panasonic fx12

Eu acabei de comprar uma tenho-a à cerca de 1hora, comprei na *****.
Para já parece-me que nao dá para usar zoom enquanto se está a fazer videos :(
 
Como se tem portado o ''maquinão'' ? Qualidade imagens, etc., etc....Tou a pensar comprar uma máq. para oferecer este Natal e essa é uma das possíveis...Obrigado pela ajuda.;)

até agora nd a apontar. já se sabe que a panasonic tem um problema de iso e no venus engine 3, mas para o preço na altura n havia mt escolha.
de momento a fuji f40 é a clara vencedora na mm gama, mas sinceramente e para o proposito qu a comprei (point and shoot para andar sempre no bolso) n me queixo
 
A maquina é bastante boa, tem muitas opções avançadas que não costumam estar disponiveis em maquinas desta gama, para mim a defnição dos tempos de exposição dá um jeito enorme tirei fotos lindas com essa função, ainda por cima ao contrario da Ixus 950IS da para ter tempos de exposição de até 30-60 segundos (contra os 15segundos).

A bateria é soberba, dura e dura e dura e dura...

Como aspecto menos positivo (e de certa forma também o forte) é que é um bocado dificil de utilizar, com as canon e sony é so apontar e disparar e tem-se uma foto com uma boa qualidade, com esta é preciso brincar um bocado mais com as defenições, se por um lado o leque de escolha é maior por outro lado a maioria das vezes não dá jeito andar a experimentar varias defenições para tirar a foto ideal.

No entanto nada como deixar umas amostras... E eu até nem posso dizer que tenha jeito para fotografia.





 
Comprei uma Fx12. Globalmente satisfeito, embora eu gostasse que tivessse um pouco mais de recorte ainda que o ruído fosse mais visível.
Os 2 modos de estabilização pode dar uma boa ajuda.
Aqui fica uma imagem

1671728.jpg


Maquina: Panasonic
Modelo: DMC-FX12
Exposição: 1/10 sec
Abertura: f 2.8
ISO: 200
MeteringMode: Multi-Segment
Flash: No Flash
Dist.Focal: 5.8 mm
 
A Fx12 tem a possibilidade de trabalhar em WB auto ou escolher alguns modelos pré-definidos, como a maioria das máquinas. Infelizmente não permite o modo manual em WB...

De qualquer maneira pode fazer a diferença trabalhar em AutoWB ou escolher de um dos modos disponíveis de forma acertada. As nuvens das imagens que mostro eram de um cinza chumbo, carregadas de água e não azuladas. Em Auto WB aparecem azuladas. Em WB "dia nublado" aparecem reproduzidas de forma mais real. Observem bem. Vale a pena fazer alguns ajustes.

1. WB em automático.
01auto10.jpg





2. WB em "dia nublado"
02nubl10.jpg
 
A maquina é bastante boa, tem muitas opções avançadas que não costumam estar disponiveis em maquinas desta gama, para mim a defnição dos tempos de exposição dá um jeito enorme tirei fotos lindas com essa função, ainda por cima ao contrario da Ixus 950IS da para ter tempos de exposição de até 30-60 segundos (contra os 15segundos).

A bateria é soberba, dura e dura e dura e dura...

Como aspecto menos positivo (e de certa forma também o forte) é que é um bocado dificil de utilizar, com as canon e sony é so apontar e disparar e tem-se uma foto com uma boa qualidade, com esta é preciso brincar um bocado mais com as defenições, se por um lado o leque de escolha é maior por outro lado a maioria das vezes não dá jeito andar a experimentar varias defenições para tirar a foto ideal.

Desculpem vir aqui intrometer nesta thread, mas eu tenho uma DMC-LS70 e de facto tenho algum problemas relatados por vós.
Já reparei que têm imensas regulações e por isso depois de 1 mês que a tenho, ainda não a conheço bem.
O que neste momento não consegui acertar foi com fotos nocturnas sem flash, mas com tripé (até ver apanho sempre grão na imagem)>(.
Ainda não acerto tambem com o controle dos brancos (mas estou quase lá).
Andava habituado a uma HP que tirava fotos porreiras, em modo Auto.

Comprei esta, depois de pesquisar num site de reviews onde até foi bastante bem classificada, mas ainda estou um pouco desapontado.
Vamos ver se depois de acertar com estas regulações todas se tenho ou não uma boa camera fotografica.

Cumps
 
Aqui fica uma experiência com tempo de exposição de 15s

P1000781-2.jpg


A original ficou na minha opinião com demasiada exposição.
Tentei dar-lhe outro aspecto, com crop e uns ajustes no contraste...
 
ou fazias a foto quando fosse de noite (tens o ceu queimado) ou abaixa para 5 ou 10s

podes fechar mais a lente também (quando uso long expositure, coloco a F 8-0, o mais fechado possível da minha maquina)
 
ou fazias a foto quando fosse de noite (tens o ceu queimado) ou abaixa para 5 ou 10s

podes fechar mais a lente também (quando uso long expositure, coloco a F 8-0, o mais fechado possível da minha maquina)

Boas dicas ;)
De facto ainda só eram 18h, apesar do cair da noite, anda não estava totalmente escuro.
O F-stop usei o 2,8. Mas é algo que não controlo, pelo menos nesta máquina.
 
ou fazias a foto quando fosse de noite (tens o ceu queimado) ou abaixa para 5 ou 10s

podes fechar mais a lente também (quando uso long expositure, coloco a F 8-0, o mais fechado possível da minha maquina)

a fx10/12 apenas permite controlo do iso
a exposição só é alterável num dos modos de cena da máquina e só permite 15/30/60seg
 
Boa noite.


Estou a pensar em comprar uma maquina fotográfica digital e não queria gastar muito dinheiro. . o que acham da Panasonic DMC-FX12?

Por esse preço 150€ - 200€ valerá a pena comprar outra?


cumps
 
Depende da utilização que lhe vais dar.
Se quiseres uma máquina pequena, robusta, com qualidade e preparada a disparar com uma autonomia acima da média (~300 fotos) a fx10/ fx12 irão deixar-te surpreendido pelo fácil manuseio e portabilidade.

Dentro do mercado das compactas tens outras alternativas, mas dentro do orçamento a fx0/fx12 torna-se das melhores opções.

Ainda assim, se quiseres ter maior controlo sobre a fotografia, fazer algo diferente do que o normal, e que não consegues com os modos pré-definidos para essas situações (presentes da na fx10 - como desporto para fotos rápidas, nocturnos etc etc), poderás querer optar por uma máquina com modos manuais.

Mas para isso, a considerar modelos que valham a pena talvez só acima do orçamento, 220~250€. Por norma são também um pouco maiores (como poderás ver pelas diversas já sugeridas noutros tópicos) mas a longo prazo dão outro controlo.

É uma decisão só tua ;)
 
Vou desenterrar o tópico por necessitar da vossa ajuda.

Comprei a máquina há pouco mais de um mês e de um modo geral estou satisfeito, fotografias durante o dia excelente, mesmo sem grandes afinações, o problema é à noite.
Já tentei com várias afinações pré-definidas do modo "snc" mas quando tiro por exemplo uma foto a um grupo de pessoas, em que tenho de me afastar um pouco mais, o flash não tem alcance suficiente e fica tudo bastante escuro, se for uma única pessoa, em que me possa apóximar mais esse problema já não acontece. O que posso fazer para conseguir tirar uma foto nocturna, por exemplo a uma paisagem e sem tripé? Qual o modo mais indicado?

Desde já agradeço as vossas opiniões.
 
Se o flash não tem alcance (e obviamente não dá para aumentar), desliga-o. Caso contrário a máquina vai subexpor as fotos a pensar que o flash está a actuar.

De resto não há milagres. Se não há luz suficiente, ou usas um tempo de exposição longo (e precisas do tripé ou algum apoio estável), ou aumentas a sensibilidade do sensor, o ISO, que só pode aumentar até certo ponto, e perdes qualidade de imagem devido ao ruído.
 
Back
Topo