1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PAP dúvida

Discussão em 'Programação' iniciada por dezatino, 23 de Abril de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 996)

1. Bom dia,

Registei-me hoje neste fórum , mas já o tenho vindo a seguir à algum tempo, mais especificamente este tópico sobre ideias para a PAP - http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=342895&page=1
    O motivo para o meu registo, alem de entrar na comunidade é o tirar algumas duvidas sobre a PAP que tenho que realizar este ano (12º) , sei que já vou um pouco tarde mas por alguns motivos não relativos à escola não pude começar a trabalhar nisto mais cedo.

Tenho duas ideias uma retirada um pouco do tópico em questão e outra que me surgiu num fim de semana de campismo que fiz:

- Fazer um software para um restaurante onde os clientes têm um tablet na mesa onde podem abrir conta , adicionar refeições bebidas etc, esses pedidos são enviados para outro pc que está na cozinha onde são preparados e por fim um pc (administrador) onde se podem ver marcações feitas (no site) , informações sobre o restaurante como clientes, receitas, custos , despesas etc etc etc
    Este projecto supostamente deve envolver: a programação da interface para os clientes, gerente e cozinheiros, a base de dados, o site e isto tudo interligado entre si..)

- Fazer um site de campismo ligado a uma base de dados que regista os campistas etc etc etc mas com uma novidade que é poder aceder ao mapa do parque de campismo no site e ver todas as tendas\pessoas, em que sitio estão, sitios livres para por a tenda etc estava a pensar em algo bastante interactivo e visual..

Agora a minha duvida é: qual destes projectos seria mais indicado numa relação dificuldade/nota já que não tenho muito tempo até a PAP ser entregue e ainda tenho que começar a investigar
    (Se ajudar dei C/C++ na escola  , mas li que para estes programas era melhor em VB(?) )

Muito obrigado pela atenção,
    Cumps

2. ReginoCoeli

ReginoCoeli Power Member

Boas.
    Na minha opinião, acho que devias de fazer uma PAP completamente diferente do resto da tua turma. Se a maior parte for fazer um site então devias de fazer o software ou vice-versa. Assim podes-te destacar pela positiva como sendo uma ideia diferente.
    Em relação à linguagem que vais utilizar, tu só aprendes-te C/C++ na escola? Ou deste também VB?
    É que se já vais tarde, tal como disseste, não te convinha nada ainda teres que aprender uma linguagem para fazer a PAP (não é que seja impossível, mas é difícil, falo por experiência própria).

Cumprimentos,
    ReginoCoeli.

3. Boas,
    Pois a minha turma vai fazer sites com base de dados por isso se calhar era melhor virar-me mesmo para o programa. Quanto ao VB dei um pouco mas foi a 2 anos ou seja a memória está fraca, tenho 5horas por dia disponíveis +\- para este assunto, fora as noites em branco que posso vir a fazer se for necessário, achas que é um trabalho muito arriscado para o tempo?

Cumps

4. Cerzedelo

Cerzedelo Power Member

De facto é capaz de ser um bocado tarde e a 1ª opção implica um maior esforço, pelo que, provavelmente é melhor recorrer à 2º opção.
    Quanto ao VB, existem muita informação pela internet, (ver www.macortti.net, www.portugal-a-programar.org, entre outros) ou em última análise, adquire um livro que normalmente comtém exemplos de programas com base de dados, o que lhe vai facilitar as coisas.
    Quanto à questão do mapa das tendas, aconselho-o a ver o tópico http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=702143.

5. ReginoCoeli

ReginoCoeli Power Member

Boas.
    O tempo depende de quando tens para entregar a PAP.
    Mas, mesmo que tenhas muito tempo, aconselhava-te a meter mãos à obra. Mais vale começares já a analisares o que queres fazer e a preparar tudo, porque a parte do "caderno no joelho" é muito importante.

Cumprimentos,
    ReginoCoeli

6. MrOverclock

MrOverclock Power Member

A minha sugestão seria partires do primeiro do restaurante, mas com algumas modificações:

Em vez de ser um tablet ser um sistema com touch screen que está "agarrado" à mesa. (não é muito diferente do tablet)

Fazes apenas 1 programa. Com uma password ele passa a estar em modo cliente com o numero da mesa definido pelo administrador, mas só muda o numero de mesa se introduzirem a password.
    Com a mesma pass ele fica em modo empregado e fica disponivel a lista de pedidos, os pedidos que já seguiram, os pagamentos, etc...
    No meio disto tudo está uma Base de dados

Isto faz-se bem em C# ou Visual basic. Talvez para ti seja mais simples o VB, não sei que conhecimentos tens.

Quanto tempo tens para entregar isto? Eu em C# fazia o que está descrito em 2 ou 3 dias com as 5h diarias de trabalho.

Quanto ao site para os campistas, eu não ia por aí simplesmente porque grande parte dos campistas escolhe esta modalidade também para se refugiarem das tecnologias. Ou seja: Muitos deles nestes dias nem sequer têm computador!

7. Obrigado desde já a todos pelas respostas,

MrOverclock, tenho neste momento 1 mês e pouco para entregar isto, a apresentação deve ser por volta de dia 4/5 de junho. Quanto à situação do touch screen em vez de um tablet, iria ter que arranjar um touch pad ou assim para poder mostrar isso a funcionar na apresentação.. Quanto às linguagens é igual porque vou ter que estudar bastante qualquer uma das duas , dado que não me lembro de muita coisa.. Com este tempo qual achas que deveria seguir? C ou VB?

Pois isso dos sites de campistas eu achei uma boa ideia mas também cheguei à conclusão que havia muitos senão's e um deles era mesmo esse.

Um abraço a todos

8. ReginoCoeli

ReginoCoeli Power Member

Boas.

Essa questão do C ou VB vai gerar "confusão" pois cada um tem a sua preferência. Eu não utilizo nenhuma dessas mas talvez devesses seguir para VB pois é mais fácil criares o ambiente gráfico. Mas claro isto é a minha opinião.

Mais uma vez digo que devias de por mãos à obra. Durante o projecto há sempre qualquer coisa que pensas: "se calhar ficava melhor de outra maneira..." e se tiveres tempo podes alterar.

Boa sorte.
    Cumprimentos.

9. MrOverclock

MrOverclock Power Member

Um computador normal com rato serve perfeitamente para demonstarar o comportamento de um touchscreen!

Isso é só para teres nota, não é para venderes o produto! Se o tivesses que vender é que convinha conseguires demosntrar o mais perto da realidade do produto final!

Partilhar esta Página