NGC Paper Mario: The Thousand-Year Door

jabun

Power Member
1111papermario.jpg

250px-PMTTYD.jpg

Paper Mario: The Thousand-Year Door é a sequela de Paper Mario, um dos jogos de culto da Nintendo 64. Este RPG foi desenvolvido para GameCube pela produtora Intelligent Systems, tendo sido lançado em Outubro de 2004, sendo considerado com um dos grandes lançamentos da GC desse ano. A Nintendo revelou pela primeira vez The Thousand Year Door na Game Developers Conference de 2003. Antes do lançamento, o jogo era conhecido provisoriamente como Mario Story 2 no Japão e Paper Mario Paper na América do Norte e na Europa.


A Nintendo e a Inteligent Systems desenvolveram um mundo de papel no estilo 3D, com áreas de pseudo-2D, onde Mario e todos os personagens e texturas são finas folhas de papel, com algumas partes dos cenários sendo construídas por vibrantes e coloridos polígonos apenas. A arte, o design e o estilo gráfico de Paper Mario são assim um dos pontos fortes de título, com o resultado final a ser excelente, sendo o jogo para muitos um dos mais bonitos da sua geração, demonstrando assim a importância de uma boa direção artística.

paper_mario_la_porte_millenaire_6.jpg


Em diferentes pontos no jogo, Mário é "amaldiçoado" com capacidades que lhe permitem ter acesso a movimentos especiais, todos os quais são baseados no tema de papel, com Mario a aprender a dobrar-se em um barco ou num avião de papel, ou tornar-se num papel extra fino, que consegue passar por qualquer buraco. De destacar é também os muitos e bem conseguidos momentos de humor, capazes de colocar um sorriso no rosto do mais sisudo dos jogadores.
A história começa com um passeio da Princesa Peach com Toadsworth pela cidade de Rogueport, conhecida pelas lendas de tesouros escondidos. Acidentalmente Peach descobre um raro artefacto: um mapa mágico que mostrava a localização das Crystal Stars. Despertando a atenção dos X-Nauts (os vilões deste titulo), a princesa é raptada, mas tem tempo de enviar o mapa por correio para Mario, incumbindo o canalizador barrigudo de encontrar as Sete estrelas de cristal.
66273-Paper_Mario_The_Thousand_Year_Door-5.jpg

papermario2new_april9.jpg

O sistema de combate, tal como nos jogos anteriores, é por turnos, sendo a mecânica extremamente divertida e diversificada, não havendo, por isso, o risco de saturação. Uma inovação muito interessante é o facto de as batalhas terem público a assistir e a avaliar se o jogador tem um bom desempenho na batalha. Em caso de avaliação positiva, o público ajuda Mario, repondo o poder da estrela, lançando itens úteis no palco, ou infligir danos no adversário. Caso a avaliação seja negativa, o público pode lançar items nefastos para o canalizador ou abandonar o seu lugar.

paper-mario-the-thousand-year-door-20041011064728674.jpg

papermario2new_april2.jpg

Neste título são muito importantes as badges, uma espécie de equipamento, que dão a Mario habilidades especiais. Podem ser compradas em uma loja especial, ou achadas. Há diferentes tipo de badges, e nem todas servem apenas para atacar, servindo algumas para recuperar HP ou FP, encontrar itens escondidos, etc.

600full-paper-mario%3A-the-thousand--year-door-screenshot.jpg
Paper Mario: The Thousand-Year Door é, sem dúvida, um dos melhores e mais divertidos jogos de sempre, sendo completamente indispensável para todos os possuidores de uma Game Cube. A Intelligent Systems pegou no Paper Mario original, da Nintendo 64, e mostrou como se deve fazer uma sequela, criando um jogo superior em todos os aspetos e que é, para muitos, o melhor RPG de Mario. Impossível não gostar.

Paper%2BMario%2BThe%2BThousand-Year%2BDoor.JPG
 
Eu ando a revisita-lo @pc_noob !

Já não pegava nele desde o longínquo natal de 2004, quando o jogo saiu. Engraçado como a minha mente reteve a maioria dos momentos do jogo.

Apenas vou no chapter 2. Junta-te a mim e ainda fazemos uma playthrough juntos :) até pode ser que haja mais malta a se querer juntar
 
@jabun

Infelizmente estou numa fase com pouco tempo e tenho dedicado a jogos sem história - Factorio e Slay the Spire.
O thousand year door tem umas boas dezenas de horas e estou a guardar para quando tiver disponibilidade para o passar de seguida.

Mas vai partilhando as tuas peripécias que eu seguirei com todo o agrado. E mais artigos de revistas defuntas também são benvindos.
 
@RuySan

Apenas disco, sem capa nem manual. 52 Euros

Sei bem que há mais caros. Mas depois de ter ganho a licitação fiquei com algum guilt feeling e a pensar se realmente tinha dado 52 paus por um jogo com 15 anos ou se tinha sonhado.
 
@RuySan

Apenas disco, sem capa nem manual. 52 Euros

Sei bem que há mais caros. Mas depois de ter ganho a licitação fiquei com algum guilt feeling e a pensar se realmente tinha dado 52 paus por um jogo com 15 anos ou se tinha sonhado.

O meu está completo e mint, mas é a versão americana. Ainda me lembro que comprei esse, o Fire Emblem e o Baten Kaitos por 10€ cada, novos, para aí em 2006. Acho que foi um bom investimento. Mas tirando o Fire Emblem, não completei nenhum.

EDIT: Se jogar o jogo dá-te um prazer que valha mais que 52€ não tens de pensar muito nisso. E para mais há muitos jogos novos a custar mais sem a mesma qualidade.
 
O meu está completo e mint, mas é a versão americana. Ainda me lembro que comprei esse, o Fire Emblem e o Baten Kaitos por 10€ cada, novos, para aí em 2006. Acho que foi um bom investimento. Mas tirando o Fire Emblem, não completei nenhum.

EDIT: Se jogar o jogo dá-te um prazer que valha mais que 52€ não tens de pensar muito nisso. E para mais há muitos jogos novos a custar mais sem a mesma qualidade.

Sim. É mais psicológico do que outra coisa.O jogo tem bastante longevidade e qualidade que justificam o dinheiro.
E em termos de investimento é mais seguro do que a maioria dos jogos recentes. Porque já passou o teste do tempo e valorizou mais do que aquilo que valia (o jogo completo deve ser 70/80 euros). A não ser que a Nintendo faça um remake, o jogo não irá baixar de preço, certamente.
 
quem ficou com vontade de o jogar de novo fui eu, por sorte ainda o comprei em boa altura, quando estava tudo a fazer unload do stock de gamecube para a wii
 
@Mushkin melhor época de sempre para comprar jogos NGC em Portugal!

Na época varri as prateleiras e comprei Resident Evil 4, Super Monkey Ball 2, Donkey Konga 2, Dance Dance Revolution, Final Fantasy Crystal Chronicles, Metal Gear Solid Twin Snakes, Pikmin 2, Zelda Four Swords Adventures... Cada um a 10 euros.

O Paper comprei quando foi lançado. Nesse Natal tive esse jogo e o Tales of Symphonia. Mágico!
 
Última edição pelo moderador:
eu tambem apanhei alguns desses a preços razoaveis. nada das loucuras que se ve agora, alias a gamecube e uma das minhas consolas favoritas, comprei a minha pouco depois do lançamento
 
@Mushkin melhor época de sempre para comprar jogos NGC em Portugal!

Na época varri as prateleiras e comprei Resident Evil 4, Super Monkey Ball 2, Donkey Konga 2, Dance Dance Revolution, Final Fantasy Crystal Chronicles, Metal Gear Solid Twin Snakes, Pikmin 2, Zelda Four Swords Adventures... Cada um a 10 euros.

O Paper comprei quando foi lançado. Nesse Natal tive esse jogo e o Tales of Symphonia. Mágico!

A GAME do Rio Sul tinha uma prateleira inteira de Zelda's Wind Waker + Master Quest a 10€ cada. Lembro-me disso.
 
Eu ando a revisita-lo @pc_noob !

Já não pegava nele desde o longínquo natal de 2004, quando o jogo saiu. Engraçado como a minha mente reteve a maioria dos momentos do jogo.

Apenas vou no chapter 2. Junta-te a mim e ainda fazemos uma playthrough juntos :) até pode ser que haja mais malta a se querer juntar

Sempre chegaste a terminar ou ainda não?

Eu vou começar agora. Nos últimos tempos passei o Mario RPG e o Paper Mario. Este é o seguinte na lista.
Estou-me a preparar para o Origami King, que irei comprar, a não ser que tenha reviews iguais ao Color Splash.
 
Estou a jogar aos poucos pelo que ainda vou no chapter 6!

O jogo envelheceu estupidamente bem

Fiz ontem o Capítulo 1.
Vou dando updates.

Sim, o jogo está muito bom e, para ter melhores reviews que o Paper Mario, é porque será sempre a subir. É daqueles jogos intemporais que mesmo daqui a 50 anos haverá pessoal a jogar e a ficar maravilhado.

Acabei o capítulo 5.

Até agora 5 estrelas. Estou a gostar muito!
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo