1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Panasonic FZ18 ou FZ8 ?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por hedera, 13 de Maio de 2008. (Respostas: 241; Visualizações: 11771)

1. hedera

hedera Power Member

Preciso que me ajudem na compra de uma destas máquinas.
    Já escolhi, estou indecisa na escolha de uma delas. A fotografia é um hobby de que gosto e vou passar da sony w100 para uma destas.
    Por 100€ de diferença vale mais comprar a FZ18 ?
    O que as distingue?

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a fz18 tem mais zoom que a fz8, logo terá um pouco menos de qualidade

3. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Se os 100€ nao te fizerem muita moça da carteira escolhe a FZ18. No geral é bem superior do que a FZ8.

Agora tens e outra maquina muito interessante e com um grande price-for-value. A Fuji S8000fd. Já viste essa?

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a fz18 n é "bem superior". a fz18 é uma fz8 com mais zoom, mais 1mp e a começar nos 28mm (sendo isto a unica vantagem)
    mais zoom implica menos qualidade da lente, mais pixeis implica mais ruido e é do conhecimento geral que a panasonic n é famosa pelos seus isos.
    a s8000fd sofre do mm mal da fz18.. demasiado zoom e no overall das specs fica em tudo abaixo das panasonic

5. Andre_pais

Andre_pais Power Member

A panasonic fz18, tem uma lente a começar nos 28mm a acabar muito depois.
    Tambem tem mais 1mp, e ao contrario do que pensas, ate corrige melhor o ruido que a fz8. tem o venus engine 3 melhorado.

Ao contrario do que dizes, a S8000FD, tem specs acima da panasonic.
    encontrame uma maquina que tenha um bom wide angle (33mm para baixo), e com um zoom de pelo menos 10x.

Tem um melhor handling, (a nao ser que tenhas maos bastante pequenas). e em quase todas as lojas é mais barata ou ao mesmo preço que a FZ8. Comparada com a FZ18, é realmente pior, mas 100€ mais barata.

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

como eu disse a vantagem é começar antes. o acabar depois só vai dar menos qualidade à lente. n há venus engine 3 melhorado. venus engine 3 é mau e sei diso pq tenho uma panasonic. o vantagem de qq uma das duas é fotografar em raw, o que mata o venus quase na totalidade, mas isso implica horas de processamento dps.

a s800fd n tem specs melhores que a panasonic. tem um zoom monstro que tira qualidade à lente (que já de si n é famosa), tem aberturas más (f/2.8-4.5 contra f/2.8-3.1), tem macro a 10cm contra os 5 da panny, normal focus a 70cm contra 30, min shutter de 4seg contra 60seg, velocidade de burst inferior, video inferior, lente inferior

7. Andre_pais

Andre_pais Power Member

1. Tem o venus engine melhorado.
    2. horas de photoshop, e mais tempo entre fotografias, e mais espaço ocupado.
    3. Serão assim tao más as aberturas que falas? O que interessa para mim e uma abertura minima com f grande, e uma abertura maxima de f pequeno. Nao será a fuji melhor?
    4. Queres falar em macro? A Fuji tem supermacro de 1cm. ;) contra os 5cm da pana.
    5. a velocidade de burst não e inferior. Pode ter até 15fps e 7fps a resoluções inferiores.

A panasonic tem as suas vantagens, a fuji tem as suas vantagens.

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

1 - http://www.photoxels.com/images/Panasonic/fz18/image samples/P1000030.JPG sinceramente n me parece melhor que a fz8, mas posso tar errado.
    2 - ?
    3- pelos valores que coloquei ambas tem f/2.8 em wide, mas a fz8 faz f/3.3 em tele ao inves da fuji que só consegue f/4.5. logo aqui a panasonic é melhor inclusive que a fz18
    4 - a fz18 tb tem supe macro a 1cm.
    5 - em full a fuji é mais lenta. 15fps a 2mp a meu ver n é de grande utilidade. a

http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms8000fd/page17.asp

quando a lista de pros se prende com handling e nice colors @ low iso para mim é para esquecer

9. hedera

hedera Power Member

Amigos, assim ainda fico mais indecisa.

Sei que o salto é grande, da máquina que tenho para qualquer uma destas, mas o que quero mesmo é algo que ajude a tirar melhores fotografias e também não muito complicada, e como não estou satisfeita com a Sony decidi-me por estas depois de ler muito aqui no fórum.
    Agora será que vale mesmo a pena gastar mais, o que faz uma que não faz a outra?

Querendo usar o video, há diferenças entre elas? e HD?

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A melhor máquina é a FZ8 (com as devidas limitações do Vénus). A FZ18 só vale os 100€ a mais se fizeres questão de ter os 18x de zoom, com uma lente a começar nos 28mm e a acabar perto dos 500mm.

Se queres uma máquina menos complicada, recomendo-te dar uma olhadela às Canon A720IS e SX100IS. São muito boas e devido a não terem os problemas de processamento das Panasonic, tiram o RAW da equação, o que simplifica muito as coisas.

11. hedera

hedera Power Member

As Canon são ambas a pilhas? Também as vi e preferia a Sx100IS, falando em preços estão como as pana e a relação será esta ?
    Fz18 ---> Sx100is
    Fz8 ---> A720Is

Falaram-me nas Fuji S5800/8000/8100, fazem muita diferença umas das outras?
    São a pilhas ou bateria?

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

As Canon são ambas a pilhas sim. :)

Não sei se percebi muito bem o que queres dizer com isso, mas é capaz. A SX100IS é uma A720IS com mais zoom e pouco mais. Mas não têm nada a ver com as Panasonic, são máquinas compactas, ambas têm menos zoom que as Pana.

As Fuji S5800 e S8000/8100 são muito diferentes, as S8000 e S8100 nem por isso. Mas sinceramente, não as acho as melhores opções.

13. hedera

hedera Power Member

Mas têm opção de bateria?
    Então resumindo fácil de manusear e com bom zoom, pouco ruido, fotografias com qualidade, o que me aconselhas?
    Já agora alguma destas faz 16:9 (1920x1080)?

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não, têm a opção de pilhas recarregáveis. É uma boa opção, não te preocupes com isso.

Pouco ruido, em ISOs altos, não há. Há é umas que lidam melhor com isso (A Canon por exemplo) e outras que lidam pior (A Panasonic).

As máquinas que te recomendo, assim mais simples e com muita qualidade, são as Canon. Quanto ao zoom, a escolha é tua: A720IS -> 6x zoom / SX100IS -> 10x zoom.

16:9 a 1920x1080? Isto são máquinas fotográficas, não de filmar. Das que eu conheço nenhuma faz video nessas resoluções.

15. Andre_pais

Andre_pais Power Member

1. A fz18 trata melhor as fotografias. Apesar de ter mais mpx, tem um melhor processmento de imagem. Ja foi visto isso.
    2. Tava a dizer que o modo raw nao era mau so por teres de passar mais horas a editar as fotografias.
    3. Pronto, pensei que fosse a minima abertura que querias mostrar.
    4. Sim, mas a FZ8 nao. E tavas a dizer que tinha um macro melhor que a da S8000fd o que e mentira. Só a FZ18 e que tem macro comparavel, o tal 1cm.
    5. Mas interessam-te assim tanto os megapixeis? 7fps a 4mp nao é bom?

os pros não são só esses. Trata melhor o ruido, e tem um flash e viewfinder optimos. para nao falar do price for value fantastico. Desceu agora o preço para 208€ na *****.

16. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Pelo preço da SX100IS, tens a fuji S8000FD. Não me venham dizer que é pior.

Escolhe entre a S8000FD, a FZ8, e a A720IS.

Claro que se tiveres dinheiro para a FZ18 vai para ela.

Um pequeno aparte, pelo que ando a ver, a S8100fd trata um pouco melhor as fotos que a S8000FD.

17. adolfo dias

adolfo dias Power Member

1 - arranja 2 imagens iguais com as mm definições de cd uma e acabamos com esta discussão
    2 - ok
    3 - ok
    4 - sem modos super macro a panasonic é melhor 5cm vs 10cm
    5 - sim interessa-me os mp para eventuais crops

o viewfinder n difere mt das panasonic. 230k contra 188k e o flash tem mais 2m de alcance. melhor é um facto, mas pouco relevante

http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms8000fd/page12.asp

At the lowest ISO settings there is little to choose between the three cameras with all rendering the scene well but exhibiting the corners you'd expect of a lens that covers such a wide range. The Panasonic produces probably the most consumer-friendly images with punchy, vibrant colors. This can be turned down on the Panasonic, or boosted on the other two cameras, depending on how Technicolor you want your images to look. The FZ18 also produces the most consistent corner to corner image quality (with the least distortion), thanks we'd presume to its Leica lens. The S8000fd image is fairly soft and there is some evidence of noise reduction even here at base ISO.

http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms8000fd/page13.asp
    http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms8000fd/page14.asp
    http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms8000fd/page15.asp
    http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms8000fd/page16.asp

depois de ler estas analises concluo que a fz18 é superior à s8000fd

quanto à questão fz8 vs fz18

http://www.dpreview.com/reviews/panasonicfz18/page12.asp
    http://www.dpreview.com/reviews/panasonicfz8/page12.asp

é comparar ambas as imagens a iso400

18. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Nao tenho aqui imagens das duas para comparar mas a dpreview diz algures que a FZ18 tem as imagens finais melhor tratadas. Nao sei onde está, mas amanhã passo por aqui com mais tempo e meto as imagens e isso,

O que interessa comparar o alcançe macro com outro alcançe macro? O que interessa e comparar a distancia minima de focagem. Se o super macro está lá, é para ser usado. A distancia minima de focagem da FZ8 é 5 cm. A da S8000FD é de 1cm. Simples.

Interessate o numero de mp para crops. E o numero de imagens que consegues tirar no momento "especial" ? Burst nao é para ser usado quando nao deves depositar a esperança num unico click? Ah pois.

Então ta provado que a S8000FD afinal tem melhores specs nao?

A FZ18 É superior a S8000FD nunca ninguem disse o contrario. Agora o problema é que custa muito mais.

A questão está entre a S8000FD e a FZ8.

Acerca dos links que mandaste. Vai comparar a FZ18/FZ8 com a S8000FD a iso 800 e 1600. Depois dizme dos quais consegues melhor detalhe.

Nas propria lista deles de boas coisas da S8000FD referem que as imagens com iso's acima de 400 da S8000FD são melhores que as da concorrencia.

Não tou a dizer que as panasonic sao más. São ambas boas maquinas, so queria era que visses que a fuji não é a ovelha negra como muitos querem fazer pensar.

19. adolfo dias

adolfo dias Power Member

diga-se de passagem que super macro de 1cm é praticamente inutil sem um ring flash, seja na fuji ou na panasonic. a luz vai ser minima.

de nd adiante apanhares aquele momento se precisares de fazer um crop e n tiveres resolução para isso. acaba por ser um pau de dois bicos. eu prefiro resolução e confiar no meu timming.

n, a s8000fd n tem melhores specs. por ter um evf melhor e um flash com mais 2m de potencia n a torna melhor. contiua a ter piores aberturas, piores velocidades, pior distancia de foco normal e pior lente. por ser mais barata n a torna melhor opção torna-a apenas numa camera mediana com preço correspondente

afz8 n tem iso 1600 julgo eu. e pelas imagens nos testes da dpreview a fz8 tem mais nitidez do que a fz18 que simplesmente parece uma imagem passada a blur 5x no photoshop.
    entr a fz18 e a fuji venha o diabo e escolha. uma é so blur e a outra é so sharp. a s8000fd no crop das pilhas nem se consegue ler a marca.

eu n digo que as fuji sejam más. são uma marca de eleição para mim cameras como a s6500, s9600, S5. simplsmente esta serie S8xxx n é nd de extraordinário. preferia uma s5700/s5800

20. Malcom115

Malcom115 [email protected] Member

Ai ai, tanta discussão por uma coisa simples...
    A melhor máquina entre a FZ8 e a FZ18 é a FZ8.
    Eu tive oportunidade de fazer um trial entre as duas antes de comprar e comprei a FZ8.
    Um pouco mais tarde um amigo trouxe uma FZ18 dos Estados Unidos e tive a oportunidade de a experimentar a fundo. Aparentemente fiz a compra acertada.

Para mim ambas processam a imagem da mesma maneira. O VENUS III está presente em ambas e apesar de não ser nada do outro mundo não é tão mau como pintam. O real problema da máquina encontra-se no ruído mesmo a iso's baixos.
    A história das macros é outra. 5 cm's? Engraçado, já fiz macros quase com o objecto quase encostado a lente e as fotos saíram muito bem.

Agora o ponto delicado. Fotografia nocturna ou com pouca luz. Ambas produzem ruído nestas condições, na FZ8 se o iso for até 200 tudo bem, fica um pouco de grão mas nada de irreparável, na FZ18 as coisas começam-se a complicar. É a tal historia, se queres tirar fotografias a noite ou dentro de um restaurante para quê que andas com uma objectiva de 500mm? Aqui é que as coisas ficam pretas para a FZ18.

Se tencionas tirar fotografias só de dia e com bom tempo, então realmente a FZ18 é uma grande máquina e até vais fazer bom uso dos 18x de zoom.
    Se a máquina vai servir para tirar fotos a todos os momentos incluindo indoor, com pouca luz a FZ18 vai-te fazer passar um mau bocado quando meteres o cartão de memoria no computador e vires que a maioria das fotos nestas condições ficaram medíocre - razoável. Aqui será com toda a certeza melhor a FZ8.

Partilhar esta Página