Panasonic Lumix FX10 por 130€

máquinas que mudam de lente



são as duas boas máquinas, sendo a panasonic melhor em situações de exterior. o problema de qq panasonic reside no aumento do iso, que resulta em imagens com pouca definição.
para um uso em areas com boa iluminação ou isos baixos a fz8 será uma melhor aposta

e para quem é um bicho nocturno como eu... tambem é fz8?:cool:
 
desde que mantenhas o iso em baixo e abuses do flash ou das longas exposições...
a A720 n será MT melhor, mas terá alguma vantagem nesse aspecto
 
pois fz8 para um curso de fotografia mas tambem vê-se que canon é muito melhor apesar dos tamanhos e preços... estou a ficar virada para a fz8 mas mesmo assim fico com a pulga atrás da orelha porque canon é canon...apesar da A720 ainda conseguir ser mais barata que a fz8.


Qual a principal vantagem das canon?
 
Última edição:
pois fz8 para um curso de fotografia mas tambem vê-se que canon é muito melhor apesar dos tamanhos e preços... estou a ficar virada para a fz8 mas mesmo assim fico com a pulga atrás da orelha porque canon é canon...apesar da A720 ainda conseguir ser mais barata que a fz8.


Qual a principal vantagem das canon?

canon é canon e panasonic é panasonic.
isso nc será um motivo para escolher uma marca. cada uma tem bons e maus modelos.
a canon n é mt melhor que a panasonic, alias n é melhor.

a panasonic tem melhor lente, melhores aberturas, melhores tempos de exposição, foca mais perto em modo normal, tem um flash mais potente, é mais rápida em burst, tem melhor video e fotografa em raw.

o unico defeito das panasonic é o venus engine 3. o que quer isto dizer? em qq máquina digital quando sobes o iso estás a aumentar a sensibilidade do sensor à luz. isso permite-te tirar fotos em ambientes com pouca luz com velocidades de obturação mais rapida, mas aumenta tb o ruido (grão) que por vezes ves nas imagens.

as máquinas digitais tem um sistema de processamento que tenta atenuar esse grão. na canon o digic e nas panasonic o venus.
o problema das panasonic é que esse tratamento é tão agressivo que acaba por destruir a imagem. em isos acima de 400 ficas com uma foto tipo aguarela.

a canon neste aspecto porta-se algo (n mt) melhor, mas a panasonic tem a vantagem de fotografar em raw, que é basicamente guardar a imagem em bruto, sem compressão e quase sem tratamento.
implica algum trabalho pos fotografia, mas melhora substancialmente a qualidade.

seja qual das duas for ficas bem servida, mas com a panasonic ficas com uma máquinas mais "completa"
 
No que toca ao tratamento da imagem em iso elevado (digamos > 400) há três escolas:
A canon mantém bastante detalhe, mas também bastante ruído.
A fuji apresenta imagens limpas. É campeã nesse campo. Mas perde algum detalhe.
A pan apresenta algum ruído (pouco) mas imagens em que a perda de detalhe é notória.

Enfim, três abordagens diferentes que terão, cada uma delas, os seus defensores e os seus detractores.

Por mim prefiro manter detalhe ainda que acompanhado de ruído.
 
No que toca ao tratamento da imagem em iso elevado (digamos > 400) há três escolas:
A canon mantém bastante detalhe, mas também bastante ruído.
A fuji apresenta imagens limpas. É campeã nesse campo. Mas perde algum detalhe.
A pan apresenta algum ruído (pouco) mas imagens em que a perda de detalhe é notória.

Enfim, três abordagens diferentes que terão, cada uma delas, os seus defensores e os seus detractores.

Por mim prefiro manter detalhe ainda que acompanhado de ruído.

panasonic... ja se disse muito acerca delas e a grande maioria coisas boas.. :hehehmn:
 
Como disse, cada um "defende" a abordagem que mais lhe agrada.

Mas, mais que dizer (bem ou mal) importa fazer... imagens.
Já tive a Fx12 (podes ver umas imagens na lista de máquinas). Vendi-a precisamente por causa da perda de detalhe. A pessoa que a comprou está satisfeitíssima...

É como tudo na vida...
 
Como disse, cada um "defende" a abordagem que mais lhe agrada.

Mas, mais que dizer (bem ou mal) importa fazer... imagens.
Já tive a Fx12 (podes ver umas imagens na lista de máquinas). Vendi-a precisamente por causa da perda de detalhe. A pessoa que a comprou está satisfeitíssima...

É como tudo na vida...

tenho uma fx10 que é igual à fx12 e afirmo que tem uma qualidade soberba a iso 100 e 200
fiz impressões A4 com ela com optima qualidade.
acima disso sim, é notoria a perda de qualidade

91518282.J0Z3tagc.futura.jpg


84857258.c8gFit0c.Jul_29_07169acris.jpg


ambas a iso 100 com a fz8.
 
Fujis com Super CCD, certo? Ou as actuais também??

O último lançamento da fuji em compactas, a F100fd safa-se muto bem.
Obviamente que os sensores das dslr da fuji são outro mundo. Mas acredito que a nível de software de tratamento de imagem têm muito em comum.

Citação:
Post Original de adolfo dias
tenho uma fx10 que é igual à fx12 e afirmo que tem uma qualidade soberba a iso 100 e 200
fiz impressões A4 com ela com optima qualidade.
acima disso sim, é notoria a perda de qualidade

...

ambas a iso 100 com a fz8.



Realmente as imagens dizem tudo. Estão muito boas.
Além disso já disse por aqui que as imagens da fx12 são melhores em papel que no monitor.
 
Última edição:
bluefishgirl foram ambas tiradas do site que te dei em cima.
tens uma "galeria" com mais de 3000 fotos da fz8, é possivel que haja algumas nocturnas
 
o problema é esse... sao poucas as fotos que nao levam com um photoshop... eu sei.. tambem sou addicted apesar de nao perceber muito. Este site até nao parece muito"fake" por acaso... tem algumas raw
 
Sou possuidor de uma FX10 e confirmo o que foi já referenciado, uma lente de muito boa qualidade e o processamento não é tão grave quanto pintam.
Claro que torna-se fraca em ambientes de interior mas é o mal comum.

adolfo dias Está escrito no EXIF, CS2 em windows ;)
apocalypto Não necessáriamente. Conseguem-se boas fotos directamente na máquina, é uma questão de saber ajustar os parametros, mas se as quiseres processar em PP também o podes fazer, tal e qual como a maioria com os ajustes da praxe (levels, curves).
 
Back
Topo