Dúvida Para 144hz, é necessário ter > 144fps para não ter problemas visuais nos jogos?

luiscosta93

Power Member
Boas malta!

Queria ver se esclarecia esta dúvida que tenho. De momento tenho um monitor de 60hz. Jogo a 1080p e, consoante as settings, consigo jogar sempre entre 120-130fps em grande parte dos jogos (por exemplo, GTAV com tudo a ultra anda à volta dos 110-120fps, e BFV com tudo a ultra entre 130-150fps). Ora, visto que consigo facilmente ter > 60fps em todos os jogos que jogo, 60hz não é problema para mim, Aliás, atualmente até ligo sempre V-Sync para não "esforçar" tanto a gráfica e para não ter tearing.

A minha dúvida é: se fizer upgrade para 1440p e comprar um monitor de 144hz, não penso que irei conseguir manter grande parte dos jogos com mais de 144fps, isso irá resultar em "problemas" visuais in-game? Irei sentir o mesmo do que se tivesse menos de 60fps a 60hz? Ou não irá haver grandes problemas?
 
Primeira coisa a considerar é que de 1080p para 1440p, tens mais 77% de pixeis.
O desempenho não escala linearmente com o aumento de pixeis, mas podes esperar que o frame rate baixe de 110-120, para 80-90 nesses jogos.
Podes recuperar desempenho baixando alguns settings gráficos. Muitos jogos têm vários settings que puxam bastante, mas que não melhoram muito o aspecto gráfico.
Youtubers como o Digital Foundry e Hardware Unboxed costumam fazer guias a mostrar os settings gráficos que puxam mais e o impacto visual. E recomendam os melhores settings para baixar.

Segunda coisa a considerar é que a 1080p e 60 fps, a tua gráfica anda a dormir. Nem deve chegar a 50% de utilização do GPU, na maioria dos jogos.
1440p e 144Hz, puxa muito mais pelo GPU e isto significa consumos mais elevados, temperaturas mais altas e as ventoinhas a andarem mais depressa. Logo mais ruído.

Outra coisa a considerar é que sem g-sync ou free-cync, NUNCA deves ligar o v-sync, pois causa muito lag.
Mais vale ter um pouco de screen tearing do que o aumento brutal de lag que o v-sync causa.
Se queres limitar o frame rate, vai ao painel de controlo da nVidia e define um valor.

Por fim, num monitor de 144hz, com G-sync, o refresh rate é ajustado automaticamente com o frame rate.
Isto não causa nenhum problema visual, bem pelo contrário, a experiência é muito mais suave.
 
Última edição:
mesmo que não consigas os 144fps vais ter uma experiencia superior....e de qualquer forma os monitores decentes suportam todos algum tipo de tecnologia de refresh rate variavel...
 
Primeira coisa a considerar é que de 1080p para 1440p, tens mais 77% de pixeis.
O desempenho não escala linearmente com o aumento de pixeis, mas podes esperar que o frame rate baixe de 110-120, para 80-90 nesses jogos.
Podes recuperar desempenho baixando alguns settings gráficos. Muitos jogos têm vários settings que puxam bastante, mas que não melhoram muito o aspecto gráfico.
Youtubers como o Digital Foundry e Hardware Unboxed costumam fazer guias a mostrar os settings gráficos que puxam mais e o impacto visual. E recomendam os melhores settings para baixar.

Segunda coisa a considerar é que a 1080p e 60 fps, a tua gráfica anda a dormir. Nem deve chegar a 50% de utilização do GPU, na maioria dos jogos.
1440p e 144Hz, puxa muito mais pelo GPU e isto significa consumos mais elevados, temperaturas mais altas e as ventoinhas a andarem mais depressa. Logo mais ruído.

Outra coisa a considerar é que sem g-sync ou free-cync, NUNCA deves ligar o v-sync, pois causa muito lag.
Mais vale ter um pouco de screen tearing do que o aumento brutal de lag que o v-sync causa.
Se queres limitar o frame rate, vai ao painel de controlo da nVidia e define um valor.

Por fim, num monitor de 144hz, com G-sync, o refresh rate é ajustado automaticamente com o frame rate.
Isto não causa nenhum problema visual, bem pelo contrário, a experiência é muito mais suave.

Aproveito para fazer a seguinte pergunta: tenho um i78700 e uma 1080, e um monitor 144hz (Acer XF270HU). Em norma nunca ligo qualquer tipo de sync, mas no outro dia por curiosidade activei essa opção no Among Us e ficou tudo incrivelmente mais fluido. Há alguma coisa que eu deva fazer para garantir essa fluidez em mais situações?
 
Esse monitor usa Freesync, que é basicamente o G-sync compatible.
Por isso, podes ligar o G-sync para poderes melhorar a suavidade e todos os jogos.
Há guias a explicar como se faz isso. É algo rápido de fazer.
 
Se nas drivers já reconhece o G-sync, é porque já está ligado no monitor.
Verifica também que já tens o G-Sync ligado para apps em fullscreen e windowed.
 
Se nas drivers já reconhece o G-sync, é porque já está ligado no monitor.
Verifica também que já tens o G-Sync ligado para apps em fullscreen e windowed.

Sim, não tinha para windowed, foi a única alteração que fiz. No monitor aparece a opção de Overdrive, está em Normal, não sei se vale a pena aumentar.
 
Podes aumentar, o que deve melhorar os tempos de transição entre cores.
Mas settings de overdrive mais elevados podem causar artefactos de imagem.
Experimenta e vê se notas uns fantasmas quando mexes a imagem num jogo.
 
Back
Topo