1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Panasonic DMC-TZ5

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por avantix, 3 de Julho de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 2166)

1. avantix

avantix Power Member

Caros amantes de fotografia,

Tenho actualmente uma Fuji 5500 de 4MP e zoom de 10x, mas sinto que está na altura de comprar uma máquina melhor/mais recente. Fui Pai, e por isso sinto a necessidade de tirar fotos com resoluções maiores, para conseguir obter alguns posters.

Não tenho conhecimento suficientes para usufruir de uma Reflex, como tal fico semrpe entre as bridge e as compactas. Pretendo te algum zoom optico, pois nas viagens que faço o zoom dá algum jeito para ir buscar alguns pormenores interessantes.

Estava indeciso entre as Reflex Fuji S8100 e a Panasonic FZ18, mas depois de ter lido vários posts aqui, e de ter pesquisado os Sites Dpreview e Steves digicams, achei por bem abrir um pouco mais o scope de pesquisa e incluir algumas compactas.

Foi aí que descobri a Panasonic DMC-TZ5 com 9.1 MP e zoom de 10x.

A DP review dá-lhe uma nota bem alta, e até agora parece-me consensual que é uma excelente máquina, mas tenho medo das tais fotos indoor e da escuridão tipica das fuji e Pana. Que me dizem ?

http://www.dpreview.com/reviews/panasonictz5/
    http://www.steves-digicams.com/2008_reviews/panasonic_tz4.html

2. cardosoaac

cardosoaac Power Member

É uma máquina muito boa tal como já era a TZ3 mas a TZ5 trás Vénus IV e, aparentemente, responde ao aumento da sensibilidade de uma forma não tão agressiva...em teoria! Experimenta ver, também, a Fuji F100fd e a Canon SX100.

3. avantix

avantix Power Member

Obrigado pela resposta rápida.
    Estive a ver algumas reviews das máquinas que sugeriste e então é assim:

Panasonic TZ5- 289€
    Heavy noise reduction at all ISO settings (although less than predecessor)
    Smearing of fine detail (caused by NR) even at base ISO
    Macro mode less effective than competitors'
    Unreliable Auto WB performance under artificial light
    Focus slow down and occasional hunting in low light
    Battery life not brilliant

Canon SX100 - 258€
    Noise and noise reduction artefacts showing in fine texture even at low ISO
    Very slow flash recycling (especially when batteries are weak)
    ISO 800 and above only suitable for emergency use
    Battery life not brilliant (it's useful to always carry a spare set of batteries)
    No real wide-angle

Fuji F100fd - 272€
    Nao tem review no DP Review ...
    Apenas 5x de zoom, começando em 28mm

Ou seja, não consigo ver muito bem qual a melhor.
    Refiro novamnete que o intuito é ter uma máquina para todas as situações, mas vou ter muitas fotos dentro de casa, e a ideia é conseguir imprimir algumas em formato poster, e não apenas 10x15.

Com base nisto conseguem-me recomendar uma destas sugeridas?

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

As fotos de uma compacta dificilmente dão para se imprimir em posters, muito menos se subires um pouco o ISO. Se vais tirar muitas fotos dentro de casa, vê qual delas tem o melhor flash.

5. avantix

avantix Power Member

Obrigado pelo feedback Rui.
    Quando dizes que com uma compacta dificilmente vou conseguir fazer posters, referes-te apenas a este tipo de máquinas compatcas, ou consideras tambem as bridge nesse "pacote". Já agora achas que dificilmente se consegue por serem máquinas totalmente automáticas, que não permitem que se definam manualmente os parametros para melhorar alguns detalhes, ou é mesmo pela qualidade intrinseca das maquinas?

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Tem a ver com a própria qualidade das máquinas, e sim, estou a falar de tudo o que não seja SLRs, independentemente da forma como usas.
    Tens máquinas de topo, como a G9 que é a melhor, que já se batem com SLRs de entrada em termos de qualidade, mas não se a intenção for fazer grandes impressões. Uma review desta máquina dizia que uma foto impressa num tamanho pouco maior que A4 ainda se confundia com uma SLR profissional, se não fosse vista de muito perto. Impressões maiores já deve ser complicado. E se for tirada directamente para JPEG, sem RAWs e trabalho de pósprocessamento, ainda mais complicado deve ser.

7. cardosoaac

cardosoaac Power Member

De qualquer forma acho que para tamanho até A4 a qualidade é aceitável, nunca o fiz, mas não li nada que o negue.
    Não te preocupes com os MP, porque para 10x15 bastam 3MP, para tamanho A4 presumo que 5MP chegam, depois, muito MP´s, apesar de ser o que vende, só dá problemas, tal como o zoom em exagero...

A SX100 é uma boa opção para indoor, tem um flash ajustável, assim como tudo o resto. Desceu de preço, nada que vá para 258€, isso é preço de há 2 meses, até nas lojas físicas está mais barata, por ex. 220€ na ***** mas acho que ainda encontras mais barato!

A S8100 não escolheria porque a S8000 faz o mesmo e é mais barata, entre essa e a FZ8 escolheria a FZ8 pela lente mas...tem o problema, bem real, das fotos em interior e com pouca luz, para contornar isso tens de usar o raw o que se torna mais trabalhoso, neste ponto a S8000 é mais amigável mas a lente deixa um pouco a desejar e, que eu saiba, não tem estabilizador óptico, o que me faz uma certa confusão. Como é possível estabilizar, sem tripé ou outro apoio extra mãos, uma máquina com 18x de zoom...não sei?!

Pode ser que apareça por aí algum user das Fuji que possa dar uma opinião!

8. avantix

avantix Power Member

Obrigado pelos comentários e ajuda.

Fui com a minha Maria e acabei por comprar a TZ5. Foi a que ela mais gostou, e como a máquina servirá para a foto rápida e para andar no bolso, parece-me que é uma escolha equilibrada.

Todas as vossas sugestões foram interessantes, e pelas análises que fiz, parecem-me todas muito "iguais", e por isso estou confiante :D

Agora vou começar a analisar as SLR, pois não sendo expert tenho uma vontade enorme em aprender fotografia, uma vez que o meu Pai era fotografo profissional, e o bichinho sempre por cá andou. Vou ver se acalmo a minha vidinha, analiso as SLR's de entrada de gama, e a ver se no natal compro uma prenda para mim. pelo qeu já andei a ler provavelmente será a 450D.

Obrigado mais uma vez.

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Boas compras. Tanto a TZ5 como a 450D. ;)

10. xPzitu

xPzitu Power Member

Olá...
    E então que tal vai a nova aquisição uma semana depois?
    Gostaría de saber como te tas a dar uma vez que estou a pensar comprá-la para dar descanso à velhinha e muito usada FZ1;)

Um abraço.

11. avantix

avantix Power Member

Gosto! Não hà muita coisa a dizer sobre uma máquina compacta destr tipo. Tira boas fotografias de exterior, com grande qualidade, e no interior safa-se melhor que a minha antiga.

O ecrâ é um espectáculo, e os menus bastante intuitivos.

Para o uso que uma compacta deve ter, tem sido excelente.

12. xPzitu

xPzitu Power Member

Hum hum obrigado!
    Em principio também vou adquiri-la, mas eu leio bastante em foruns e pela internet antes de a escolher, embora esteja só a encontrar o melhor momento financeiro para isso. A bateria safa-se bem ou recomendas que se tenha outra para complementar... Os vídeos usando o zoom ficam porreiros?

Um abraço.

13. avantix

avantix Power Member

A Bateria dá bem para o uso que eu lhe dou. Até agora tem-se aguentado a umas 180 fotos (não seguidas, ou seja o meu uso normal). O Carregamento da bateria é muito rápido.
    Se planeias ir para a rua e tirar 300 fotos, então tens de ter uma bateria extra.

Em relação ao filme, ainda não experimentei. Não é algo que me atraia fazer filmes em máquinas fotográficas, tal como fazer fotos em máquinas de filmar.

14. xPzitu

xPzitu Power Member

Thanks pelos esclarecimentos;)
    Eu costumo tirar bem mais do que 300 fotos em algum evento que me agrade ou algo assim. De facto na velhinha FZ1 utilizo duas baterias e, não digo numa primeira fase, mas depois devo adquirir outra bateria. Tenho de me pôr ao corrente do preço individual de uma.

15. Thematic

Thematic Power Member

tenho uma TZ5 mas não consigo configurar aquilo como deve ser.

Qual a melhor configuração que acham que a máquina deve ter.

Fotografias gerais de caras paisagens etc...

Nada de muito profissional

Resumindo gostaria de ajuda a configurar a máquina para tirar a melhor pretação dela.

Última edição: 3 de Novembro de 2009

Partilhar esta Página