Panasonic Lumix G1

Zed_Blade

Power Member
Bem, andei à procura disto, como não encontrei decidi criar

Basicamente, estive hoje a mexer num bichinho deste, e posso dizer que realmente reforçou o meu interesse nesta máquina.
Apesar de não saber classifica-la como Bridge ou DSLR, pelo que tenho lido, parece ser realmente uma boa compra, apesar do seu (para já) elevado preço.

Para quem ainda não conhece a máquina deixo aqui um link

É basicamente a primeira micro Four Thirds do mundo, e não me vou alongar mais na descrição pois não sou a pessoa mais indicada para o fazer. (Tenho uma "compacta" Casio Exilim P-600, por isso, lentes, distâncias focais e etc não é comigo)

O objectivo desta thread é que se discuta a máquina em si, e já agora quem eventualmente a comprar, que venha cá deixar o seu testemunho.

Cumps.
 
IMO isto é um excelente stunt de marketing. Pseudo-SLRs sem viewfinder óptico, com um sensor ainda mais pequeno que o já mal aceite 4/3 e lentes que dificilmente virão a ser baratas devido às marcas que as fabricam. Ainda por cima é mais cara que uma SLR a sério...
Acaba por ser desespero de tentar cumprir uma promessa que tinha sido feita com o 4/3 e que nunca se realizou (pelo menos de forma notória), que era a promessa de SLRs e lentes pequenas.
 
Acho que já há para ai um tópico sobre esta máquina revolucionária que nem é bridge nem SLR, há quem lhe chame EVIL (Electronic Viewfinder Interchangeable Lens).
O que é que achaste do viewfinder electrónico? e do tamanho e peso? Assenta bem na mão?

AHAHAHHAHA EVIL HEHE

Já experimentei a máquina durante uns 5 segundos e pelo que pude ver antes da bateria acabar era que o viewfinder era ENORME.
 
segundo dizem o uso de lentes MF é facilimo nesta máquina ja que quando se começa a focagem manual o EVF faz um zoom de 10x. O EVF também tem a vantagem de poder apresentar em tempo real o histograma e outras informações.

Isso veio da FZ50 (bem, já pode ter vindo de trás), essa grande máquina, quando se faz foco manual também faz esse zoom coom o viewfinder. Dá um jeitão, quem me dera ter isso nas DSLR :D

Está máquina tem tudo para ser um exito ... Há reviews onde entrem em mais detalhe sobre a qualidade de imagem?
 
O sensor é exactamente o mesmo, especula-se que o sensor da nova oly E-30 é o mesmo da Pana G-1, ambos de 12MP, que nos testes da DIWA labs até nem se compara mal com a D90 em termos de ruido.

Por acaso estava com ideia que era mais pequeno, my bad. Mas esses testes, sem uma imagem ao lado, de nada valem. Os sensores 4/3 nunca foram grande coisa a nível de ruído, não era agora que iam chegar perto de um dos melhores APS-C do mercado. Ou a tecnologia deles deu um salto incrível, ou então esse baixo nível de ruído é fruto de um noise reduction super agressivo (que não era de espantar, vindo da Panasonic).
 
Por acaso achei o protótipo da Olympus muito mais interessante que este modelo engana-SLR da Panasonic (não que esta G1 não mereça interesse por si só)

No entanto acho que isto não tem grande ciência. Este tipo de câmaras será o futuro. É só o tempo dos EVFs ficarem melhores.
 
Na minha opinião a essa máquina só falta uma coisa para ser um sucesso, um preço decente. Aguardo também pela oferta da Olympus neste campo, que pelo mock-up da Photokina deverá ser mais ao estilo compacta, o que é esperado por muita gente, compacta com qualidade SLR e lentes intermutáveis. Já há muitas imagens da G1 por ai, da E-30 também, a meu ver as da E-30 estão ao nível da E-30, mas sem o banding da E-3.

Muito sinceramente não vejo a G1 a conseguir ter sucesso. Ainda há pouco tempo um familiar meu me veio falar na hipótese de uma SLR pequena, mostrei-lhe tudo quanto era Olympus e a G1 e mesmo assim nada. É um sistema que por enquanto não convence ninguém, não é notoriamente mais pequeno.
A única que imagino a ter sucesso é a da Olympus, se sair dentro dos moldes do mock-up. Essa sim, tem um tamanho que realmente faz diferença.
 
Muito sinceramente não vejo a G1 a conseguir ter sucesso. Ainda há pouco tempo um familiar meu me veio falar na hipótese de uma SLR pequena, mostrei-lhe tudo quanto era Olympus e a G1 e mesmo assim nada. É um sistema que por enquanto não convence ninguém, não é notoriamente mais pequeno.
A única que imagino a ter sucesso é a da Olympus, se sair dentro dos moldes do mock-up. Essa sim, tem um tamanho que realmente faz diferença.

Mais pequena que a E-420? Não é já suficientemente pequena? :P
 
Pessoalmente, acho que era capaz de aguardar uns tempos até a G1 descer e quiçá investir nela...
Não a achei muito mais pequena que outra qualquer SLR mas nota-se que é pequena..

É leve (isso foi das coisas que notei claramente) e pelas promessas feitas, achei uma máquina interessante.

Para quem pediu um teste com imagens, têm-na aqui
 
Não era bem disso que eu estava a falar, mas sim de testes de ruído com gráficos e as respectivas imagens para comparar perdas de detalhe por NR.
Mas mesmo aí eles são explícitos, qualidade a par de outros sensores 4/3 (que já por si estão abaixo dos APS-C).

Em relação a compactas, não admira nada que seja bem melhor, mas também é bem mais cara e maior (até ver a da Olympus).
 
Última edição:
O EVF tem a vantagem de ser mais luminoso e de se ter um live view mesmo ali no viewfinder, com histograma, etc, e conseguir-se um exposure mais correcto. Acho que com o desenvolvimento da tecnologia (melhores EVF's) pode ser uma mais-valía.
 
Eu sinceramente "tropecei" nesta máquina enquanto pesquisava qual a melhor solução para mim (entre uma SLR ou uma Bridge).

Escusado será dizer que fiquei na mesma lol
 
Contras não vejo nenhum, excepto a parte do "será que vale o investimento, em máquina e lentes, para quem dá um uso muito ocasional a máquinas fotográficas?"

Só por isso estou um pouco de pé atras em relação às SLR.. Acho que talvez com uma Bridge ficaria melhor servido quer em termos de zoom, como em "simplicidade"
 
Contras não vejo nenhum, excepto a parte do "será que vale o investimento, em máquina e lentes, para quem dá um uso muito ocasional a máquinas fotográficas?"

Só por isso estou um pouco de pé atras em relação às SLR.. Acho que talvez com uma Bridge ficaria melhor servido quer em termos de zoom, como em "simplicidade"

Ok, era para ver se este tipo de máquinas te iria trazer alguma vantagem, mas não. É um investimento igual ou superior a muitas SLR e também está dependente de multiplas lentes com pouco zoom.
 
Back
Topo