Panasonic DMC-TZ3

Venus Engine é o motor de processamento das imagens. Os sensores das máquinas captam um conjunto de dados que depois têm que ser convertidos para dar a imagem final. Essa é a função do Venus. Ou seja, é o Venus que "decide" quanto sharpening dar, qual o WB, a saturação, as cores, a redução de ruido, etc...
 
Bom dia!

Estou à procura de uma camera digital mas estou um pouco indeciso...

Após a leitura de alguns posts aqui no fórum o resultado foi... ainda mais dúvidas!! :(

Inicialmente comecei por me interessar pela Canon SX100, mas por indicação do vendedor de uma loja debrucei-me sobre a Lumix TZ3 e ao comparar as características cheguei à conclusão que a TZ3 seria a melhor das 2.

Entretanto passei os olhos pela FZ18 e fiquei na duvida se com um pouco de + investimento (+100 euros na *****) poderia adquirir uma máquina que permita outras aventuras (sou um leigo na matéria com vontade de aprender mais qualquer coisa...) Tb me disseram que se quisesse aprender algo mais rapidamente me fartaria da FZ18...

No entanto a desilusão chegou quando me disseram que entre a TZ3 e a FZ18 a unica diferença é o zoom... é verdade?

E em relação à já referida falta de qualidade das Lumix em fotos nocturnas, são assim tão más em relação à concorrência?

No fundo as dúvidas resumem-se a: valerá a pena comprar algo mais elaborado (do tipo da FZ18) ou o melhor mesmo é ficar por uma point-and-shoot? E em termos de marcas, a Lumix vale a pena?

Obrigado por toda a ajuda que possam dar!
 
Mais uma vez as lojas são a bela ajuda que são... lol

A Canon SX100 e a TZ3 são máquinas totalmente diferentes.
A TZ3 é uma point & shoot, não faz mais que apontar e disparar. Se quiseres evoluir alguma coisa, sem dúvida que é a máquina errada.
A SX100 é uma máquina com modos manuais (ou criativos), logo é muito menos limitada que a TZ3.

A FZ18 é um caso bicudo. Tem 18x de zoom, o que é muito bom, mas graças a isso a qualidade de imagem também deixa muito a desejar. No geral, máquinas com 18x de zoom, só mesmo se precisares deles. Se não precisas, tens a FZ8 que é mais barata e faz um trabalho muito melhor.

Diferença da TZ3 para a FZ18 ser só o zoom? Pura burrice de quem disse isso... São máquinas totalmente diferentes. A FZ18 também tem controlos manuais como a SX100 e é muito maior.

Sim, o Venus Engine das Lumix rouba muita qualidade às fotos e não é preciso ir para ISOs muito altos. Nota-se logo em ISO200. Por vezes até em ISO100.

Agora se vale a pena comprar algo menos limitado (SX100 ou FZ18/FZ8) ou se te chega uma point&shot (TZ3) só tu é que sabes. Queres evoluir na fotografia, ou só queres mesmo tirar a foto e pronto?
 
Antes de mais muito obrigado Rui pela tua resposta rápida!

Para responder à tua questão, sim gostaria de evoluir um pouco, no entanto não queria partir já para um investimento elevado, pois como ainda nao passei da fase do apontar e disparar, não sei se vou ficar entusiasmado o suficiente para comprar uma máquina "à séria" :)

Portanto se bem percebi na tua opinião se me decidir por uma "point and shoot" a escolha acertada é a TZ3, certo?

Se optar por algo mais evoluido, qual a tua recomendação, SX100 ou FZ8 / 18?

Uma outra questão: a SX100 começa em 35mm certo? Não será preferível uma 28mmm como a TZ3?

Já agora (peço desculpas pelas demasiadas questões) entre a FZ18 e a S5 IS? São comparáveis?
 
Última edição:
Não, a FZ18 é uma ultra-zoom como a S8000fd... A S5 Is é uma super-zoom como a FZ8.

A TZ3 é a escolha acertada se queres os 28mm e os 280mm (10x). Basicamente é esse o trunfo da máquina. Isto porque para apontar e disparar todas dão.

A SX100 começa nos 36mm se não me engano. Agora se é preferível os 28mm ou não, tu é que sabes.
 
Não, a FZ18 é uma ultra-zoom como a S8000fd... A S5 Is é uma super-zoom como a FZ8.

A TZ3 é a escolha acertada se queres os 28mm e os 280mm (10x). Basicamente é esse o trunfo da máquina. Isto porque para apontar e disparar todas dão.

A SX100 começa nos 36mm se não me engano. Agora se é preferível os 28mm ou não, tu é que sabes.
Olá a todos!!!!! Já cá está a minha TZ3..... Bem que confusão!!!! não tem software em português, o k já é uma limitação... de qualquer maneira eu quería uma máq. para "apontar e disparar" , logo está no automático... mas as fotos de interior ficam muito escuras..... quem me ajuda a ultrapassar este problema, já que tiro muitas fotos aos miudos em casa! no exterior ainda não sei, mas assim que for fazendo novas experiências (o + provavel com deceções) logo venho para aqui gritar por socorro. Fico à espera de ajuda..... Obrigada a todos.
 
Última edição:
Quero agradeçer ao Rui Marto pelo esclarecimento do "venus engine" apesar de ser completamente leiga em fotografia, percebi mt bem. Obrigada Rui, vamos ver se este querido "Venus" não me vai fazer trocar a camara.....
icon9.gif
.
 
Acredites ou não, muita gente nem se apercebe do mau trabalho que o Venus Engine faz.

Ora se as fotos estão a ficar muito escuras, procura por EV. Deve dar para aumentar e diminuir o valor. Quanto mais alto o EV, mais clara fica a foto, quanto mais baixo, mais escura. :) Se não encontrares em Auto, procura no modo P ou Programa.
 
...não tem software em português, o k já é uma limitação...

Boas.

também tenho uma TZ3 e tem os menus em português e manual em papel também em português.
Quanto às fotografias à noite é proibido usar o modo totalmente automático sem limitar o ISO a 200 (no máximo 400 mas já é abuso) ou então usar os modos predefinidos adequados

Se precisares do manual em português tenho uma versão em PDF

espero ter ajudado
 
Tens situações em que simplesmente és obrigado a usar ISOs altos, basta haver movimento. Mas sim, é a grande limitação dessa máquina.
 
Tem aqui duas fotografias sem qualquer edição e completamente de noite.
Não estão perfeitas nem um pouco mais ou menos, mas depois de impressas em papel 15x10 não se nota o ruído.
Na segunda utilizei o zoom de 10x




 
ISO 800 já experimentei mas é para esquecer. ISO400 para quem não é exigente escapa.

Eu só tenho a ISO100 e 200 e algumas (meia dúzia) a ISO320 e 640 quando me esqueço de tirar o modo totalmente automático ou limitar o zoom, mas não queiras saber como estão.
 
Última edição:
Pois, mas as fotos em ISO100 e 200 já sabemos que à partida ficam boas. Acho que mais importante é saber o quanto más ficam em 400 e 800.
 
Olá viseu, Rui, enfim, todos os k me têm ajudado. Quanto ao manual, a ***** já me mandou o cd em português, para o viseu mt obrigada. Mudei o EV como me disse o Rui, e melhorou um pouco a escuridão, mas penso k estou mt longe de ter boas fotos dos meus meninos, dentro de casa, mesmo de dia. Na camara parece k estão mt boas, mas quando passo para o computador, vem a deceção....... Quem me ensina como pôr aqui algumas fotos, para que possam ver, e ajudar???? Obrigada
 
Olá viseu, Rui, enfim, todos os k me têm ajudado. Quanto ao manual, a ***** já me mandou o cd em português, para o viseu mt obrigada. Mudei o EV como me disse o Rui, e melhorou um pouco a escuridão, mas penso k estou mt longe de ter boas fotos dos meus meninos, dentro de casa, mesmo de dia. Na camara parece k estão mt boas, mas quando passo para o computador, vem a deceção....... Quem me ensina como pôr aqui algumas fotos, para que possam ver, e ajudar???? Obrigada

Usa um site para fazeres o "up" das fotos!

Este por exemplo


Depois de teres feito o upload da/s fotos vais ter uma serie de links "da" foto!
Cola o que preferires no forum!
 
Dmc-tz3

[Olá.
ganhei uma DMC-TZ3 e veio com o manual em inglês, será que vc poderia me enviar o manual em português (PDF) que vc tem.
Grato desde já.
Luís




quote=viseu3500;2924049]Boas.

também tenho uma TZ3 e tem os menus em português e manual em papel também em português.
Quanto às fotografias à noite é proibido usar o modo totalmente automático sem limitar o ISO a 200 (no máximo 400 mas já é abuso) ou então usar os modos predefinidos adequados

Se precisares do manual em português tenho uma versão em PDF

espero ter ajudado[/quote]
 
Back
Topo