Panasonic FZ8

Boas,

Penso que este site tem explicados de forma muito concisa os conceitos básicos de fotografia... Apesar de ser dirigido á fotografia analógica, a maioria das coisas são iguais á digital.
Foi só fazer um pequeno search no google :p
 
Já percebo mais alguma coisa disto! Hoje fui tirar umas fotos de paisagem e já consigo jogar com a luminosidade da foto... O que ainda nao sei é o que é que dá para fazer além disso. A focagem correu sempre bem, depois meti tudo em Manual (permite controlar o ISO, aperture e velocidade de obturador) e brinquei um bocado para perceber o que cada um fazia. Pareceu-me que fazem todos o mesmo, dar mais/menos luminosidade à foto... Estou correcto?
 
Já percebo mais alguma coisa disto! Hoje fui tirar umas fotos de paisagem e já consigo jogar com a luminosidade da foto... O que ainda nao sei é o que é que dá para fazer além disso. A focagem correu sempre bem, depois meti tudo em Manual (permite controlar o ISO, aperture e velocidade de obturador) e brinquei um bocado para perceber o que cada um fazia. Pareceu-me que fazem todos o mesmo, dar mais/menos luminosidade à foto... Estou correcto?
Não exactamente.

O ISO controla a sensibilidade do sensor à luz. Ou seja, para o mesmo valor de f (abertura) e o mesmo tempo de exposição (velocidade do obturador), se tiveres um valor mais alto de ISO, a foto sai com mais luminosidade (e possivelmente com mais ruído também), se tiveres um valor mais baixo (mantendo a abertura e o tempo de exposição) a foto fica com menos luminosidade.

A abertura do diafragma influencia não só a entrada de luz como a profundidade de campo. Com uma abertura grande (desconfio que a maior que consegues nessa máquina é f2.8) consegues focar o objecto principal e deixar o fundo desfocado - bokeh. Em retratos é frequente a utilização de grandes aberturas precisamente para se obter este efeito.
Se tiveres uma abertura menor, além de te entrar menos luz, ficas com uma profundidade de campo maior. Para compensar isto, ou usas um tempo de exposição maior ou sobes o ISO.
Ah, e atenção! Uma abertura de f2.8 é maior que uma f3.5 ou f5.6, por exemplo. Pode dizer-se que os números funcionam "ao contrário". Quanto maior for o número associado ao f, menor é a abertura.

Quanto à velocidade do obturador, é o tempo em que passa luz para o sensor da máquina (penso que seja isto, não tenho a certeza se estou a ser 100% correcto, mas se não estiver alguém me corrige já a seguir :p)
 
Promoção ***** Lumix DMC-FZ8

Boas pessoal, recebi hj a lista de promos da *****
e vinha la isto
http://www.*****.com/pt/pt/583759/art/panasonic/lumix-dmc-fz8-preta.html

o que acham? vale o dinheiro, ou com este dinheiro arranjasse melhor?
eu estou a pensar em adquirir uma maq nova
e o meu limite orçamental é exactamente este

thks in adv
 
Por esse preço, eu acho que e uma boa compra, porem depende muto de que tipo de fotografias pretendes fazer e em que situações. Se não prescindires de um super-zoom, e nao te importares do facto de não a poderes transportar no bolso, acho uma boa opção tendo em vista o preço claro
 
Comprei essa menina em julho e estou muito muito surpreendido. Fiquei muito contente com a compra:)

Já agora na ***** ta a 190 ;)

http://www.*****.pt/index.php/cmd/s...d/F117211/cid/10002/Panasonic_DMC_FZ_8_Prata/
 
Última edição:
A questão não é tanto a foto tirada á noite mas a forma como se pretende tirar a foto á noite! se não abusares da sensibilidade e deres uma exposição mais longa o problema torna-se menor...
 
sorry andei sem tempo para ca vir. como disse o cardosoaac com razão pode se dar a volta "à coisa". vou ver se tenho praki alguma foto

Boas. so para avisar que ta na ***** tambem a 179 euros.

http://www.*****.com/pt/pt/583759/art/panasonic/lumix-dmc-fz8-preta.html?itag=4577
 
Última edição pelo moderador:
Boas. eu aconselhava te a não comprar mais que cartao de 2Gb. Por exemplo 2 de 2Gb. ate porque por exemplo pode um avariar e assim smp podes recorrer ao outro.
Eu comprei este High speed http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=36194&cat=281.

Cmpts
 
Alguém, por um estranhíssimo acaso sabe onde posso arranjar uma coisa destas (FZ8)? Sei que já saíram do mercado há muito e online não encontro nada, eventualmente podem ter visto alguma numa loja física com um preço realista...

obrigado.
 
@ cardosoaac
obrigado, mas em desespero de causa já coloquei de parte essa condição (isso é que é memória :)). resta-me conseguir arranjar qualquer coisa durante a próxima semana que preencha em parte os restantes requisitos... ainda posso considerar o abandono dos 28 mínimos atendendo ao preço.

P.S.: ninguém tem uma coisa destas (FZ8) para aí sem nada que fazer? ou até mesmo uma FZ7 (apesar do vénus II) ou uma olympus SP 5##, qualquer coisa! (denota-se o desepero ou não :D)

edit: até mesmo uma FZ5 praticamente dada ou algo semelhante da mesma década :)
 
Última edição:
Back
Topo