Tens razão mas como eu gosto de programar não me importo de aprender uma linguagem nova para poder por isto a funcionar. Que programas preciso para gerar o ficheiro JEDEC?

Ainda bem que me avisaste do Minimum effort GAL, vai ser mesmo isso que vou utilizar é o que dá não ter muito jeito.

Eu não sei bem porque ainda só vi imagens, e aquilo que vi era que cada pino de output tinha uma equação lógica em função de algumas entradas... que seca, não era propriamente programação...


Cumps
 
Back
Topo