Panasonic Lumix G1

Mais uma para juntar ao lote das comparações, venha a próxima.

Build quality 5.5
Ergonomics & handling 7
Features 7.5
Image quality 8.0
Value 9.0

Vê se percebes de uma vez por todas que eu não disse que a lente não era boa. Até podia ser a melhor lente do mercado, não é isso que está em causa.
O que está em causa é que a afirmação "lente mais perfeita que alguma vez testámos" vinda de um site que nunca testou outra lente macro, perde completamente a sua validade.
 
Podem só ter escrito testes sobre meia dúzia de lentes, mas sabem bem quais as melhores em cada mount e usam-nas nos testes às máquinas novas que saem.

Por outro lado usam uma escala 1-10 nas várias categorias que testam nas lentes, são objectivos nas comparações que fazem.
 
Não te podes esquecer que essa 50 F2 é uma lente macro, e nesse tipo de foto um DOF maior é vantajoso, já que para um mesmo DOF tens mais luz, na generalidade concordo com o que disseste, mas para um utilizador perfeitamente amador e sem grandes aspirações como é o meu caso e provavelmete de 99% do pessoal que compra SLR, a Olympus é uma máquina tão válida como outra qualquer, essa famosa vantagem de comprar Canon ou Nikon por causa do "sistema" vai pelo ralo, quando o rapaz que compra a 1000D ou a 450D ou a D40 quer ir para FF e tem que despachar o material todo, já que as lentes tão baratas que existem nesses sistemas depois não servem para FF. No fundo trata-se de cada um avaliar o que pretende fazer e comprar a máquina que melhor se adequa ao melhor preço, no meu caso foi a E-510+duas lentes, por 525€ dificilmente encontrava melhor quando comprei e podes ter a certeza que pesquisei várias soluções.

Não tem pentrite, pelo menos na nikon que as máquinas fazem o crop. Na canon, pode continuar a usar o corpo APS.
 
Não tem pentrite, pelo menos na nikon que as máquinas fazem o crop. Na canon, pode continuar a usar o corpo APS.

Não estou a ver um "fetógrafo" profissional a usar lentes em que tenha que fazer crop no sensor, e na Canon se pode ficar a usar o corpo APS, também pode ficar a usar o corpo 4/3.

Quanto aos testes serem objectivos ou não, a mim parece-me que os testes são isolados e não comparativos, ou seja 10 é o valor para a perfeição absoluta, que deve ser impossível atingir, a partir daí vai-se baixando conforme os defeitos que vão encontrando e não através de comparações com outras lentes já testadas.
 
Não sei se era isso que querias dizer mas, formalmente falando, uma escala não é objectiva só por ser numérica ;).

Pois não, alguém tem de dar a nota. :D

Mas eles são tão objectivos quanto possível nas categorias de IQ. A escala é finita, portanto um 9 por exemplo é uma muito boa nota na escala de 1-10 e só quando tiveres um 9.1 pelo menos, é que podes considerar que encontraste uma lente melhor.
 
Não estou a ver um "fetógrafo" profissional a usar lentes em que tenha que fazer crop no sensor, e na Canon se pode ficar a usar o corpo APS, também pode ficar a usar o corpo 4/3.

Quanto aos testes serem objectivos ou não, a mim parece-me que os testes são isolados e não comparativos, ou seja 10 é o valor para a perfeição absoluta, que deve ser impossível atingir, a partir daí vai-se baixando conforme os defeitos que vão encontrando e não através de comparações com outras lentes já testadas.

Só disse que não é necessariamente preciso deitar as lentes APS-C ao lixo. Se comprares uma fullframe e não tiveres lentes FF e precisares de uma objectiva num determinado momento usa-se as APS-C...

O sistema 4/3 acho que só precisa de mais apoio de third parties. É um sistema que na minha opinião é muito porreiro, só que pura e simplesmente lentes ficaste pelas zuiko da olympus...
 
Nem agora é boa altura para investir, já que em 15 de Junho a Olympus vai anunciar a versão deles, que deve ser mais parecido a uma compacta. Dizem que o espirito das Olympus Pen vai renascer.
 
Sem grande novidade estou convencido que a História vai continuar a repetir-se (como sempre quando se esquece a mesma)

Wikipedia disse:
In 1966 the arrival of the Rollei 35, a camera almost as compact but making normal 24×36 exposures, would announce the beginning of the end for the half-frame concept. However, Olympus went on producing the simpler models of the Pen family until at least 1983.
 
Isso não tem nada a ver com o que eu disse. Nem sabia que tinha existido esta câmara da Rollei quando abri o link da wikipedia mas não deixa de ser curioso que a Olympus não tenho seguido uma lição de História grátis.

Seja como for do ponto de vista de quem desfruta das câmaras isso é irrelevante. Se um gajo tiver uns 5 ou 10 anos de satisfação dum bom equipamento o que interessa a big picture? Nada.
 
Back
Topo