Paulo Trindade
Power Member
A Samsung é uma marca que claramente aposta na sua imagem e no marketing.
As tvs por norma são vistosas para chamar à atenção do cliente, nas lojas têm sempre uma posição de destaque.
E normalmente têm muitas promoções, porque lançam quase uma tv nova por mês o que faz baixar o preço dos modelos.
X2. A Samsung tem esses designs atractivos, vanguardistas. A Sony também, apesar de manterem aquela dimensão traseira em muitas TVs, têm designs muito modernos. Voltando à Samsung, esta tem conquistado uma grande fatia do mercado "entry-level", e juntamente com o sucesso nos outros departamentos para onde se expande, isso tem-lhe permitido também uma investigação e avanços tecnológicos a par com os outros fabricantes (até com a Sony, referência nas suas inovações tecnológicas). Paralelamente têm tido aparelhos bem falados, como é o exemplo do A656 em 2008. Não podemos esquecer porém que a Samsung já deu provas de ter umas políticas de ética duvidosa, como a da mistura de painéis de diferentes fabricantes numa mesma referência, colocando no mercado "o mesmo aparelho", mas com especificações (reactividade/gamut/contraste) de lotaria.
Infelizmente esta política nem é exclusiva da Samsung, e dando exemplos a LG, na sua parceria com a Philips e a AOC, já fez o mesmo, e a HP (que se fica pelos monitores) também.
O "problema principal" da Samsung parece-me residir na qualidade dos seus componentes baratos, talvez obrigatórios para se manter um preço baixo.
Do serviço técnico também não se têm tecido elogios à Samsung, mas com o volume de vendas que tem a empresa, não seria de estranhar um proporcional número de queixosos.
Os lcd's da sony da gama média vem com defeitos (bleeding, clouding) que envergonhariam um chinês.
Acrescento que o Z4500 que era o topo de gama da série anterior também não foi muito famoso nisso... há qualquer coisa nos processos de fabrico da Sony que não está a funcionar da melhor forma. Já chegámos ao ponto em que algumas reviews atrevem-se a referir que o bleeding e clouding, em bons cenários, é negligenciável com determinadas configurações, como se uma maneira de disfarçar o defeito fosse justificação/desculpa para que o defeito exista de todo.
Panasonic só apartir de 42" e plasma. O que tenho visto da marca em lcd´s nada convence.
A Panasonic tem como pontos fortes (que me lembre) a qualidade de construção, a homogeneidade dos seus painéis IPS, e a resolução em movimento superior (600 linhas contra as 300 habituais) ou igual à concorrência (600 linhas com processadores de melhoramento de interpolação de imagens). Actualmente a Panasonic já atingiu as 1080 linhas. A calibração/configuração dos seus LCDs era porém algo limitada/condicionada, pois não era permitido alterar determinados parâmetros da imagem. Nisto por exemplo, a Sony tem o sistema de menús XMB à semelhança dos da PS3, apelativo e acessível, com uma possibilidade de configurações mais completa. Também não desgosto do interface das Philips, mas prefiro o das Sony.
A Sony tem um bom equilíbrio/fidelidade na paleta de cores que exibe.
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