1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[PAP - VB6] - Dúvida!

Discussão em 'Programação' iniciada por MuseBass, 18 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 28; Visualizações: 1362)

1. Pessoal estou a fazer a minha pap do 12º dum curso profissional de informatica em vb6. consiste numa base de dados para uma federeção de columbofilia (sei que é invulgar xD) feita em acess e depois com interface no vb6.

tenho algumas dúvidas mas de momento esta é a mais pertinente:

-estou a fazer o trabalho num portatil de um amigo meu e a definição do ecra é diferente da minha. quando fazemos o executavel ele nao se "adapta" a minha definição de ecra. Ha alguma maneira de mudar isto?

agradeço toda a ajuda possivel. só dei vb o ano passado e a memória não ajuda :lol:
    obrigado desde já.

Última edição pelo moderador: 18 de Fevereiro de 2009
  2. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

No VB.NET tens "Anchor".
    No VB6 tens "la pata".

Terás de efectuar cálculos de redimensionamento em todos os controlos, a partir do evento "RESIZE" da form.

Começa por construír um GUI o mais compacto possível para garantires a mínima resolução, para que depois, através dos cálculos, possas determinar as novas posições e/ou tamanhos.

Em alternativa podes caçar a resolução do ecran e avisares, ou teres forms específicos para diferentes resoluções de ecran.

VB6 já lá vai, mas para teres uma ideia, exprimenta espetar isto num botão:

Código:
    MsgBox(CInt(Screen.Width / 15) & "x" & CInt(Screen.Height / 15))
    Divide-se por 15, porque o VB6 trabalha com twips, e existem 15 twips por cada pixel.
    Se não dividires por 15, podes aplicar directamente onde pretendes, pois todos os valores de posição e tamanho no VB6 estão em twips.

3. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Acho que o número de twips pode mudar. Existe uma variável para isso, até porque assim evitam-se números "mágicos": Screen.TwipsPerPixelX e Screen.TwipsPerPixelY.

4. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Sim isso facilita as continhas, mas penso que 15 é assumido como valor por defeito.
    Como 15 twips = 1 pixel, se não mexeres em nada, acho preferível explicar dessa forma.

Mas MuseBass, explora a conversão padrão e depois brinca com os TwipPerPixel.
    Torna o código mais "legível" se fores olhar para ele mais tarde e não te lembrares do que raio faz um "15" ali para o meio.

5. Eu experimentei no load do form inicial e a msgbox dá-me a definição correcta do ecrã, mas não altera nada, continua com o tamanho maior (do outro ecrã)

E não há maneira de aplicar esse código aos forms directamente? Porque assim teria de implementar isso em cada janela e msgbox não é?

obrigado pela ajuda pessoal:x2:

6. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Óbvio que não ia fazer nada. É uma messagebox.
    Servia-te apenas para veres a facilidade com que vais buscar a resolução do ecran para poderes agora proceder aos cálculos "à la pata" de todas as posições e dimensões de todos os controlos.

7. então mas se eu centrar a janela e ela se redimensionar para a minha definição de ecra não altera tambem o seu conteudo? é que se em cada botao, listbox e etc tiver de usar isto nunca mais acabo o projecto =S

8. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Como disse no primeiro post:
    VB.NET tens "anchors", mas no VB6 tens "la pata".

Podes centrar o form sem problemas, mas terás SIM de redimensionar/recolocar todos os controlos se redimensionares o form.
    O truque no VB6, para não ter chatices desse género, é desenhar o ecran apontado para uma resolução mínima aceitável, como por exemplo 640x480. Assim venha que resolução vier, acima dessa, terás o form centrado e os controlos bonitos.

Se estiveres mesmo "clueless", e quiseres um exemplo de colocação manual dos componentes consoante o resize da form, posso fazer-te um exemplo em VB.NET (como são propriedades simplíssimas como Height, Width, Top e Left, é compatível com VB6)

9. Mas la pata significa...? lol

agradecia muito é que estou mesmo no ar com isto...a matéria que dei de vb não foi nada de muito aprofundado e nunca falamos sobre estas propriedades mais manhosas...

obrigado pela ajuda :009:

10. Armadillo

Armadillo Folding Member

...significa que terás de programar as localizações dos objectos dentro dos formulários, associados ao evento resize. Não é nada de complicado, mas sempre são umas linhas de código.

11. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Exacto.

Eis o tal exemplo prometido em VB.NET

Código:
    Public Class Form1

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
            CalcularPosicoes()
        End Sub

Private Sub Form1_Resize(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Me.Resize
            CalcularPosicoes()
        End Sub

Private Sub CalcularPosicoes()
            With TextBox1
                .Top = 5
                .Left = 5
                .Width = Me.Width - 18
                .Height = Me.Height - 65
            End With

With TextBox2
                 TextBox2.Top = TextBox1.Top + TextBox1.Height + 2
                 TextBox2.Left = 5
                 TextBox2.Width = TextBox1.Width - Button1.Width - 2
            End With

Button1.Top = TextBox2.Top - 1
            Button1.Left = TextBox2.Left + TextBox2.Width + 2
        End Sub
    End Class
    As alterações para o VB6 são mínimas.
    Do que me lembro:

- O "Me" para "Form1"
    - Não copies as designações dos Subs, apenas o conteúdo.
    - Os valores do VB6 são, por defeito, 15twip=1px, e os valores usados aqui são pixeis (ou seja, multiplica por 15)
    - É muito provável que vejas os controlos um pouco fora do sítio. O desenho das forms é diferente entre o VB6 e o VB7+

Acabei de escrever o código e fiz copy/paste, por isso está testado.
    O efeito produz uma configuração de controlos semelhante a uma janela de chat:

TextBox1 - 1
    TextBox2 - 2
    Button1 - 3

1111111111111111111111111

2222222222222222222333333

BTW, não são propriedades manhosas... são as mais básicas. Muito simples:

TOP equivale ao Y, num referencial de 2 eixos, no ponto 0,0 do controlo
    LEFT equivale ao X, num referencial de 2 eixos, no ponto 0,0 do controlo
    WIDTH é o comprimento do controlo
    HEIGHT é a altura do controlo

Desculpem lá a extensão do texto :wow:

EDIT: 15twip=1px, boa correção Kayvlim :) Tanto texto baralha as ideias.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  12. Kayvlim

Staff Member

Só uma correcção: 1 pixel = 15 twips, e não o contrário :P

13. Muito obrigado pela ajuda. Assim que estiver com o meu colega vou tentar implementar esse código e alterar essas definições "a la pata" para ver se resulta =D

vou dando noticias mais tarde. provavelmente com mais duvidas...inté.

14. Já experimentei usar o código enão há maneira de funcionar. O nome das funções das variaveis nao sao os mesmos, porque aqui nem sequer aparecem na lista. já tentei alterar mas como não sei a qual corresponde...=S ele chega a correr o form mas aparece vazio. mesmo com os valores multiplicados por 15 e com as alterações que sugeriste...

pelo menos já sei configurar as propriedades de tamanho, pode ser que ajude mais tarde

15. Kayvlim

Staff Member

Por cá funcionou perfeitamente. Tens a certeza que criaste os controlos com os nomes certos?
    O código do ribeiro55 adaptado ao VB6 é o seguinte:

Código:
    Private Sub Form_Load()
            CalcularPosicoes
    End Sub
    Private Sub Form_Resize()
            CalcularPosicoes
    End Sub
    Private Sub CalcularPosicoes()
            With Text1
                .Top = 5 * 15
                .Left = 5 * 15
                .Width = Me.Width - 18 * 15
                .Height = Me.Height - 65 * 15
            End With
            With Text2
                 .Top = Text1.Top + Text1.Height + 2 * 15
                 .Left = 5 * 15
                 .Width = Text1.Width - Command1.Width - 2 * 15
            End With
            Command1.Top = Text2.Top - 1 * 15
            Command1.Left = Text2.Left + Text2.Width + 2 * 15
        End Sub

Nota que isto é para ser posto num Form com 3 controlos: duas textboxes e uma command button, sem mudares nada. Simplesmente abre um novo projecto, dois duplo-cliques na Textbox, um duplo-clique no Command Button, colas o código e executas.

edit - as multiplicações por 15 que ali estão são a tal conversão pixels -> twips ;)

16. Sim, já consegui. Eu quando testei não retirei o conteudo das descrições dos forms, logo estava mal adaptado, osrry...lol
    Pois eu quando experimentei tinha criado as textboxes e o botão, obvio xD

Bem agora daqui acho que já me consigo orientar para fazer um modelo para o meu programa.
    Mas em relação a definiçao do ecra não há nada "simples" que me possa ajudar?
    Obrigadão pela ajuda.

17. Nova dúvida pessoal XD:

Existe maneira de por uma barra de navegação vertical num form?
    Ha e qual é a sintaxe que se usa para pesquisar por um termo? ex: temos um campo nome e quero pesquisar uma pessoa, aparece uma msgbox que pergunta qual o nome e carregando em ok ele encontra ou diz que nao existe. Como faço isto?

thanks ;)

18. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Barra de navegação vertical?
    Com imaginação, uns labels e umas imageboxes fazes o que bem entenderes ;)

Pesquisar algo. Em uma DB? Usa uma query.

Algo do género:

Código:
    SELECT nome FROM utilizadores WHERE nome LIKE 'Ze%'
    ou
    Código:
    SELECT COUNT(nome) FROM utilizadores WHERE nome LIKE 'Ze%'
    ou sem o LIKE para pesquisa "exacta"

Depende de onde e como estás a pesquisar.

Já agora, uma messagebox não permite o que queres. Dá uma olhadela a uma Inputbox. Ainda que não ache esse método o mais correcto para introdução de critério numa pesquisa.

Última edição: 4 de Março de 2009
  19. Bom, afinal ja não vou precisar de usar barra vertical, cabe tudo numa pagina lol

Agora no caso da pesquisa é o seguinte: tenho uma textbox para inserir o texto que quero pesquisar e 2 botoes (ok e limpar). Ao carregar no ok ele iria dar-me os resultados. Assim nao uso nem inputbox nem msgbox o que é mais facil.

entao apenas de preciso de fazer de fazer corresponder a parte do codigo "Ze%" ao nome da textbox com o texto não é? e será que funciona? lol

com a pesquisa ele iria apontar para o item na bd automaticamente?

20. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Não. Apenas o "Ze".
    O símbolo % é um wildcard do LIKE. Neste caso iria devolver todos os registos cuja coluna "nome" começassem por "Ze".

A query vai devolver os itens certos, sim, mas terás que os apanhar na tua aplicação como é óbvio.

Partilhar esta Página