1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pandora

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por xernobyl, 24 de Abril de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 1219)

  1. xernobyl

    xernobyl Power Member

    Não encontrei nenhuma thread sobre este computadorzinho.
    Já foi anunciado à algum tempo mas parece que está quase quase a sair por cerca de €250.
    http://openpandora.org/
    • ARM® Cortex™-A8 600Mhz+ CPU running Linux
    • 430-MHz TMS320C64x+™ DSP Core
    • PowerVR SGX OpenGL 2.0 ES compliant 3D hardware
    • 800x480 4.3" 16.7 million colours touchscreen LCD
    • Wifi 802.11b/g & High Speed USB Host
    • Dual SDHC card slots & SVideo TV output
    • Dual Analogue and Digital gaming controls
    • 43 button QWERTY and numeric keypad
    • Around 10+ Hours battery life
    [​IMG]

    Estou a pensar comprar uma coisa dessas, não sei muito bem para quê.
     
  2. petersaints

    petersaints Power Member

    Ser ARM sucks um pouco!! Limita muito em termos de software :( Mas de resto parece uma agenda electrónica super avançada :P
     
  3. DevilBlessed

    DevilBlessed Power Member

    Parece ser um gadget porreiro. Entao por esse preço ainda melhor! claro se chegar ao mercado a esse preço
     
  4. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    Feia como tudo, o que vai ser um empecilho à aceitação de mercado de tal dispositivo. Inclusivé já tentei comunicar com a userbase deles, e são todos extremamente conformados (e elitistas) com isto, em vez de querem algo sleek, realmente prático e apelativo.

    Quase a sair... Pela lógica do quase a sair está quase a sair desde Dezembro de 2007.... é relativo, os developers devem estar a receber as primeiras boards funcionais, depois saiem uns modelos para uns 100 gatos pingados irem fazendo beta testing e só à 3ª "production run" entra mesmo em produção; e serão essas que nós podemos comprar.

    Data para isso? eu aposto em finais de 2008, se não houverem atrasos.
    Nem por isso, é um Cortex A8, pelo menos das discussões que li é suposto igualar a performance de um x86 à mesma velocidade; não confundir com um intel ARMstrong que tanto quanto sei é proveniente de uma arquitectura antiga de arm, da qual a intel adquiriu os direitos (e entretanto vendeu)... arm ainda tem vantagens como o scaling de velocidades, frequencias a que pode ir e os consumos em iddle, que pelo menos até aos x86 evoluirem mais um bocado lhe dão clara vantagem.
     
    Última edição: 24 de Abril de 2008
  5. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Realmente... que caixa de fósforos feia :P Mas o preço até que não está nada mau :D

    O ARM será sempre um compromisso para médio prazo pois tem limitações muito fortes que o impedem de prosseguir muito longe.
    O endereçamento para além de ser desalinhado (suporta endereçamento de palavras de 8-bit/16-bit ou 16-bit/32-bit) não suporta paging file que limita a memória virtual à quantidade de memória física. Basta ver por exemplo o último windows mobile a correr uma ou duas apps a usar o framework .NET 3.0 e o IE que a memória fisica é quase toda papada... A partir do momento em que é atingido o limite ele não deixa carregar novas apps.
    Se bem me lembro o ARM também não suporta endereçamento de memória em modo protegido (não sei se as últimas arquitecturas ARM já o suportam mas lembro-me que até há bem pouco tempo não existia) o que em alguns casos pode gerar instabilidade do SO.
     
  6. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    Hmmm... não sei se mexeram/corrigiram o que dizes, e devo dizer que não estou habilitado a discutir detalhes desses da arquitectura... (já nem acompanho os detalhes arquitectónicos dos novos cpu's da intel, quanto mais) mas nota que que um Cortex A8 não é um ARM normal; ou melhor, se tivemos os ARM9, ARM11, etc... o Cortex A8 é o que vem a seguir e supostamente levou um grande overhaul, tendo agora uma arquitectura superescalar. (que creio que nenhum dos anteriores tinha) e muito possivelmente outras implementações.

    Agora, claro, os ARM's são viáveis pelo factor energético e não para andarem a concorrer em performance com os x86, por isso e quando os x86 forem viáveis, se os ARM's não continuarem a oferecer vantagens (baixarem ainda mais os consumos, por exemplo) tornam-se soluções obsoletas... Mas neste momento, um aparelho destes ter um ARM (ou equiparável) não é uma maldição... é o lógico e possível.
     

Partilhar esta Página