Não encontrei nenhuma thread sobre este computadorzinho. Já foi anunciado à algum tempo mas parece que está quase quase a sair por cerca de €250. http://openpandora.org/ ARM® Cortex™-A8 600Mhz+ CPU running Linux 430-MHz TMS320C64x+™ DSP Core PowerVR SGX OpenGL 2.0 ES compliant 3D hardware 800x480 4.3" 16.7 million colours touchscreen LCD Wifi 802.11b/g & High Speed USB Host Dual SDHC card slots & SVideo TV output Dual Analogue and Digital gaming controls 43 button QWERTY and numeric keypad Around 10+ Hours battery life Estou a pensar comprar uma coisa dessas, não sei muito bem para quê.
Ser ARM sucks um pouco!! Limita muito em termos de software Mas de resto parece uma agenda electrónica super avançada
Parece ser um gadget porreiro. Entao por esse preço ainda melhor! claro se chegar ao mercado a esse preço
Feia como tudo, o que vai ser um empecilho à aceitação de mercado de tal dispositivo. Inclusivé já tentei comunicar com a userbase deles, e são todos extremamente conformados (e elitistas) com isto, em vez de querem algo sleek, realmente prático e apelativo. Quase a sair... Pela lógica do quase a sair está quase a sair desde Dezembro de 2007.... é relativo, os developers devem estar a receber as primeiras boards funcionais, depois saiem uns modelos para uns 100 gatos pingados irem fazendo beta testing e só à 3ª "production run" entra mesmo em produção; e serão essas que nós podemos comprar. Data para isso? eu aposto em finais de 2008, se não houverem atrasos. Nem por isso, é um Cortex A8, pelo menos das discussões que li é suposto igualar a performance de um x86 à mesma velocidade; não confundir com um intel ARMstrong que tanto quanto sei é proveniente de uma arquitectura antiga de arm, da qual a intel adquiriu os direitos (e entretanto vendeu)... arm ainda tem vantagens como o scaling de velocidades, frequencias a que pode ir e os consumos em iddle, que pelo menos até aos x86 evoluirem mais um bocado lhe dão clara vantagem.
Realmente... que caixa de fósforos feia Mas o preço até que não está nada mau O ARM será sempre um compromisso para médio prazo pois tem limitações muito fortes que o impedem de prosseguir muito longe. O endereçamento para além de ser desalinhado (suporta endereçamento de palavras de 8-bit/16-bit ou 16-bit/32-bit) não suporta paging file que limita a memória virtual à quantidade de memória física. Basta ver por exemplo o último windows mobile a correr uma ou duas apps a usar o framework .NET 3.0 e o IE que a memória fisica é quase toda papada... A partir do momento em que é atingido o limite ele não deixa carregar novas apps. Se bem me lembro o ARM também não suporta endereçamento de memória em modo protegido (não sei se as últimas arquitecturas ARM já o suportam mas lembro-me que até há bem pouco tempo não existia) o que em alguns casos pode gerar instabilidade do SO.
Hmmm... não sei se mexeram/corrigiram o que dizes, e devo dizer que não estou habilitado a discutir detalhes desses da arquitectura... (já nem acompanho os detalhes arquitectónicos dos novos cpu's da intel, quanto mais) mas nota que que um Cortex A8 não é um ARM normal; ou melhor, se tivemos os ARM9, ARM11, etc... o Cortex A8 é o que vem a seguir e supostamente levou um grande overhaul, tendo agora uma arquitectura superescalar. (que creio que nenhum dos anteriores tinha) e muito possivelmente outras implementações. Agora, claro, os ARM's são viáveis pelo factor energético e não para andarem a concorrer em performance com os x86, por isso e quando os x86 forem viáveis, se os ARM's não continuarem a oferecer vantagens (baixarem ainda mais os consumos, por exemplo) tornam-se soluções obsoletas... Mas neste momento, um aparelho destes ter um ARM (ou equiparável) não é uma maldição... é o lógico e possível.