Panasonic 42PZ8 e "motion judder"

rjlouro

Power Member
Tenho seguido este fórum há algum tempo, aliás foi graças a ele que me decidi em Dezembro a comprar um Panasonic 42PZ8 lá para casa.

O problema é que no natal aproveitei e comprei uma PS3 para ver blu-ray's, e desde essa altura que tenho andado atormentado com "motion judder" nos filmes blu-ray. Já li montes de coisas, e sinceramente estou cada vez mais confuso. Os blu-ray são todos 24p, o plasma em questão também é 24p playback (não tem intelligent frame creation), o "motion judder" extremamente visível nas cenas panorâmicas em movimento é normal, ou nem por isso?

Já brinquei com todos os settings da TV e da PS3 e nada, gostava de saber se é um problema do plasma, da PS3, é um problema meu, ou que se passa afinal.

De notar que em TV normal ou DVD's normais na PS3 o motion judder é praticamente inexistente, apenas o blu-ray se mostra extremamente incomodativo.
 
Nesses ecrans da Panasonic é normal (aliás como em quase todos) embora os fabricantes digam que são 24 frames playback (o que é verdade pois aceitam esse formato) não resolvem, o problema do judder. Pois transformam o sinal em 60 Hz e, como quem sabe fazer contas para conseguirem reproduzir 24 frames com 60 Hz tem de se fazer o pullout 3:2. E isso nota-se. A Pioneer resolveu esse problema fazendo um pullout de 3:3 (74 Hz= 24 x3) e assim evita-se o judder. Mas isso requer capacidade de processamento o que custa dinheiro. Não se pode ter tudo. Aliás até se pode, mas paga-se, e isso é ir para o os Kuro da Pioneer.
 
Esses são os modelos americanos, desconheço as suas funcionalidades. Além disso o artigo que referes fala em flicker, não em judder. Flicker tem a ver com a taxa de refrescamento do ecran, não com processamento de vídeo.

Vê aqui a uma review do PX80
http://www.hdtvtest.co.uk/Panasonic-TH42PX80/Calibration/
1080p/24 capability (PS3) Accepts 24fps; no telecine judder

Aliás, tenho um em casa, e garanto-te que não tem telecine judder com fontes 24p.
 
Última edição:
Aliás, se vires nas specs dos modelos americanos, vês que suportam apenas um máximo de 86hz, o que não permite 24hz*4, apenas 24hz*3, mas, segundo a review, nem sequer isso faziam, apenas faziam 24hz*2=48hz, daí o flicker.

Os modelos europeus suportam 100hz e portanto 24hz*4=96hz = "no flicker"!
 
Tenho o último firmware e já tentei as 3 opções da PS3 (desactivado, automatico ou forçar).

Bem, isto vai pelo mesmo caminho de todas as outras discussões que já li, portanto eis que refaço a questão desta forma:

Quem tem plasmas full HD da panasonic com 24p playback nota este problema? Terei eu uma avaria no plasma ou na ps3?
 
Tive uma 46PZ81E e apresentava esse problema. Adquiri recentemente uma 46PZ86FV que ,com o IFC ligado , não apresenta "motion judder"

A Panasonic PZ81E suporta input 24p mas faz a conversão para 60Hz usando 3:2 pulldown. Ou seja não suporta o modo 24p nativo.

Esta situação foi discutida e demonstrada por vários utilizadores no fórum http://www.homecinema-fr.com/forum/viewtopic.php?p=172187696#p172187696
Penso que qualquer Panasonic com "24p playback" usa 3:2 pulldown e apresenta esse problema.

A PZ86FV suporta o modo 24p Real Cinema e com o IFC ligado apresenta uma imagem totalmente fluida mas não sei se está a usar 24p nativos com um 4:4 pulldown para 96Hz ou a "inventar frames".

Com o IFC desligado, noto algum "motion judder" em movimentos rápidos o que me leva a pensar que sem IFC, a tv se porta como uma PZ81E. Mas por outro lado sem o IFC, nota-se mais flicker o que significa que a frequência diminuiu (para 48 Hz ou múltiplo de 24 Hz?) o que não acontece na PZ81E.
Estou na duvida se "24p Real Cinema" significa suportar 24p nativos ou não (em 4:4 para 96Hz)

Nota: A PZ86FV é igual à PZ85E mas com MPEG4(DVB-T HD)
 
OK, isso já faz mais sentido, e apesar de não me deixar mais satisfeito, pelo menos termina a minha procura por tudo e mais alguma combinação de opções.

Agora outra questão, uma vez que devolver o plasma é impossível, qual é a alternativa mais económica que tenho? Existe algum dispositivo que faça a conversão para 100hz? Ou a alternativa é mesmo comprar outro plasma?
 
Bem, resolvi explorar melhor esta questão. Ora olhando para as specs da TV temos:

1125 (1080)/24p (HDMI only), 1125 (1080)/50p (HDMI only), 1125 (1080)/60p (HDMI only)

Segundo esta thread (http://myreader.co.uk/msg/124332899.aspx) temos algumas coisas interessantes, principalmente "
The 24p Playback function provides cinema-like images by using a pull-down up to 96Hz."

Ou seja, a TV com 24p playback deveria mostrar as imagens sem qualquer problema, pois 96 = 4*24.

Segundo o site da panasonic, o 24p real cinema é 24p playback com IFC, nada mais. Se o 24p playback me está a apresentar problemas, não há nenhuma garantia que o 24p real cinema não mostre, pois não estou a ver nenhum refresh rate diferente nesses modelos.

Portanto, pondo tudo no mesmo saco, que raio fazem os plasmas panasonic para mostrar 24p?

Entretanto já foi um email para a sonicel, vamos ver como respondem.

Já agora obrigado pelas opiniões.
 
Não vejo grandes soluções para diminuir o "motion judder" na PZ81E.
Podes tentar desligar o modo 24p na PS3 e ver se o 3:2 pulldown feito pela PS3 resulta em menos "motion judder" do que feito pela TV.
 
A minha dúvida é: se 24p Real Cinema sem IFC ligado é 4:4 pulldown ou 3:2 pulldown.
Pelo que tenho lido nos forums, principalmente nos franceses, é dito por utilizadores que tinham a PZ81E que 24p Real Cinema é 4:4 pulldown mas não existe confirmação absoluta!
Neste momento, depois de experimentar a PZ81E e a PZ86FV e depois de ver também a Pioneer 5090H em 24p, estou convencido que é 4:4 pulldown.
 
A resposta da Panasonic à What Hi-fi é a seguinte:
ALL the 2008 sets (bar the entry-level 50hz LCDs, which use 2:2) use 4:4 pulldown for 24fps.

In addition, those 85/800 sets mentioned above (ie all 800 sets plus 85 series plasmas) use Intelligent Frame Creation, which interlaces new frames (ie isn't just a repeat on a 4:4 pulldown) with the aim of creating an even smoother picture. This IFC can be switched on or off as you prefer
http://whathifi.com/forums/t/158269.aspx

Adicionalmente, no site da Panasonic UK
Panasonic has introduced a 24P Playback function on its entire new range of VIERA flat screen TVs*. This new functionality uses technology to precisely match-up the frames with the 24p source and play it back without judder. Our top-of-the-range Plasma TVs have gone one step further by implementing ‘24P Real Cinema’ which combines the superb playback with high precision frame creation in order to deliver unrivalled smoothness and motion transition.
*2008 models; technologies may differ model to model.

Agora se está correcto ou não já não sei...

Uma coisa posso garantir: vendo um filme 24p, o judder não é o mesmo definindo o output do PC para 24hz ou 50hz. (Imagem aos saltos no segundo caso).
Isto num PX80.
 
Última edição:
Já tentei desactivar o output 24p da PS3, mas não noto diferença, ou pelo menos o judder está lá.

Em resposta ao meu mail, a sonicel aconselhor telefonar para o apoio técnico deles, vamos ver no que dá. Já sei que vou ter que passar por uma série de questões sem fim, sempre a tentar por as culpas na origem no video e não na reprodução.
 
Conseguiste encontrar o local onde explicam a lógica por detrás das fotos postadas? É que o tópico é grandinho e do que procurei, não consegui encontrar.

Gostava de saber interpretar a foto e até de experimentar em casa.
 
Back
Topo