1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Panasonic 42PZ8 e "motion judder"

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por rjlouro, 17 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 56; Visualizações: 4323)

1. rjlouro

rjlouro Power Member

Tenho seguido este fórum há algum tempo, aliás foi graças a ele que me decidi em Dezembro a comprar um Panasonic 42PZ8 lá para casa.

O problema é que no natal aproveitei e comprei uma PS3 para ver blu-ray's, e desde essa altura que tenho andado atormentado com "motion judder" nos filmes blu-ray. Já li montes de coisas, e sinceramente estou cada vez mais confuso. Os blu-ray são todos 24p, o plasma em questão também é 24p playback (não tem intelligent frame creation), o "motion judder" extremamente visível nas cenas panorâmicas em movimento é normal, ou nem por isso?

Já brinquei com todos os settings da TV e da PS3 e nada, gostava de saber se é um problema do plasma, da PS3, é um problema meu, ou que se passa afinal.

De notar que em TV normal ou DVD's normais na PS3 o motion judder é praticamente inexistente, apenas o blu-ray se mostra extremamente incomodativo.

2. Sephiroth

Sephiroth Power Member

tens o firmware da consola actualizado e o modo 24p ligados?

3. mguia

mguia Power Member

Nesses ecrans da Panasonic é normal (aliás como em quase todos) embora os fabricantes digam que são 24 frames playback (o que é verdade pois aceitam esse formato) não resolvem, o problema do judder. Pois transformam o sinal em 60 Hz e, como quem sabe fazer contas para conseguirem reproduzir 24 frames com 60 Hz tem de se fazer o pullout 3:2. E isso nota-se. A Pioneer resolveu esse problema fazendo um pullout de 3:3 (74 Hz= 24 x3) e assim evita-se o judder. Mas isso requer capacidade de processamento o que custa dinheiro. Não se pode ter tudo. Aliás até se pode, mas paga-se, e isso é ir para o os Kuro da Pioneer.

4. strikereg

strikereg Power Member

Isso não é verdade! Todos os Panasonic de 2008 suportam 24p, e processam-no devidamente, sem tranformar o sinal em 60hz.

5. mguia

mguia Power Member

Não estou enganado, a Panasonic apenas em Janeiro de 2009, informou que resolveu esse problema ver: http://ces.cnet.com/8301-19167_1-10137076-100.html

por isso nos modelos de 2008 não os tinha resolvido certamente.

6. strikereg

strikereg Power Member

Esses são os modelos americanos, desconheço as suas funcionalidades. Além disso o artigo que referes fala em flicker, não em judder. Flicker tem a ver com a taxa de refrescamento do ecran, não com processamento de vídeo.

Vê aqui a uma review do PX80
    http://www.hdtvtest.co.uk/Panasonic-TH42PX80/Calibration/
    Aliás, tenho um em casa, e garanto-te que não tem telecine judder com fontes 24p.

Última edição: 17 de Fevereiro de 2009
  7. strikereg

strikereg Power Member

Aliás, se vires nas specs dos modelos americanos, vês que suportam apenas um máximo de 86hz, o que não permite 24hz*4, apenas 24hz*3, mas, segundo a review, nem sequer isso faziam, apenas faziam 24hz*2=48hz, daí o flicker.

Os modelos europeus suportam 100hz e portanto 24hz*4=96hz = "no flicker"!

8. aluistroll

aluistroll Power Member

Não será disto que falam?

Film mode deinterlacing: Failed 3:2/ 2:2 cadence in all resolutions

Isto é que é o "pulldown" certo?

9. strikereg

strikereg Power Member

Essa conversão é o que o modo 24p evita.

10. rjlouro

rjlouro Power Member

Tenho o último firmware e já tentei as 3 opções da PS3 (desactivado, automatico ou forçar).

Bem, isto vai pelo mesmo caminho de todas as outras discussões que já li, portanto eis que refaço a questão desta forma:

Quem tem plasmas full HD da panasonic com 24p playback nota este problema? Terei eu uma avaria no plasma ou na ps3?

11. Tive uma 46PZ81E e apresentava esse problema. Adquiri recentemente uma 46PZ86FV que ,com o IFC ligado , não apresenta "motion judder"

A Panasonic PZ81E suporta input 24p mas faz a conversão para 60Hz usando 3:2 pulldown. Ou seja não suporta o modo 24p nativo.

Esta situação foi discutida e demonstrada por vários utilizadores no fórum http://www.homecinema-fr.com/forum/viewtopic.php?p=172187696#p172187696
    Penso que qualquer Panasonic com "24p playback" usa 3:2 pulldown e apresenta esse problema.

A PZ86FV suporta o modo 24p Real Cinema e com o IFC ligado apresenta uma imagem totalmente fluida mas não sei se está a usar 24p nativos com um 4:4 pulldown para 96Hz ou a "inventar frames".

Com o IFC desligado, noto algum "motion judder" em movimentos rápidos o que me leva a pensar que sem IFC, a tv se porta como uma PZ81E. Mas por outro lado sem o IFC, nota-se mais flicker o que significa que a frequência diminuiu (para 48 Hz ou múltiplo de 24 Hz?) o que não acontece na PZ81E.
    Estou na duvida se "24p Real Cinema" significa suportar 24p nativos ou não (em 4:4 para 96Hz)

Nota: A PZ86FV é igual à PZ85E mas com MPEG4(DVB-T HD)

12. rjlouro

rjlouro Power Member

OK, isso já faz mais sentido, e apesar de não me deixar mais satisfeito, pelo menos termina a minha procura por tudo e mais alguma combinação de opções.

Agora outra questão, uma vez que devolver o plasma é impossível, qual é a alternativa mais económica que tenho? Existe algum dispositivo que faça a conversão para 100hz? Ou a alternativa é mesmo comprar outro plasma?

13. rjlouro

rjlouro Power Member

Bem, resolvi explorar melhor esta questão. Ora olhando para as specs da TV temos:

1125 (1080)/24p (HDMI only), 1125 (1080)/50p (HDMI only), 1125 (1080)/60p (HDMI only)

Segundo esta thread (http://myreader.co.uk/msg/124332899.aspx) temos algumas coisas interessantes, principalmente "
    The 24p Playback function provides cinema-like images by using a pull-down up to 96Hz."

Ou seja, a TV com 24p playback deveria mostrar as imagens sem qualquer problema, pois 96 = 4*24.

Segundo o site da panasonic, o 24p real cinema é 24p playback com IFC, nada mais. Se o 24p playback me está a apresentar problemas, não há nenhuma garantia que o 24p real cinema não mostre, pois não estou a ver nenhum refresh rate diferente nesses modelos.

Portanto, pondo tudo no mesmo saco, que raio fazem os plasmas panasonic para mostrar 24p?

Entretanto já foi um email para a sonicel, vamos ver como respondem.

Já agora obrigado pelas opiniões.

14. Não vejo grandes soluções para diminuir o "motion judder" na PZ81E.
    Podes tentar desligar o modo 24p na PS3 e ver se o 3:2 pulldown feito pela PS3 resulta em menos "motion judder" do que feito pela TV.

15. A minha dúvida é: se 24p Real Cinema sem IFC ligado é 4:4 pulldown ou 3:2 pulldown.
    Pelo que tenho lido nos forums, principalmente nos franceses, é dito por utilizadores que tinham a PZ81E que 24p Real Cinema é 4:4 pulldown mas não existe confirmação absoluta!
    Neste momento, depois de experimentar a PZ81E e a PZ86FV e depois de ver também a Pioneer 5090H em 24p, estou convencido que é 4:4 pulldown.

16. strikereg

strikereg Power Member

A resposta da Panasonic à What Hi-fi é a seguinte:
    http://whathifi.com/forums/t/158269.aspx

Adicionalmente, no site da Panasonic UK
    Agora se está correcto ou não já não sei...

Uma coisa posso garantir: vendo um filme 24p, o judder não é o mesmo definindo o output do PC para 24hz ou 50hz. (Imagem aos saltos no segundo caso).
    Isto num PX80.

Última edição: 17 de Fevereiro de 2009
  17. E entre 24p e 60p? Na PZ81E não se nota diferença entre input 1080/24p e 1080/60p.

18. rjlouro

rjlouro Power Member

Já tentei desactivar o output 24p da PS3, mas não noto diferença, ou pelo menos o judder está lá.

Em resposta ao meu mail, a sonicel aconselhor telefonar para o apoio técnico deles, vamos ver no que dá. Já sei que vou ter que passar por uma série de questões sem fim, sempre a tentar por as culpas na origem no video e não na reprodução.

19. strikereg

strikereg Power Member

Conseguiste encontrar o local onde explicam a lógica por detrás das fotos postadas? É que o tópico é grandinho e do que procurei, não consegui encontrar.

Gostava de saber interpretar a foto e até de experimentar em casa.

Partilhar esta Página