Pandora (Consola Portátil Open-Source)

Eu não consigo encomendar. Diz que o banco rejeita não sei porquê. Deve ser por causa dos dados. Não sei...

EDIT: Já está, consegui, espero que não tenha feito nenhuma parvoice porque estou a ficar apertado com as economias...
 
Última edição:
A Amiga é emulada pelo GP2X e PSP. E o GP2X (e outros equipamentos baseados em Arm's, como o Zodiac) já emulam PS1, pode é não ser a full speed... Mas mesmo na GP2X, há alguns jogos que podem ficar a full speed, desde que faças underclock ao core da própria PSone, de forma a este ter de emular menos ciclos e, se o jogo não puxar a consola, ficas com melhor framerate. (FF7 assim corre no range das 20/24 fps sem som, e alguns jogos 2D ficam a fullspeed)

A PSP não emula nada a menos que procedas a alterações fora do âmbito para o qual foi construída.

Já a Pandora foi feita de origem para albergar todo o software open source que seja capaz de correr no seu hardware.


A GP32X foi criada especificamente para jogos.

A Pandora é um UMPC com controlos dedicados para jogos.

A Pandora é a primeira plataforma portátil a correr a PSX em full speed.

Um vídeo a correr o FF7 a 600mhz com limitador a 60FPS e sem som.
http://www.youtube.com/watch?v=a7sx8CrVLW8&feature=related

Um vídeo a correr o FF7 a 600mhz SEM limitador e sem som. (eu diria a olho nu que está a correr a 100FPS, talvez mais)
http://www.youtube.com/watch?v=yKGLXITbt-4&feature=user

Quanto a este equipamento... Design horrendo,

Não posso concordar de todo, mas também gostos não se discutem.

o posicionamento das coisas compromete-se uns pelos outros, ou simplesmente não faz sentido,

Teclado QWERTY limitado em baixo, controlos dedicados para jogos em cima.
As interfaces não podiam estar noutro lado, e o stylus arruma-se a dextro.
Tens que explicar um pouco mais detalhadamente onde ves a falta de sentido.

não tem espaço para respirar.

Bollocks!
O hardware dissipa muita pouca energia.
Se te estás a referir a arrumação vais ter de te explicar melhor.

tentei avisá-los durante o desenvolvimento do equipamento, referente ao design, e foi tudo para a defensiva...

Claro que foram para a defensiva!
A Pandora foi desenhada com o feedback directo dos users da GP32X.
Pegaram em todos os pontos em que a comunidade entrou em concordância e tentaram aplicá-los num pacote de obedecesse a essas "regras" desde que fisicamente possivel.
O design foi escolhido pela comunidade.
Tudo, até ao layout das teclas e print das mesmas foi escolhido pelos users.
A vasta maioria entava de acordo sobre qual era o formato e tamanho ideal para o aparelho.

Diz-me um, apenas um, repito mais uma vez só para ter a certeza, UM aparelho desta natureza que tenha sido desenvolvido em exclusivo com o feedback de uma comunidade dedicada apenas á criação desse aparelho.

........................Não existe...........................

Todos os manufacters usam as suas próprias equipas de criação em que os principais objectivos são:

1 - Design apelativo. (os olhos comem)
2 - Construção pelo preço mais baixo possivél para maximizar os lucros. ($$$$$)
3 - Sistema operativo fechado. (Só brincas se eu quiser)
4 - Software proprietário. (Pagas o preço que eu disser, e mai nada)

E com isto tudo tivemos uma pessoa que não é designer nem tem, claramente, dotes alguns de um, a pegar no design de uma DS e forrá-la a butões... parece uma porcaria dos chineses.

[Sotaque brazuca] Graççççççççazz a Deuzz meuz irmãozz [/SB]

O design da DS é genial, faltava-lhe hardware competente, sistema aberto e livre, interface multifacetada, um ecrã com dimensões decentes, e um pouco mais de volume (O tamanho da DS é miserável, só uma criança de 5 anos consegue pegar na consola sem a "comer com as mãos").

Well what do you know!!!!!!!!!! A Pandora cumpre em todos os pontos! :D

Em suma, recuso-me, por muito hardware que tenha, um gadjet é vendido como um objecto de desejo, e isto só pelo design mais parece um jack of all trades master of none.

A Pandora vai muito alem de ser um objecto de desejo.
Tem uma funcionalidade invejável num tamanho de bolso e a um preço aceitável.
É apoiada por uma comunidade dedicada e muito activa.
Sai para o mercado com centenas de aplicações compativeis, e no futuro próximo haverá dezenas de aplicações optimizadas.

Quanto ao ditado popular que usaste, eu diria que é mais:
Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Tem inumeros pontos onde não existe aparelho nenhum que se lhe equipare.

Dá-lhe tempo e a tua opinião vai mudar.
 
A PSP não emula nada a menos que procedas a alterações fora do âmbito para o qual foi construída.

Já a Pandora foi feita de origem para albergar todo o software open source que seja capaz de correr no seu hardware.


A GP32X foi criada especificamente para jogos.

A Pandora é um UMPC com controlos dedicados para jogos.

A Pandora é a primeira plataforma portátil a correr a PSX em full speed.

Um vídeo a correr o FF7 a 600mhz com limitador a 60FPS e sem som.
http://www.youtube.com/watch?v=a7sx8CrVLW8&feature=related

Um vídeo a correr o FF7 a 600mhz SEM limitador e sem som. (eu diria a olho nu que está a correr a 100FPS, talvez mais)
http://www.youtube.com/watch?v=yKGLXITbt-4&feature=user
Eu sei isso tudo, e inclusivé vi esses videos, quando eles foram feitos.

A PSP emula PSone dentro do ambito que foi desenvolvida, tens é de os comprar por PSN Store, mas são, obviamente, full speed; como tal emula sem alterações ISSO, quanto ao resto... efectivamente. (e inclusivamente de momento não se dá suporte a emuladores e homebrew PSP na techzone)
Teclado QWERTY limitado em baixo, controlos dedicados para jogos em cima.
As interfaces não podiam estar noutro lado, e o stylus arruma-se a dextro.
Tens que explicar um pouco mais detalhadamente onde ves a falta de sentido.

Bollocks!
O hardware dissipa muita pouca energia.
Se te estás a referir a arrumação vais ter de te explicar melhor.
Fi-lo, na comunidade deles, sob a forma de testamento; mas só o fiz porque ainda estava em fase de, se eles quisessem feedback, se mexerem, e não o vou fazer de novo especialmente agora que é final, quem quiser concorda, quem não quiser não concorde, eu não serei mais especifico. De qualquer maneira olha para outros UMPC's x86 que andam aí, com um ecrã do mesmo tamanho, que ao contrario da pandora, têm bom aspecto.

Discutir ponto a ponto um design com tanto tiro no pé...
Claro que foram para a defensiva!
A Pandora foi desenhada com o feedback directo dos users da GP32X.
E incrivelmente aparentemente nenhum deles pescava o que seja de design.

A Pandora foi desenhada pelos importadores de GP32x UK e Alemães e... com input dos developers, depois os users tiveram algum feedback da comunidade e acataram algum dele (exemplo: dual SDHD slots), mas não lhes dês "controlo do projecto" já muito democráticos foram eles, sim... Mas no design foram casmurros. Eu sei, estava lá e levaram com o meu feedback directo.
Pegaram em todos os pontos em que a comunidade entrou em concordância e tentaram aplicá-los num pacote de obedecesse a essas "regras" desde que fisicamente possivel.

O design foi escolhido pela comunidade.
Tudo, até ao layout das teclas e print das mesmas foi escolhido pelos users.
A vasta maioria entava de acordo sobre qual era o formato e tamanho ideal para o aparelho.

E de resto foi tão escolhido pela comunidade que nem imaginas, com o evildragon a desenhar as coisas e tinhas threads de inumeras pessoas a dizer que o design não prestava, e a votarem para o mudar, etc. (e outra coisa seria anormal, para o design que a coisa tem)

A promessa sempre foi "ahhh, e tal, isto é um render, o final vai parecer melhor" no site deles ainda está um render, e o final vai parecer um pouco mais solido em materiais e afins, e ter mau design na mesma, não há milagres.
E mesmo assim parece uma coisa vinda do chinês, porque "eles não valorizam o design" ou assim disseram.
Diz-me um, apenas um, repito mais uma vez só para ter a certeza, UM aparelho desta natureza que tenha sido desenvolvido em exclusivo com o feedback de uma comunidade dedicada apenas á criação desse aparelho.

........................Não existe...........................
Nenhum, mas quem está a discutir isso?
Todos os manufacters usam as suas próprias equipas de criação em que os principais objectivos são:

1 - Design apelativo. (os olhos comem)
2 - Construção pelo preço mais baixo possivél para maximizar os lucros. ($$$$$)
3 - Sistema operativo fechado. (Só brincas se eu quiser)
4 - Software proprietário. (Pagas o preço que eu disser, e mai nada)
Calma, foi a primeira "consola" com peças escolhidas a dedo por uma comunidade, mas não foi a primeira consola homebrew sem software proprietário, sabes isso bem

E se achas que eles não fizeram construção pelo preço mais baixo possivel... lol, até andaram a comparar peças, a ver quais eram mais baratas, e afins (e fizeram bem em fazê-lo)

Falharam redondamente é logo no primeiro ponto, sim, porque os olhos comem. Estou na Area de design, recuso-me a comprar abortos.

Não censuro os que o fizerem, mas falo por mim. E ao contrário de quase toda a gente "de fora" que se pronunciar sobre o design, eu fiz algo para o mudar
[Sotaque brazuca] Graççççççççazz a Deuzz meuz irmãozz [/SB]

O design da DS é genial, faltava-lhe hardware competente, sistema aberto e livre, interface multifacetada, um ecrã com dimensões decentes, e um pouco mais de volume (O tamanho da DS é miserável, só uma criança de 5 anos consegue pegar na consola sem a "comer com as mãos").
O design da DS tem espaço para respirar, pegar nisso e fazer um clone rasca cheio de butões? não tem balanço algum.

Quanto a ergonomia nem me pronuncio, mas se já na DS pode admitidamente não ser espectacular, imagina a espetar joysticks que estariam em posição de descanso em baixo ao lado do D-pad e do lado de dentro porque "epa não tinhamos mais espaço teve de ir para cima do teclado".
A Pandora vai muito alem de ser um objecto de desejo.
Tem uma funcionalidade invejável num tamanho de bolso e a um preço aceitável.
É apoiada por uma comunidade dedicada e muito activa.
Sai para o mercado com centenas de aplicações compativeis, e no futuro próximo haverá dezenas de aplicações optimizadas.
Excepto que tem um design horrivel, e é só isso que se está a falar, da minha parte.
Quanto ao ditado popular que usaste, eu diria que é mais:
Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Tem inumeros pontos onde não existe aparelho nenhum que se lhe equipare.

Dá-lhe tempo e a tua opinião vai mudar.
Não vai mudar, só se mudarem o design.

A mim e a muita gente, de resto repara que as 3000 pre-orders disponíveis ainda não esgotaram; como dizes os olhos também comem, acredito nisso; e daí que muita gente não engole, eles caparam o raio de acção do próprio equipamento.
 
Eu sei isso tudo, e inclusivé vi esses videos, quando eles foram feitos.

Naturalmente.
Eu postei os vídeos para os curiosos que ainda não conhecem a Pandora e que andam a ler esta thread saberem do que estamos a falar.

A PSP emula PSone dentro do ambito que foi desenvolvida, tens é de os comprar por PSN Store, mas são, obviamente, full speed; como tal emula sem alterações ISSO

OK, tiro no pé, concedo, mas não deixo de ter uma razão legitima, tenho quilos de jogos PSX os quais vou passar para ISO (Acho que são CSO, ainda não percebi muito bem como fazer isto mas depressa descubro).
A PSP só me permite jogar se voltar a comprar os jogos, e isto não admito.

(e inclusivamente de momento não se dá suporte a emuladores e homebrew PSP na techzone)

Fruto de uma mentalidade tacanha, e exibicionismo de imposição em valores que só ficam bonitos na fotografia.

Que se protegam os sistemas recentes e comercialmente viaveis percebo perfeitamente, agora não permitir a discussão mais aprofundada de jogos e sistemas firmemente implantados na area do retro-gaming, nos quais não existe um mercado de comercio directo economicamente distribuido, com isto não concordo e desprezo a posição da TZ.

Até os sites de distribuição de Roms estão legais e acreditados desde que respeitem as imposições da ESA em não distribuir determinados titulos.
Dou-te o caso especifico do Super Mário RPG para SNES o qual a ESA não permite que seja distribuido. Estamos a falar talvez numa média de 5 jogos protegidos em cada 500 permitidos.

Já a TZ tem uma atitude hollier than thou sobre toda a questão.
A ESA que é a organização que é, tem uma atitude benevolente com um minimo de atrito, já a TZ trata a emulação com se fosse um dos pecados mortais.

Se existe um ponto onde tenho vergonha da TZ, é este.

Fi-lo, na comunidade deles, sob a forma de testamento; mas só o fiz porque ainda estava em fase de, se eles quisessem feedback, se mexerem, e não o vou fazer de novo especialmente agora que é final, quem quiser concorda, quem não quiser não concorde, eu não serei mais especifico. De qualquer maneira olha para outros UMPC's x86 que andam aí, com um ecrã do mesmo tamanho, que ao contrario da pandora, têm bom aspecto.

Aspecto/design.

Discutir ponto a ponto um design com tanto tiro no pé...E incrivelmente aparentemente nenhum deles pescava o que seja de design.

Aspecto/design X2

A Pandora foi desenhada pelos importadores de GP32x UK e Alemães e... com input dos developers, depois os users tiveram algum feedback da comunidade e acataram algum dele (exemplo: dual SDHD slots), mas não lhes dês "controlo do projecto" já muito democráticos foram eles, sim...

Sim, claro, mas o nivél de input da comunidade é above and beyond qualquer outro projecto feito até hoje.
Podemos até mandar para o ar um numero absurdo tipo 10000% mais input do que na produção de qualquer outro aparelho.

A GamePark Holdings apadrinhou o projecto e a equipa, mas não meteu o bedelho na construção do equipamento.
A GPH tem inclusive a WIZ (A "evolução" seguinte da GP32X) que nem sei se já está á venda, mas que não faz concorrência á Pandora ao ser um aparelho especifico para jogos, sendo esse o motivo pelo qual as duas poderem coeexistir sobre a tutela de promoção e distribuição da mesma equipa que desenvolveu a Pandora.

A criação do PCB da Pandora foi fruto da sorte de terem, através da comunidade, encontrado o MWeston no Canadá, que estava já a criar um protótipo de uma placa, mas que não tinha fundos para aprofundar a pesquisa.
Se há um membro chave na criação da Pandora é o MWeston, mas mesmo assim não fosse a Texas Instruments sugerir o uso do OMAP system-on-a-chip, e a Pandora podia muito bem nem sequer existir, pelo menos não nos moldes em que se tornou.


Mas no design foram casmurros. Eu sei, estava lá e levaram com o meu feedback directo.

Aspecto/design X3

E mesmo assim parece uma coisa vinda do chinês, porque "eles não valorizam o design" ou assim disseram.

Aspecto/design X4

Nenhum, mas quem está a discutir isso?Calma, foi a primeira "consola" com peças escolhidas a dedo por uma comunidade, mas não foi a primeira consola homebrew sem software proprietário, sabes isso bem

Sim, mas nada a esta escala.

E se achas que eles não fizeram construção pelo preço mais baixo possivel... lol, até andaram a comparar peças, a ver quais eram mais baratas, e afins (e fizeram bem em fazê-lo)

Não fico admirado.
Mas uma coisa é o controlo de custos, outra coisa é o lowest bidder.
Só a Beagle Board custa-lhes 160$, se não houver uma escolha selectiva de bang for buck e controlo de royalties eles não conseguem tirar lucro nenhum.

Agora vê os casos dos RROD nas X360, ou então das baterias de alguns portateis da SONY que chegaram a explodir.
Isto não é controlo, isto é um caso extremo de compra pelo preço mais baixo, independentemente da qualidade.

Falharam redondamente é logo no primeiro ponto, sim, porque os olhos comem. Estou na Area de design, recuso-me a comprar abortos.

Aspecto/design X5

Não censuro os que o fizerem, mas falo por mim. E ao contrário de quase toda a gente "de fora" que se pronunciar sobre o design, eu fiz algo para o mudar

Aspecto/design X6

O design da DS tem espaço para respirar, pegar nisso e fazer um clone rasca cheio de butões? não tem balanço algum.

É uma opinião, tens direito a ela.

A minha é que ela foi criada para ser o mais multifuncional possivél, no mais pequeno espaço disponivél.

Já agora, cheio de botões?
Hmm, sabes o que é um Blackberry, certo? (ironia e retórica)

blackberry16_narrowweb__300x418,0.jpg


Os Americanos adoram-nos, eu acho-os patéticos.

Mas tem aspecto..............e design..............por isso deves gostar...:002:

Quanto a ergonomia nem me pronuncio, mas se já na DS pode admitidamente não ser espectacular, imagina a espetar joysticks que estariam em posição de descanso em baixo ao lado do D-pad e do lado de dentro porque "epa não tinhamos mais espaço teve de ir para cima do teclado".

pandora.jpg


Não estás a levar o tamanho do aparelho em consideração.
Olha para a imagem.
Tens a máquina nas mãos de uma mulher de mãos pequenas e dedos finos.
Parece-te dificil de alcançar os analógicos!?!?

W....T....F....!!!

Ora bem, vamos cá ver quantos tipos diferentes de posições de analógicos em comandos de consolas me consigo lembrar (Apenas com posições diferentes ou com ergonomia diferente):

SONY
Dual Shock, PSP

Microsoft
Xbox Standart, Xbox Small, Xbox 360

Nintendo
N64, GC Wavebird, Wii nunchuck, Wii Classic pad

SEGA
Dreamcast


Todos diferentes................e nenhum deles senhores da verdade.

O teu ponto de vista sobre a ergonomia é inglório e injusto.

Mais, a presença de dual analog nubs foi um dos recorrentes pedidos da comunidade, daí terem sido mudados por três vezes.
Duas para escolher o travel distance e uma porque o fornecedor fez m€rd@ e foram obrigados a procuram quem oferece-se nubs com as mesmas caracteristicas.

Excepto que tem um design horrivel, e é só isso que se está a falar, da minha parte.Não vai mudar, só se mudarem o design.

Aspecto/design X7

Tu está a ser claramente biased contra o aspecto e design da máquina.

Se estiveres para aí virado já que estás na area de design (aka. put you money where your mouth is), sugiro amigávelmente (e com real interesse) que faças um rough sketch a lápis, ou com outro método á tua escolha, e nos mostres a tua interpretação do aspecto que a Pandora deveria ter para ser um aparelho mais ergonómico e com melhor aspecto.

A mim e a muita gente, de resto repara que as 3000 pre-orders disponíveis ainda não esgotaram; como dizes os olhos também comem, acredito nisso; e daí que muita gente não engole, eles caparam o raio de acção do próprio equipamento.

Não fico surpreendido, já estava á espera disso, é aparelho de nicho com muito pouca publicidade, mas acredito que até meio de Novembro tenho desaparecido o primeiro batch.
Deixa-lhe pegar o vento do hype, só depois podemos ver no que dá.
Eu por exemplo só descobri a GP32X através da revista Stuff, não fossem eles e nunca teria descoberto este mercado de nicho.

BTW
Aspecto/design X8 :lol:
 
Aspecto/design.
Aspecto/design X2
Aspecto/design X3
Aspecto/design X4
Aspecto/design X5
Aspecto/design X6
Aspecto/design X7
Aspecto/design X8 :lol
Sinceramente falho em entender o tom de todo o teu post, estamos a ter uma conversa ou a enumerar "aspecto/design x<inserir numero>"? Devo admitir que só por essa enumeração pensei duas vezes em sequer fazer reply. Ia ser bonito, se fizesse reply's desses a users, a enumerar coisas em tom que me chega quase de chacota.
Fruto de uma mentalidade tacanha, e exibicionismo de imposição em valores que só ficam bonitos na fotografia.

Que se protegam os sistemas recentes e comercialmente viaveis percebo perfeitamente, agora não permitir a discussão mais aprofundada de jogos e sistemas firmemente implantados na area do retro-gaming, nos quais não existe um mercado de comercio directo economicamente distribuido, com isto não concordo e desprezo a posição da TZ.

Até os sites de distribuição de Roms estão legais e acreditados desde que respeitem as imposições da ESA em não distribuir determinados titulos.
Dou-te o caso especifico do Super Mário RPG para SNES o qual a ESA não permite que seja distribuido. Estamos a falar talvez numa média de 5 jogos protegidos em cada 500 permitidos.

Já a TZ tem uma atitude hollier than thou sobre toda a questão.
A ESA que é a organização que é, tem uma atitude benevolente com um minimo de atrito, já a TZ trata a emulação com se fosse um dos pecados mortais.

Se existe um ponto onde tenho vergonha da TZ, é este.
Nada disso, de todo. Mas não te aconselho MESMO, a ires por aí AQUI, se tiveres questões dessas que queiras partilhar, cria uma thread no Sugestões e Questões Relativas ao Fórum, questionamentos de politicas de fundo como essa não deve ser feito aqui e pode muito bem ser tido como falta de respeito pela autoridade da equipa que decide isso.

De resto, podia dar uma opinião solida sobre isso... mas não dou, este não é o sitio correcto. Que é o mesmo que dizer, foste meter o que pensavas num sitio onde nem que eu quisesse podia defender ou explicar alguns pontos (não que esteja com tempo)
Sim, claro, mas o nivél de input da comunidade é above and beyond qualquer outro projecto feito até hoje.
Podemos até mandar para o ar um numero absurdo tipo 10000% mais input do que na produção de qualquer outro aparelho.
O que em nada invalida que tenha mau aspecto. (olha se eu agora usasse esta frase em todas as tuas quotes, seguido de X2, X3, etc)
Mas uma coisa é o controlo de custos, outra coisa é o lowest bidder.
Só a Beagle Board custa-lhes 160$, se não houver uma escolha selectiva de bang for buck e controlo de royalties eles não conseguem tirar lucro nenhum.
A maior parte dos equipamentos no mercado ou saiem em break even ou a perder dinheiro, o preço dos componentes há de baixar. Nada de diferente aqui.
A minha é que ela foi criada para ser o mais multifuncional possivél, no mais pequeno espaço disponivél.
Efectivamente foi. Pena que foi feita para ser o mais multifuncional possivel por um gajo que sabe tanto de design como a minha avó.

A unica questão aqui é: o design é mau. Nunca disse que falhou no resto, falhar aí é razão para eu não comprar, no entanto. simple as that.
Já agora, cheio de botões?
Hmm, sabes o que é um Blackberry, certo? (ironia e retórica)

Os Americanos adoram-nos, eu acho-os patéticos.

Mas tem aspecto..............e design..............por isso deves gostar...:002:
Não acho o design do dito cujo grande coisa... mas é melhor que o da pandora. (não é dificil)
Não estás a levar o tamanho do aparelho em consideração.
Olha para a imagem.
Tens a máquina nas mãos de uma mulher de mãos pequenas e dedos finos.
Parece-te dificil de alcançar os analógicos!?!?

W....T....F....!!!

Ora bem, vamos cá ver quantos tipos diferentes de posições de analógicos em comandos de consolas me consigo lembrar (Apenas com posições diferentes ou com ergonomia diferente):

SONY
Dual Shock, PSP

Microsoft
Xbox Standart, Xbox Small, Xbox 360

Nintendo
N64, GC Wavebird, Wii nunchuck, Wii Classic pad

SEGA
Dreamcast


Todos diferentes................e nenhum deles senhores da verdade.

O teu ponto de vista sobre a ergonomia é inglório e injusto.
Ou não. Tenho perfeita noção do tamanho do dispositivo; inglório? não me parece... nem nenhum dos comandos que mencionas fez este compromisso. A ideia de design deles era meter o analog onde o polegar chegava naturalmente, não do lado de dentro do D-pad e ao lado dos action buttons, e por cima de um teclado ^^'
Mais, a presença de dual analog nubs foi um dos recorrentes pedidos da comunidade, daí terem sido mudados por três vezes.
Duas para escolher o travel distance e uma porque o fornecedor fez m€rd@ e foram obrigados a procuram quem oferece-se nubs com as mesmas caracteristicas.
Isso é as peças, ninguém está a dizer se a tecla é boa ou não (e sim, não são "teclas" é o analog nub), estamos a julgar a aparencia final do objecto.
Tu está a ser claramente biased contra o aspecto e design da máquina.
Ou a exprimir uma opinião. sim acho o design horrendo.
Se estiveres para aí virado já que estás na area de design (aka. put you money where your mouth is), sugiro amigávelmente (e com real interesse) que faças um rough sketch a lápis, ou com outro método á tua escolha, e nos mostres a tua interpretação do aspecto que a Pandora deveria ter para ser um aparelho mais ergonómico e com melhor aspecto.
Com o devido respeito, mas decerto deves achar que não tenho mais nada que fazer. :wvsore:

Não o vou fazer, como te disse fiz tudo o que podia quando podia adiantar de algo, agora vou andar a fazer desenhos para comprovar o meu ponto? E o próprio "fazer desenhos"? estamos a falar de design e dizer que aquele é pouco profissional, que ponto se prova com desenhos desse ponto de vista? Para além de um metodo completamente amador, semelhante até aos desenhos dos putos do "próximo gameboy" se eu quisesse algum tipo de impacto tinha de fazer as coisas bem, por exemplo, via render; e para quê?

Pá olhem para a consola, se gostarem do design... fabuloso, se não gostarem juntem-se ao clube, é simples, estar a ter mais trabalho para provar o ponto que seja, não faz sentido.
Não fico surpreendido, já estava á espera disso, é aparelho de nicho com muito pouca publicidade, mas acredito que até meio de Novembro tenho desaparecido o primeiro batch.
E eu acho que o Design do equipamento tem a sua quota parte em não se terem vendido mais unidades já, e vai afectar em muito qualquer penetração de mercado que tenham.
Deixa-lhe pegar o vento do hype, só depois podemos ver no que dá.
Eu por exemplo só descobri a GP32X através da revista Stuff, não fossem eles e nunca teria descoberto este mercado de nicho.
Hype já ela tem, não é propriamente o segredo mais bem escondido da Terra, tendo sido "desenvolvida" de forma aberta. Agora interessa-se pela mesma quem quer.
 
Última edição:
Sinceramente falho em entender o tom de todo o teu post, estamos a ter uma conversa ou a enumerar "aspecto/design x<inserir numero>"? Devo admitir que só por essa enumeração pensei duas vezes em sequer fazer reply. Ia ser bonito, se fizesse reply's desses a users, a enumerar coisas em tom que me chega quase de chacota.

Whoa!!!

Toma um Red Bull!
Revitaliza corpo e mente! :lol:

É puro thonge in cheek, camarada, estás a levar a coisa demasiado a sério.

A enumeração foi com o objectivo de te mostrar que estás demasiado fixado num ponto especifico, that´s all.


Nada disso, de todo. Mas não te aconselho MESMO, a ires por aí AQUI, se tiveres questões dessas que queiras partilhar, cria uma thread no Sugestões e Questões Relativas ao Fórum, questionamentos de politicas de fundo como essa não deve ser feito aqui e pode muito bem ser tido como falta de respeito pela autoridade da equipa que decide isso.
Já te expliquei no passado recente o porquê da minha resistência a fazer threads dirigidas ao Staff.

É uma questão de eco, ou da falta dele.

Acho que entendeste as palavras "desprezo" e "vergonha" como termos demasiado literais.

Se não gostasse da TZ não andava por aqui.
O que se passa é que é chato, aborrecido e doloroso mandar cabeçadas em paredes de betão armado. Resta-nos evitar seguir em frente e escolher antes dar a volta ao muro, dois quarteirões mais abaixo.
Podia-se fazer uma porta no muro, digo eu.

Falta alguma compreensão e maior comunicação a certas pessoas.
Já o disse antes e reafirmo com convicção, faltam mais pessoas como tu.
De todos os associados da TZ, és aquele que mais me agrada. És interventivo, opinativo e tens argumentação, e embora seja uma falácia, dás sempre a ideia de estar allways around, o que é muito bom.

Enfim, i'l shut up now.

O que em nada invalida que tenha mau aspecto. (olha se eu agora usasse esta frase em todas as tuas quotes, seguido de X2, X3, etc)A maior parte dos equipamentos no mercado ou saiem em break even ou a perder dinheiro, o preço dos componentes há de baixar. Nada de diferente aqui.Efectivamente foi. Pena que foi feita para ser o mais multifuncional possivel por um gajo que sabe tanto de design como a minha avó.
Este grupo não se pode dar ao luxo de perder dinheiro nas vendas em tão curto espaço de tempo.
Eles não são a SONY nem a Micro$oft, e tambem não são a GPH, não tem uma rede de protecção por onde possam recuperar o dinheiro investido.
Aliás eu nem sei de onde lhes veio o capital para investir no projecto.
A mandar bitaites para o ar diria que ou foi a GPH a chegar-se á frente, ou então concorreram a um fundo de investimento de risco.
A menos que algum deles seja abastado e não tenha mais o que fazer ao dinheiro (não creio), duvido que tenha sido de outra forma., embora no Wiki deixem explicito que a GPH não tem nada a ver com o projecto, pelo que a segunda hipotese embora especulativa, seja mais viável.
Em todo o caso, o projecto acarreta um risco elevado derivado da especificidade do produto, logo o não haver produção em batch maiores para minimizar as perdas em caso de não corresponder ás espectativas.

A ideia de design deles era meter o analog onde o polegar chegava naturalmente, não do lado de dentro do D-pad e ao lado dos action buttons, e por cima de um teclado.
Vamos a ver uma coisa.
Eu não discordo do teu ponto de vista.
Estando o design da interface fisica a meu cargo eu teria feito algo mais limitado mas mais natural.
Se dependesse de mim eu teria eliminado o D-pad e feito apenas um analog nub á esquerda e mais para dentro (em relação ao D-pad), com oito encostos (á imagem por exemplo do Wavebird na Nintendo) e com um switch para funcionamento digital quando nessesário.
O nub da direita era eliminado e o grupo de botões era puxado um pouco mais para dentro.
O teclado manterse-ia quase intocado, mas ganha espaço para mais duas teclas nos cantos superiores, que podem idealmente ser atribuidas ás acções de função (Fn)
Provavelmente já concordas mais facilmente com a minha interpretação, no entanto isto apenas tornaria o aparelho mais gamer-friendly, mas menos funcional.

O que quero contudo dizer é que na presente configuração, a interface não é perfeita, mas tambem não é nenhum atentado á ergonomia, e até está está a ser totalmente utilizada, o nub da esquerda fáz a função de rato quando não desejemos usar o stylus, e o nub da direita faz a função de scroll omnidireccional, ou seja, em funcionamento com o stylus, não precisas de usar nem um nem o outro, a menos que o escolhas fazer.

Em jogos o numero de titulos que fazem uso do nub da direita vai ser tão reduzido (mesmo com jogos de PSX) que a menos que seja relegado para uma função aplicativa (estou a divagar), raramente será usado neste ambiente.

E toma atenção a um ponto muito importante.
No Wiki da pandora, na secção de FAQ estão lá quatro pontos pertinentes para a nossa discussão sobre forma e função:

Why does the system look like it does?

The Pandora project has been a group effort from the beginning. The hardware development team designed Pandora based on specifications requested by potential users. The main physical features - qwerty keyboard, dual analog pads, clamshell design, pocketable size - were considered important by most of the community. The physical appearance of Pandora is a result of getting all the necessary hardware into a pocket sized device while keeping the cost reasonable. Many other layouts were considered, but the final design is the best possible solution.

Why doesn't the LCD touchscreen flip / rotate for a "tablet" mode?

This is actually a patented idea. Pandora could not have a hinge which either flipped all the way back or rotated without substantially increasing the cost (licensing fees) or risking a patent infringement lawsuit.

Why don't you use a slide out keyboard like the Nokia N810?

This is also patented. A lot of the good ideas are.

Why does it have a keyboard at all?

Many people think Pandora is a gaming / emulation device only, but this is not true. It was designed from early on to be a multifunction palmtop computer / UMPC as well as a gaming handheld. Many desirable applications require a keyboard and the general consensus was that an on-screen keyboard wasn't good enough.

Parecem-me legitimas as razões apresentadas.

Não o vou fazer, como te disse fiz tudo o que podia quando podia adiantar de algo, agora vou andar a fazer desenhos para comprovar o meu ponto? E o próprio "fazer desenhos"?
Foi uma sugestão, e eu não me estou a referir a desenhos em sentido "artistico", mas a um esboço, um draft, um sketch, uma nota de rodapé, uma muleta visual para aprofundar a questão com pontos de referência para que melhor entenda o teu ponto de vista.

estamos a falar de design e dizer que aquele é pouco profissional.
Curiosamente, muito do que me agrada do projecto é todo o espírito Indie da coisa.

E eu acho que o Design do equipamento tem a sua quota parte em não se terem vendido mais unidades já, e vai afectar em muito qualquer penetração de mercado que tenham.Hype já ela tem, não é propriamente o segredo mais bem escondido da Terra, tendo sido "desenvolvida" de forma aberta. Agora interessa-se pela mesma quem quer.
Na página inicial de hoje da www.openpandora.org


Well, wow, you guys killed our servers in a spectacular frenzy of preordering.

The forums are still dead at the time of writing. There is no doubt that once things calm down and everyone is able to place the final orders we will have sold out of the 3000.

We sold 2000 Pandoras in 6 hours even with the server totally besieged. Truly astonishing. Thank you all for supporting this project, all the emails, all the comments all, all the phone calls, all the news posts, everything.

Today we moved to a somewhat faster server which is why things were off line during this afternoon.

We are quickly looking in to if it is possible to increase our planned first batch to 4000 units.

We will update on this issue in around 48 hours.

-Craig

Está a ser bem mais rápido do que estava á espera.
Já ontem não consegui entrar nos forums, pensei que era a minha net a atrofiar outra vez, mas parece que o motivo era bem mais corriqueiro, Overload.

Comentários?
 
Última edição:
Back
Topo