PAP: Mao Robotica

Status
Fechado a novas mensagens.

pstolas

Membro
Bom dia pessoal.

Estou no ultimo ano de um curso profissional de electrónica e automação e para acabar o curso tenho de apresentar uma PAP (pra quem nao sabe - projecto aptidao profissional).

Como PAP decidi fazer uma "mão robótica". Ja tenho algumas ideias de construção da mão. Tou a pensar usar uma corrente de mota, cada um dos dedos feitos por 3 elos da mesma corrente.

Tenho um "prototipo" muito basico, em que um elástico está entrelaçado pelos elos e ao ser puxado, os elos dobram tal e qual um dedo humano em 3 partes.

Pensei numa outra forma, que é apenas fazer dobrar o dedo em 2 partes, em vez das 3, e para isso pingava o ultimo elo (representante da ultima falange do dedo, a tal onde tao as unhas). Para isso tava a pensar usar um cilindro pneumatico (um com 1 entrada de ar e uma mola interna de abertura) com um curso de 7-10mm, com a "vareta" (penso que se chama assim aquela bara que entra e sai) presa a um elo. Em que quando o cilindro fosse activado, a vareta iria retractar-se e ao mesmo tempo puxava o elo, fazendo com que o dedo se fechasse.

Gostava de saber a vossa opiniao sobre o projecto, tipo o que acham dele e como é que o fariam. Estou de momento a analisar varios metodos de construçao ate encontrar o mais viavel.

Agradeço a ajuda.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo