PAP - Gestao De Loja De Informatica [Urgente!]

badaboom

Membro
eu estou a pensar fazer este projecto so que precisava de uma ajuda.
queria fazer em vb 6 e com bd pelo menos..

estou com "problemas em fazer a concepção do projecto" para isto.
sera que alguem me pode ajudar nisso e em como fazer o projecto??
preciso de ajuda urgente

[FONT=&quot]- Gestão de Clientes
- Alertas de Aniversários de clientes
- Gestão de fornecedores e carteira dos mesmos(pagamentos em falta etc)
- Gestão de Stocks
- Alerta de Stock baixo(Mediante introdução de stock mínimo razoável na introdução do artigo na base de dados)
- Gestão de Facturas
- Alerta de Facturas em Aberto a expirar
- Gestão de Orçamentos
- Gestão de documentos de entrada de material
- Gestão de reparações de equipamentos e emissão de documento para anexar no equipamento e outro para o cliente
- Gestão de datas previstas para entrega dos equipamentos na assistência com alerta de prazos
- Gestão de equipamentos enviados para garantia
- Consulta de Históricos de clientes (Compras, Assitencias, devoluções)
- consulta de históricos de fornecedores(Material vendido, artigos fornecidos)
- Gestão de contratos de assistência com empresas
- Alertas de Manutenção periódica de maquinas das empresas em assistência
- Gestão de maquinas por cliente(mediante numero atribuído a mesma na venda ou primeira assistência da mesma)
- Base de dados Encriptada
- Pagina em ASP onde o cliente mediante um código de acesso poderia consultar o estado da reparação em tempo real.
[/FONT]
 
eu estou a pensar fazer este projecto so que precisava de uma ajuda.
queria fazer em vb 6 e com bd pelo menos..

estou com "problemas em fazer a concepção do projecto" para isto.
sera que alguem me pode ajudar nisso e em como fazer o projecto??
preciso de ajuda urgente
[FONT=&quot]
[/FONT]

Que ricas dúvida.
Então tas com problemas em tudo :P

Todos os dias passam por aqui pessoas com "duvidas dessas".

É bem mais facil, fazer alguma coisa e mostrar as duvidas, depois de algum trabalho do que vir assim aqui e já está. Não concordas comigo?


::: Ainda por cima é urgente. O que é tipico :::
 
Última edição:
Hum essa lista pareceu relativamente familiar ;)
Começa por fazer uma relatório de analise e depois logo se vê o que vais fazer...
 
o meu problema esta ai xD

nao percebo nada do que os prof's querem com a "concepção do projecto"

se vou fazer isso nao faço a minima como eles querem pk na vida nunca vi um xD
 
o meu problema esta ai xD

nao percebo nada do que os prof's querem com a "concepção do projecto"

se vou fazer isso nao faço a minima como eles querem pk na vida nunca vi um xD

Desculpa-me a sinceridade...mas o que andas-te a fazer nos 2anos de curso que já passaram?!
Praticamente tudo o que necessitas para tirar 20 na PAP, já viste durante o teu curso...
Não esperes que alguém vá fazer o projecto por ti...
Tipo concepção de projecto deverá ser o relatório de analise a fazer a empresa...
Começas pela descrição do projecto, o que é pretendido para o mesmo, o porque da necessidade do surgimento deste projecto...
Penso que estás a fazer algo para uma empresa, descreve a empresa e o método de funcionamento da mesma actualmente, depois disso, fazes uma proposta para a informatização ou aperfeicoação do sistema informático da mesma...
Mãos a obra...
Sem esforço não vais lá e como te disse ninguém vai fazer o projecto por ti...
Se não aproveitas-te o teu curso enquanto podias, agora vais estar a nora(como estás), então quer dizer que vais ter trabalho a multiplicar por X. Vais ter de fazer tudo na mesma com a agravante que vais ter de fazer o que deverias de ter feito durante os últimos 2anos...aprender...
 
Desculpa-me a sinceridade...mas o que andas-te a fazer nos 2anos de curso que já passaram?!
Praticamente tudo o que necessitas para tirar 20 na PAP, já viste durante o teu curso...
Não esperes que alguém vá fazer o projecto por ti...
Tipo concepção de projecto deverá ser o relatório de analise a fazer a empresa...
Começas pela descrição do projecto, o que é pretendido para o mesmo, o porque da necessidade do surgimento deste projecto...
Penso que estás a fazer algo para uma empresa, descreve a empresa e o método de funcionamento da mesma actualmente, depois disso, fazes uma proposta para a informatização ou aperfeicoação do sistema informático da mesma...
Mãos a obra...
Sem esforço não vais lá e como te disse ninguém vai fazer o projecto por ti...
Se não aproveitas-te o teu curso enquanto podias, agora vais estar a nora(como estás), então quer dizer que vais ter trabalho a multiplicar por X. Vais ter de fazer tudo na mesma com a agravante que vais ter de fazer o que deverias de ter feito durante os últimos 2anos...aprender...

Não ofendendo ninguém, gostei bastante da tua resposta.
Acabei o meu curso á pouco tempo, dediquei me bastante os últimos anos e sinceramente penso que colhi frutos do tempo que passei a programar em frente ao pc, com a vantagem que poderia tirar duvidas com os professores.
Hoje considero que aprendi muito mas muito mesmo desde que trabalho, mas para chegar lá não foi do zero, levei muitas bases.
Sinceramente dá para fazer o curso sem estudar muito (nuns valentes anos), com ajuda de colegas, os famosos anos de limpeza.
Sinceramente tive colegas extremamente bons, outros assim assim e outros muito maus, que só não eram melhores por serem calões, muitos acabaram outros ainda lá estão. Confesso que entrar no mercado de trabalho custou e ainda estou em fase de adaptação, mas penso o que seria de mim se não tivesse perdido noites a fazer trabalhos e a estudar? Provavelmente trabalhava para o 10 ou esperava que alguém me enviasse os trabalhos já feitos, mas então e agora?
Fazer figuras tristes numa empresa não fica nada bem mesmo, na escola ninguém se importa com o que fazes, o mal é para ti, mas numa empresa não te pagam se não desenvolveres trabalho.
Cumprimentos
 
badaboom, entendes ao menos todos os pontos da lista que copiaste, sabe-se lá de onde?

Esse seria o primeiro passo.

O segundo seria tirar o VB6 da cabeça seja lá de quem for o responsável por os programas de LP, SDAC e esse tipo de disciplinas. Hoje em dia é como falar latim. É giro e tal, mas já não fazes nada decente com ele (também tive de gramar VB6 3 anos, e não me deixavam tocar na linda framework)

E o terceiro era aproveitares o excelente apoio que a maioria dos users deste forum te podem e vão dar, nos problemas que encontrares à medida que constroís seja lá o que for.

Ali o RaCcOn e o guilherme, acredites ou não, estão te a ajudar muito mais nesta fase do teu projecto do que alguém que te desse a aplicação "ready 2 run".
 
Penso que o melhor será responderes aqui no tópico, do que mandar-me PM, assim todos os outros users do forum poderão acompanhar o teu projecto e também te dar uma ajudinha.Como deves de compreender apesar de ter sempre net e PC por perto no trabalho, não posso andar sempre a ver PM e a responder a topicos nos foruns!:)
Faz o que te disse acima...descrivi-te todos os passos que necessitas para iniciar o teu projecto, podes basear-te na descrição do meu projecto mas convém teres alguma coisa tua também. Não só pelo facto de que cada caso é um caso, mas também porque quando temos uma coisa que é nossa é sempre diferente a maneira como a trabalhamos...eu pessoalmente não gosto usar as ideias dos outros e copia-las...quando muito tento aperfeicoa-las...;)


Não ofendendo ninguém, gostei bastante da tua resposta.
Acabei o meu curso á pouco tempo, dediquei me bastante os últimos anos e sinceramente penso que colhi frutos do tempo que passei a programar em frente ao pc, com a vantagem que poderia tirar duvidas com os professores.
Hoje considero que aprendi muito mas muito mesmo desde que trabalho, mas para chegar lá não foi do zero, levei muitas bases.
Sinceramente dá para fazer o curso sem estudar muito (nuns valentes anos), com ajuda de colegas, os famosos anos de limpeza.
Sinceramente tive colegas extremamente bons, outros assim assim e outros muito maus, que só não eram melhores por serem calões, muitos acabaram outros ainda lá estão. Confesso que entrar no mercado de trabalho custou e ainda estou em fase de adaptação, mas penso o que seria de mim se não tivesse perdido noites a fazer trabalhos e a estudar? Provavelmente trabalhava para o 10 ou esperava que alguém me enviasse os trabalhos já feitos, mas então e agora?
Fazer figuras tristes numa empresa não fica nada bem mesmo, na escola ninguém se importa com o que fazes, o mal é para ti, mas numa empresa não te pagam se não desenvolveres trabalho.
Cumprimentos

Sim apesar de eu já ter terminado o meu curso já lá vão quase 6anos, o ingressar o mercado de trabalho é sempre muito complicado(agora muito pior), nós informáticos temos sempre para onde nos virar...nem que seja trabalhar em algo que nada tenha a ver com a nossa area e em part time termos o nosso projecto...Penso que seja generico e que o pessoal de informática se safe sempre bem em praticamente todas as áreas...afinal de contas tudo para nós tem a ver com lógica, o que facilita muito e acelera o nosso processo de aprendizagem!:)


Ali o RaCcOn e o guilherme, acredites ou não, estão te a ajudar muito mais nesta fase do teu projecto do que alguém que te desse a aplicação "ready 2 run".

Eu pelo menus da minha parte não fasso nada a ninguem...não por má vontade mas sim pela razão que tu pelo que entendi sabes...O nosso amigo, terá de fazer a parte dele, duvidas todos temos(tambem as tive durante o meu curso e projecto) :)
Eu no meu caso felizmente apesar de não ter dado nada sobre C++ ou Fox durante o meu curso, decidi fazer o meu projecto nessa area(isto com toda a gente a dizer que eu era maluco e que não iria conseguir terminar o projecto para apresentar).
Passe muitas horas a aprender a programar em ambas as linguagens e em ASP(Eu andava a dormir nessas aulas e passei no módulo nem sei como lol).
O que é certo é que consegui terminar o projecto a tempo e horas, e para meu orgulho com uma nota final de 19Valores!:)
 
Ainda não percebi a tua duvida, pois para a mim em programação, ajudar a fazer um projecto, é dar codigo, e isso aqui acho que ninguem te vai dar.
Podemos-te ajudar na correcçao de codigo e a tentar resolver problemas relacionaodos pelo com o codigo, mas para isso tens de ter já trabalho feito.

1º Podes começar pela base de dados, pois a teu projecto sem ela nao funciona.
2º Design das tuas forms.
3º Condições, para evitar que o teu programa esteja sempre a rebentar(das coisas mais importantes em qualquer projecto)
4º Apartir daqui é começares a programar.

Quando terminei o meu curso, fiz um projecto identico ao teu (gestão de um clube fluvial / treinos por escalões / comparação do nivel de desemvolvimento entre os atretas).

E digo-te que não foi facil para mim
Pois a 3 meses do final do curso tinha 19 modulos em atrazo(era um baldas)+ os que ainda faltavam fazer e uma PAP(a 0%) por fazer.
No entanto consegui terminar tudo e no dia de entrega da PAP nao me atrazei.

Durante as ultimas 3 semenas chegava da escola as 6 passava no ecomarche para comprar redbull e trabalhava ate as 5/6 da manha.

Aprendi com os meus erros, no dia da defesa da PAP toda agente me deu os parabens pelo esforço e dedicação.

Com esforço tambem vais lá, tens um projecto interessante, parece um pouco complicado, mas com dedicaçao e tu chegas lá.

Parece-me que tens ai varias coisas que não aumentar nem diminuir a nota na pap, podes deixalas para o fim, e se tiveres tempo fazes, se não na fazes.
 
Última edição:
badaboom, tudo o que foi dito neste tópico é 100% verdade... entrei este ano para o 1º ano da universidade, em Engenharia Informática na Universidade do Minho e vim de um curso tecnológico!

Pode-se dizer que durante o meu 12º ano desenvolvi 2 projectos.. sendo que 1 deles não contou para a avaliação, uma vez que era um software para a escola e foi o meu prof. de programação que me pediu para o fazer. Contudo convém salientar o facto de que só o fiz porque quis, pois ninguém me obrigou a nada. Mas foi das melhores coisas que eu pude fazer para me preparar para o futuro.

Este projecto consistia em construir um software para o secretariado de exames la da escola, uma coisa extremamente complexa que não vale a pena estar agora a explicar aqui tendo em conta que não tem nada a ver com o tópico em questão.

Agora deixando-me de histórias bonitas.... Tal como disse não sabia como haveria de o fazer, mas tinha sempre a vantagem de ter os profs. com quem podia contar para tudo o que fosse preciso, coisa que tu também tens.

O melhor que tens a fazer para começar é pegar num caderno e começar a estruturar todo o programa la... desenhar todos os forms, ver o que cada um vai ter (botões, textbox, labels, etc...). Quando tiveres tudo isso revês todos os campos que o programa vai ter para começares a estruturar a base de dados como deve ser, com o formato dos campos, tamanho, etc...

Penso que só assim irás conseguir ter as coisas minimamente organizadas para começar a meter as mãos ao trabalho... Tens também de chegar à conclusão de que tipo de base de dados utilizar e se irás mesmo utilizar VB6 ou outra coisa!

Ja agora, aconselhava-te a dispensar de todo o tempo disponível que irás ter para te concentrares nisto, isto claro se quiseres realizar algo realmente bom, se preferires trabalhar para o 10 não deve ser preciso muito esforço.

Vais andar "todo roto" até acabares isso, mas acredita que vale bem a pena... dá um gosto especial na apresentação toda a gente bater palmas e felicitar pelo projecto que fazemos, e no final do ano olhar para a pauta de classificação e ver um 2 e um 0 bem juntinhos e redondinhos a fazer o número "20" mais perfeito que alguma vez vimos a nossa frente (pelo menos até essa altura :P).

Pensa nisso... e boa sorte para o projecto!
Se precisares d alguma ajuda CONCRETA diz alguma coisa...


Cumps kripton2007
 
RaCcOn eu por acaso referia-me já à minha Licenciatura, na minha altura de secundária não optei por o ramo profissional, fiz antes Cientifico Natural Tecnológico de informática, isso era assim na altura, agora penso que já mudou bastante.
Ainda trabalhei uns tempos, mas optei por tirar a LEI, e quando conseguir ter tempo estou a pensar em MEI, mas devido ao trabalho vai ser mais complicado.
Como em tudo tive épocas piores em que vi a vida a andar para trás mas depois lá se endireitou.
Actualmente sem dúvida que um informático não fica sem emprego, uns melhores outros piores mas felizmente emprego não falta...
 
RaCcOn eu por acaso referia-me já à minha Licenciatura, na minha altura de secundária não optei por o ramo profissional, fiz antes Cientifico Natural Tecnológico de informática, isso era assim na altura, agora penso que já mudou bastante.
Ainda trabalhei uns tempos, mas optei por tirar a LEI, e quando conseguir ter tempo estou a pensar em MEI, mas devido ao trabalho vai ser mais complicado.
Como em tudo tive épocas piores em que vi a vida a andar para trás mas depois lá se endireitou.
Actualmente sem dúvida que um informático não fica sem emprego, uns melhores outros piores mas felizmente emprego não falta...

Ah lol
Eu pensei que te estavas a referir a outra coisa, tal como deves de ter reparado pelo que eu disse.
Tal como tu também dizes um informático não fica sem trabalho, uns melhores outros piores mas sempre com algo para fazer(penso que será sempre assim), Eu no meu caso não fiz faculdade, não por falta de possibilidades ou medias baixas mas sim porque pura e simplesmente já me sentia farto da escola(começar a trabalhar cedo e habituares-te a ter dinheiro no bolso é do pior)...
No entanto não me arrependo nada de não ter frequentado a faculdade, tenho o que se pode considerar uma vida e trabalho estáveis(também tento entrar por várias vertentes), e posso orgulhar-me de trabalhar com pessoas com muito mais formação que eu :)
Não vou dizer que sou o maior e que sei tudo acerca de tudo, apenas dou uns toques e trabalho para ser o melhor, custe o que custar...
 
acho que aqui deve ser dada a ajuda necessária aos utilizadores...mas dar a "papinha toda feita" isso também não, visto que a PAP é um dos elementos mais importantes para a avaliação de um aluno no final do curso...
eu também estou a desenvolver a minha PAP e como qualquer outro tento superar as minhas dificuldades....por isso rapaz o que não faltam são tutoriais sobre programação para leres...
eu também ando a fazer os mesmo...
 
Esclareçam-me uma coisa, esse vosso projecto final, é desenvolvido em linguagens cujos conteúdos foram leccionados nas aulas certo? Os docentes não pedem nada que não se tenha dado? ou pelo menos dão as bases para se chegar lá?
 
Esclareçam-me uma coisa, esse vosso projecto final, é desenvolvido em linguagens cujos conteúdos foram leccionados nas aulas certo? Os docentes não pedem nada que não se tenha dado? ou pelo menos dão as bases para se chegar lá?
mais ou menos...
eu estou a fazer um web site coisa que dei durante estes 3 anos de curso...
mas tenho colegas meus que estão a fazer coisas que não deram...a PAP tem de ser feita de acordo com o âmbito do nosso curso.
No meu caso como estou num curso de programação a minha PAP tem de estar direccionada para esse mesmo conteudo.
 
Back
Topo