Panasonic FZ8

Qual desses valores é para a Z8? :)

Ao dizer melhor queria dizer com maior alcance.

FZ8 - 432mm
FZ18 - 504mm

A diferença não é significativa.
O que me faria pensar duas vezes seria o facto de a FZ18 começar nos 28mm o que para mim é uma mais valia.
Agora não sei até que ponto não compensaria a FZ8 mais barata, com um adaptador a 28mm.
 
Exacto, os 28mm marcam mais diferença que os 504mm. No entanto, tendo em conta as perdas na qualidade de imagem, preferia ficar-me pela FZ8, visto que não dou uso aos 28mm.
 
Estive a ler o manual e a experimentar... É mais ou menos... A minha câmara no SE k8001 tem um modo que é o bestpic e tira umas 6 fotos nítidas de seguida...
 
Estive a ler o manual e a experimentar... É mais ou menos... A minha câmara no SE k8001 tem um modo que é o bestpic e tira umas 6 fotos nítidas de seguida...

Mais ou menos o quê? Rápido? Número de fotos?

Podes colocar Burst ilimitado - tira mais que 6
Podes colocar Burst Highspeed - se preferires a velocidade à quantidade
 
carrega a fundo no butão de apagar fotos

No modo automático (ISO) 55% das fotos estao disfocadas.. que maravilha.. não sei o que fazer.. se meto velocidades muito rápidas a foto fica estupidamente escura ou clara..:wvsore:

Usa os modos S ou A. Esquece esse automático ISO. Se for para isso mais vale o P.

A - defines abertura de lente:

Com boas condições podes usar F5.6~F11.
Com condições de luz medianas, F2.8. Com fracas, ou usas flash, ou usas F2.8 com ISO >200 ou usas F2.8, ISO 100 e tempos maiores
 
Usa os modos S ou A. Esquece esse automático ISO. Se for para isso mais vale o P.

A - defines abertura de lente:

Com boas condições podes usar F5.6~F11.
Com condições de luz medianas, F2.8. Com fracas, ou usas flash, ou usas F2.8 com ISO >200 ou usas F2.8, ISO 100 e tempos maiores
Hum, obrigado pelas dicas... de qualquer maneira fico sempre com aquela sensação que em teoria isso funciona bem, mas na prática (pontualmente) aparecem umas fotos mto escuras/claras. Mas não vou bater sempre na mesma tecla.. Fico com a ideia que o programa P (AE do Programa) as fotos ficam mais disfocadas do com o modo automático de ISO.. Eu que sou um "fotografo" mto beginer tiro bastantes fotos de pessoas/objectos em movimento que ficam 85% disfocadas mesmo no modo autimático de ISO..

Mas já agora, ferrari, sem tirar a possibilidade de mecher nas condições de luz e de velocidade do obturador, qual é a diferença significativa do modo P para o auto ISO?
Estive a ver no manual e [no modo P] ..
A câmara ajusta automaticamente a
velocidade do obturador e o valor de
abertura de acordo com a luminosidade do
objecto.
.. entao, em que ficamos?:confused:


(edit: por acaso estive agora a experimentar e noto uma ligeira melhoria na granulação (suponho que duvido ao ISO..) mas não noto assim grandes diferenças, sabendo que tambem não estou com muita paciencia para estar a mudar constantemente a luz e a velocidade da lente.. :o)

cUMPS e obr. pela paciência;)
 
rmb bem podes agradecer pela paciência :D

É o seguinte, o Automático ISO, tal como o nome indica regula automaticamente quase todos os termos da exposição, do qual o ISO faz parte. O modo P é um modo bastante semelhante mas do qual o ISO não faz parte.

Daí ter dito para usares maioritariamente os modos A ou S, porque se quiseres usar a máquina em modo automático mais vale o P (porque não mexe no ISO e consequentemente melhor qualidade de imagem - isto é verdade se o ISO estiver definido para mínimo).

Com isto quero dizer que, o Auto ISO vai ajustar o ISO assim que o sensor da máquina medir movimento ou fracas condições de luz. O que acontece é que, a máquina tem uma forte tendência a subir o ISO na mais pequena adversidade que encontrar em termos de iluminação ou movimento.
Ora, sabendo que ao aumentar o ISO, estamos implicitamente a criar maior ruido à imagem, pressupondo pior qualidade da mesma (não é verdade universal), aconselho a evitar este modo.

E continuando com uma boa dose de paciência :D ...
Os modos manuais, M, S ou A são para usar com calma. São modos que primam pelo controle ao criador sob a fotografia.
Se for numa de apontar e disparar, se por qualquer motivo não tiveres paciencia, ou precisares rapidamente de apontar e disparar, aí o modo automático, P é uma solução.

Pelo que estás a dizer, parece-me que tens um pouco os conceitos ainda trocados ou mal definidos. A velocidade de obturador ajusta-se conforme a necessidade de fotos mais rápidas ou mais lentas, mas nunca, repito nunca, esquecendo as condições de luz que tens. Ora se tens uma fraca luz, dentro de casa, ou mesmo em exteriores, final/inicio do dia, não podes colocar um valor S baixo (exemplo: 1/2000) porque o tempo de disparo (passo a expressão) não é suficiente para receber a pouca luz existente.

Qualquer outra dúvida dispõe.
O meu conselho é pegares na camera e ires para rua ;)
 
Daí ter dito para usares maioritariamente os modos A ou S, porque se quiseres usar a máquina em modo automático mais vale o P (porque não mexe no ISO e consequentemente melhor qualidade de imagem - isto é verdade se o ISO estiver definido para mínimo).

OK. Nesse caso devo ter o ISO sempre no mínimo (100) a não ser que sejam fotos à noite ou com muito movimento correcto?

Por outro lado, Estive a ver na tua galeria de fotos e tens por exemplo uma gaivota no cais de gaia que foi fotografada a 100 ISO. Como é que é possivel? Não é suposto ficarem disfocadas num animal com um rápido movimento?

Nesse caso não percebo para que servem os ISOs maiores se só aumentam o ruido e em pouco ajudam..

cUMPS;)
 
O ISO é a sensibilidade à luz. Se houve muita luz, tipo dias de sol na rua e tal, podes usar ISO100 à vontade porque vais sempre ter velocidades relativamente altas. Por vezes nem se consegue usar aberturas grandes de tanta luz que há.
Já ao anoitecer, ou dentro de algum edificio, a luz é mais escassa e por isso precisas aumentar a sensibilidade do sensor, ou seja, passar de ISO100 para um ISO mais alto, de forma a tentar manter as velocidades suficientemente altas.
Depois podes ainda jogar com a abertura da lente, quanto maior mais luz entra, mais altas vão ser as velocidades, ou menos sensibilidade precisas.

Olha, lê este tópico: Modos manuais - Dicas

Tens aí a explicação de como funcionam essas coisas todas e mais algumas.
 
Acho que já percebeste o que é o ISO, de qualquer forma acrescento.

Imagina um quadradinho com muitos pontos. Esse quadradinho é o sensor da máquina, e os pontos são os pixels. Em termos muitos gerais e simplistas, em ISO100 (minimo da máquina), os pixels recebem luz um por um, se aumentares o ISO para por exemplo 200, estas a multiplicar, no fundo a obrigar o mesmo pixel a receber o dobro da quantidade de luz.
Ora fazendo isto estás igualmente a produzir mais ruído na foto.

O ISO serve para usar mais em condições de luz do que para o movimento do objecto, embora estejam ambos relacionados.
No geral, usas ISO100 sempre de dia e em boas condições de luz. Ajustas depois no programa S, a velocidade, que no caso da fotografia do cais de gaia teve de ser muito rápida para congelar a gaivota.
Poderia fazê-lo de muitas outras formas, mas optei por aquela que na altura era mais favorável, disparo rápido e abertura moderada.
Podia ser por exemplo uma abertura menos acentuada, tipo um F8, ou F9 e mexer no ISO mantendo a velocidade. Ou subindo ISO, manter abertura e subir ligeiramente a velocidade.
Mas optei pelo mais prático e seguro, uma situação destas é rara ;)

No fundo o ISO vais querer usar mais em interiores, pouca luz, e onde o F2.8 (máximo de abertura) não é suficiente para receber a luz ideal. Ou seja, em ISO100, mesmo a F2.8 terás situações que a foto fica preta ou sub-exposta. Solução é subir ISO, ou aumentar velocidade. Mas muitas vezes a velocidade (para captar luz suficiente) ronda os 1/2s ou mesmo 1 e 2s. Nessas situações é complicado manter a camera estável, só com tripé. Quando não queres que isso aconteça, ajustas o ISO, e a velocidade pode ficar mais rápida.

No fundo, situações rápidas, modo S, velocidades baixas (rápidas)
Situações de baixa luz, modo A, F2.8, ISO alto.
Situações de muita luz, modo A, F baixos, F8~F11

Isto são exemplos. Podes no entanto fazer à tua maneira.
Acrescenta ainda que em modo A, um F2.8 dá-te muito menos objectos focados, do que um F8 ou F11 que te foca quase tudo na imagem (perto e longe).

PS - De notar que todo este texto não está de todo com pormenores técnicos, nem preocupação na semântica das palavras. Apenas uma maneira simples de explicar o que parece complicado ;)
 
Última edição:
Exactamente, estou a tentar passar a teoria para a prática.
Mais uma vez obrigado |ferrari|, Tom Ripley e Rui Marto.
Já percebi o ISO e que preferencialmente deve estar nos valores minímos e que casos como falta de luz e movimento podem levar ao aumento deste.

Agora teóricamente surge-me uma questão: Aparece-me uma gaivota à noite [bastante escuro] no cais, e eu terei que a fotografar com um shutter speed bastante rápido [1/500] o que me leva a que a foto fique completamente preta.. sabendo que a gaivota se encontra para lá da cobertura do flash e que os modos ev pouco ou nada fazem e os valores da abertura quase o mesmo.. (estive a experimentar:P) e sabendo que estou com o zoom ao máximo, como posso fotografar em condições a gaivota?

questão numero 2: Quero dar a ideia de movimento de carros de dia [tal como na sig do ferrari, mas de dia] só que quando meto o obturador muito lento (6s) deixa entrar imensa luz e tenho uma foto toda branca.. o que fazer?

[Desculpem lá, já parecem questões de matemática ;))

Já agora, ferrari, acho que aqui contrarias-te não?:
Situações de muita luz, modo A, F baixos, F8~F11
Não deveria ser "Situações de muita luz, modo A, ISOs baixos, F8~F11"?

Thx!
cUMPS;)
 
Agora teóricamente surge-me uma questão: Aparece-me uma gaivota à noite [bastante escuro] no cais, e eu terei que a fotografar com um shutter speed bastante rápido [1/500] o que me leva a que a foto fique completamente preta.. sabendo que a gaivota se encontra para lá da cobertura do flash e que os modos ev pouco ou nada fazem e os valores da abertura quase o mesmo.. (estive a experimentar:P) e sabendo que estou com o zoom ao máximo, como posso fotografar em condições a gaivota?
À noite, a 1/500? lolol Epah, talvez com uma lente com F1 de abertura e ISO12.800, quem sabe tenhas sorte. Depende muito de muita coisa, mas na prática é uma foto impossível.

questão numero 2: Quero dar a ideia de movimento de carros de dia [tal como na sig do ferrari, mas de dia] só que quando meto o obturador muito lento (6s) deixa entrar imensa luz e tenho uma foto toda branca.. o que fazer?
Durante o dia para tirares uma foto de com longa exposição... Ora deixa cá fazer as contas:
1/100 - ISO100 - F16
1/50 - ISO100 - F22
1/25 - ISO100 - F32
1/12 - ISO50 - F32
1/6 - ISO25 - F32
1/3 - ISO25 - F44
Ou seja, a menos que uses filtros de densidade neutra, é impossível fazer uma exposição de 6s durante o dia, sem queimar a foto.

O teu problema é que pedes demais das máquinas. lol É como eu ter um Smart e querer andar ao lado de um Formula 1.

Já agora, ferrari, acho que aqui contrarias-te não?:

Não deveria ser "Situações de muita luz, modo A, ISOs baixos, F8~F11"?

Thx!
cUMPS;)

Na prática F8-F11 são F baixos... lol Mas ele deve-se ter enganado.
 
Já agora, ferrari, acho que aqui contrarias-te não?:

Não deveria ser "Situações de muita luz, modo A, ISOs baixos, F8~F11"?

Thx!
cUMPS;)

Correcção: ISO baixos ou abertura baixa, valores em F, no caso da máquina, altos
Quanto as restantes fotos, começa pelo mais simples ;)

Na prática F8-F11 são F baixos... lol Mas ele deve-se ter enganado.

Enganei-me, queria dizer abertura pequena ;)
 
Agora teóricamente surge-me uma questão: Aparece-me uma gaivota à noite [bastante escuro] no cais, e eu terei que a fotografar com um shutter speed bastante rápido [1/500] o que me leva a que a foto fique completamente preta.. sabendo que a gaivota se encontra para lá da cobertura do flash e que os modos ev pouco ou nada fazem e os valores da abertura quase o mesmo.. (estive a experimentar:P) e sabendo que estou com o zoom ao máximo, como posso fotografar em condições a gaivota?

questão numero 2: Quero dar a ideia de movimento de carros de dia [tal como na sig do ferrari, mas de dia] só que quando meto o obturador muito lento (6s) deixa entrar imensa luz e tenho uma foto toda branca.. o que fazer?

Não percebo muito de fotografia, mas acho que te posso responder mais ou menos a essa questão.

Na gaivota do cais, tu queres tirar a foto rapidamente, antes que ela voe, ou uma coisa assim não é? Quando nao podes/queres aumentar o tempo de exposição do sensor á luz só te resta uma alternativa, que é aumentar o iso do sensor (sensibilidade). Só que isso traz um problema, a foto vai, dependendo de camera para camera, ganhar muito ruido, e pode ficar um pouco estragada.
A maquina para trar uma foto que nao fique escura á noite, e em que nao podes usar um tempo de exposição grande, tens de aumentar o iso para a foto ficar mais clara.
Mas é a unica alternativa. Ou entao depois de teres uma foto de recurso com um iso alto e tempo de exposição baixo. podes diminuir o iso, e tirares a mesma foto desta vez com 1sg de exposição. Se ela se mexer muito pronto, ao menos tens uma foto de recurso.
Claro, tudo isto com a abertura maxima da lente.

No segundo problema, tens de ver se tas a usar uma abertura pequena (numero do f grande acima de 3 ou 5 por exemplo).
Se ja ta no minimo, tens de diminuir o tempo de exposição. A minha maquina vai até aos 1 seg de exposição. (é muito velhinha) e consigo dar algum efeito. Se puderes diminuir os 6seg para uns 3 segundos acho que continuas com o mesmo efeito.
Claro que sempre com iso minimo da maquina.
Como um user já referiu podes usar um filtro para deixar entrar menos luz.

De qualquer das formas acho que de dia o efeito não é muito interessante
 
Última edição:
Andre_pais, esqueceste-te de alguns pormenores.
Se estás a usar o zoom ao máximo, não podes usar velocidades de disparo lentas, porque mesmo que a gaivota fique quieta, não consegues estabilizar a lente. E fotos com 1s de exposição são praticamente impossíveis, tanto pelo movimento da gaivota, como pelo movimento da máquina. Mesmo que aumentes muito o ISO, se for de noite, não vai ser suficiente para usares uma velocidade minimamente aceitável.

Durante o dia, se estiver sol, mesmo que feches a lente toda, não consegues velocidades suficientemente baixas para criar um rasto. Usar uma exposição de 1s durante um dia normal, sem filtros, já é algo impossível. Podes ver pelos valores que deixei acima que para se conseguir velocidades perto de 1s terias que conseguir usar um ISO de 25 e uma abertura de F44, coisa que pelo que sei nenhuma máquina tem hoje em dia.
Muitas máquinas, num dia de sol forte não conseguem velocidades sequer abaixo de 1/100s. Por isso durante o dia, no máximo consegue um ligeiro "desfoque" devido ao movimento, se fotografar algo que se mova muito rápido, mas sem filtros dificilmente consegue um rasto.
 
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