PANASONIC LUMIX DMC-FZ8 vs CANON POWERSHOT S5 IS

Estou muito, mas mesmo muito indeciso entre a compra de uma destas 2 máquinas, em 1º lugar por causa desta COMPARAÇÃO

Ora bem , UM DOS factores que mais me está a pesar na decisão é o tamanho do viewfinder electrónico - 0.44" na PANASONIC LUMIX DMC-FZ8 vs 0.33" na CANON Powershot S5 IS.

Qual a vossa opnião quanto a isto? Vai marcar a diferença, para uma pessoa que nunca vai usar o LCD na rua (algo na minha retina não o permite ver com a luz do sol), mas o viewfinder? Outro aspecto altamente considerável é a diferença de resolução dos viewfinders (e mesmo dos LCD's), a favor da LUMIX DMC-FZ8. Penso que isto vai marcar a diferença para quem usa muito o viewfinder, correcto?

Outra questão FUNDAMENTAL e que preciso da ajuda de quem tiver uma destas 2 máquinas é se no viewfinder aparecem TODAS as funções do LCD, como abertura, velocidade, ISO, exposure, etc, etc, etc, ou se tem limitações? E se faz "live-view" pelo viewfinder, ou seja, se quando estou a mecher na abertura e exposição estou a ver em tempo real aquilo que vai sair, como acontece via LCD?

Outras questões e olhando para a COMPARAÇÃO é aquela exageradíssima luz com flash na LUMIX DMC-FZ8, mas por outro lado o menor grão a ISO 400. Luz exagerada com flash na LUMIX também visível aqui:

panasonic-dmc-fz8-portrait-indoors-large.jpg
canon-powershot-s5-is-portrait-indoors-large.jpg

Neste caso a 2ª foto é a da CANON

Outra situação que li numa review com fotos lado a lado foi a perda significativa de sharpness e o aparecimento de reddish fringing na CANON com o zoom no máximo, o que não acontece com a LUMIX DMC FZ8 em relação ao sharpness: "This is a surprisingly disappointing photo. With the lens zoomed in to its maximum capacity there is a clear loss of sharpness towards the edges of the photo. There is also lot of reddish fringing". Mas este gajo pode não saber que se pode regular o sharpness na CANON, ou simplesmente não o ter feito.

canon-powershot-s5-is-outdoors-3-large.jpg
panasonic-dmc-fz8-outdoors-3-large.jpg

1ª foto da CANON

Não sei se a LUMIX tira fotos a 16:9, o que acho interessante nas CANON (penso que a Powershot S5 IS não é excepção, correcto?).

Sei que me estou a esquecer de outros aspectos essenciais mas assim de repente, muito à pressa, é o que me ocorre.


P.S. Entre estas 2 e a Fuji Finepix S9600 (e olhando para a comparação), escolheríam a S9600? (de lembrar que esta está a custar €350 na ***** - tanto como a CANON).

P.S. 2 Tenham em conta que acima de tudo o mais importante no meu caso é o viewfinder e a sua utilidade, uma vez que outdoor não vejo o LCD, logo, e infelizmente, não me adianta uma máquina com melhor isto ou melhor aquilo, mas cujo viewfinder seja inútil.


Obrigado a todos e fico a aguardar o vosso feedback com urgência dado que necessitava de encomendar a máquina hoje,

Luis (aka FM)
 
Última edição:
Pois, eu sei disso, pelo menos na CANON podes regular o flash, mas não sabía se o podería fazer com a PANASONIC. Obrigado pelo input ;)

Agora diz-me só o mais importante pá: pelo viewfinder tens acesso a todas as funções do LCD e vês aquilo que vai aparecer na foto conforme vais mechendo na abertura e velocidade tal e qual como acontece com o LCD?
 
Última edição:
Está fora de questão ir para a CANON por causa do minúsculo tamanho do viewfinder electrónico e dos seus 115k. Falei com um profissional que a experimentou e achou uma miséria para quem quiser dar uso ao viewfinder.

Quanto à PANASONIC as reviews são controversas. Umas dizem muito bem, outras muito mal, onde um crop a uma janela duma catedral mostra que a máquina não é melhor do que uma compacta de bolso de 8 megapixel, quando a S9600 é superior a máquinas de 10MP. Parece que vou ter de aguardar pela disponibilidade da S9600 na *****. Vou pelo seguro e comprar uma máquina que teve 10/10 em tudo numa das reviews que li. Depois habituei-me ao menu da fuji com a fuji f40fd, que é do mais simples de utilizar que pode haver. Não gosto nada das imagens dela - cor - nessa comparação (link acima) versus outras máquinas, mas algo não está bem nesse teste.

Adoro o menu da Canon (ainda mais que o da fuji) e a forma como a CANON trabalha em modo manual (pela FABULOSA experiência que tive com a CANON A720 IS), mas não encontro nada CANON related semi-reflex (bridge) com um viewfinder electrónico (pequeno LCD incorporado) decente. Única razão pela qual não a compro, pois só vou utilizar o viewfinder electrónico outdoor, porque como expliquei acima, a minha retina por algum motivo não consegue ver o LCD com a luz do dia.
 
Última edição:
Back
Topo