Para Canon A6x0, A710, S2 e S3 IS: RAW, Histograma e muito mais!

Eletronic_boy

I'm cool cuz I Fold
Pessoal, estava a navegar na net hoje e achei uma coisa bem interessante para as câmeras Canon baseadas no processador DIGIC II: o CHDK.

Já adianto que testei na minha A710 e funcionou sem qualquer problema!
Este post é só uma apresentação resumida do CHDK, vocês devem ir á página oficial para saber mais: http://scratchpad.wikia.com/wiki/CHDK


Informações gerais

O CHDK é um firmware (software) que carregas na câmera e que habilita diversas funções, entre elas:

Salvar imagens no formato RAW
Histograma em tempo real (Live histogram)
Indicador de carga de bateria
Exposure e Focus bracketing
Zebra mode (destaca áreas sub- e superexpostas da imagem em tempo real)
Informação sobre DoF, distância focal, distância hiperfocal.
Programação de scripts para a câmera (em linguagem basic! muito massa isso!!!)


Não vou estar a descrever o significado e discutir a utilidade de cada uma destas funcionalidades. Isto fica a critério de cada um


Câmeras suportadas até agora (desde o começo do projecto algumas têm sido adicionadas)

O CHDK funciona nos seguintes modelos PowerShot da Canon, com as seguintes versões de firmware (Fw) originais:

- A610, Fw: 1.00D (with CHDK version for 1.00E), 1.00E, 1.00F
- A620, Fw: 1.00F ( 1.00E is not compatible. You must upgrade to 1.00F first )
- A630, Fw: 1.00C
- A640, Fw: 1.00B
- A710 IS, Fw: 1.00A
- S2 IS, Fw: 1.00E, 1.00F, 1.00G, 1.00I (with CHDK version for 1.00G)
- S3 IS, Fw: 1.00A


Atenção: para saber a versão do firmware original da sua câmera, siga os passos:


1. Ligar a câmera no modo play
2. Apertar os botões "set" + "display" (aperte o "set", segure, aperte o "disp").


Como meter em funcionamento:

Atenção: Uso por sua conta e risco! Leia a página do programa para ter mais detalhes!! Este é apenas um resumão do procedimento para uso do CHDK.

Atenção 2: : O funcionamento do CHDK não é garantido para Fw`s originais que não sejam das versões acima listadas.

Atenção 3: O CHDK está em desenvolvimento, novas versões estão sendo lançadas. Fique de atento!!

Atenção 4: o CHDK NÃO sobrescreve nem apaga o firmware original da sua câmera!


Bem, chega de avisos e vamos ao que interessa...


Faça o download do firmware CHDK correspondente ao modelo de sua câmera:
http://grandag.nm.ru/hdk/

Descompacte o arquivo .zip baixado. Você terá dois novos arquivos: PS.FIR e DISKBOOT.BIN. Copie-os para a pasta raiz do seu cartão de memória. (eu usei um leitor de cartão de memória, mas pra quem n tem para as versões 6X0 o programa PS Upload penso que funcione em todas as versões. Tentei na minha 710 e não funcionou)

Ligue sua câmera no modo Play

Aperte o botão Menu e selecione a opção "Firm Update", e confirme.

A câmera deve reiniciar e piscar o botãozinho de Print (led Azul). Se a câmera bloquear e nada acontecer, basta retirar as pilhas para voltar ao estado normal. (Não se assuste caso isto aconteça, nada de mal aconteceu a sua câmera.)



Como configurar

Uma vez carregado o firmware CHDK, você precisa habilitar as funções que deseja. Isto é feito acessando o menu do CHDK:

- Na S3 IS: pressione o botão Shortcut
- Nas outras: pressione o botão da impressora (direct print)

Aparecerá um indicador <ALT> na parte inferior da tela LCD.

Agora, basta apertar o botão [menu] e navegar nas opções disponíveis (a interface é bem intuitiva).


Telas!

Estão curiosos, né??? Aqui vão umas telas demonstrando o funcionamento do CHDK!

Mensagem de inicialização
01update03.jpg


Aparência do display
02alt01.jpg


Menu
Main.jpg


Histogramas (todos os possíveis!)
Histo_RGB_all.jpg




Extras: um calendário! (Dá sempre geito)
Calendar.jpg


Mais uma: joguinho sokoban!
Socoban.jpg


Utilidade: leitor de textos
Text.jpg



E pronto é tudo!
Experimentem e comentem, e digam o que acharam. Alguma duvida avisem :)

P.S Fonte http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=31355&postdays=0&postorder=asc&start=0 com algumas alterações no texto.
 
Acabei de por isso na minha A710IS, muito bom!

principalmente o RAW :D

Entretanto não consigo editar o raio do RAW no photoshop, mesmo com o plugin :(
 
Última edição:
Acabei de por isso na minha A710IS, muito bom!

principalmente o RAW :D

Entretanto não consigo editar o raio do RAW no photoshop, mesmo com o plugin :(

Isso tem a ver com a versão do RAW é muito recente e por isso ainda n existem programas a ler directamente converte pra DNG por ex.
Usa o programa DNG For PowerShot 1.1.4 por ex
 
Última edição:
Boas,

Não percebo muito de fotografia mas tenho uma A710 IS.
Será que alguém me sabe explicar a vantagem do RAW e dizer o que é o bracketing?
Já agora, alguém me sabe dizer se depois a máquina consegue previsualizar as fotos tiradas em RAW?
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Não percebo muito de fotografia mas tenho uma A710 IS.
Será que alguém me sabe explicar a vantagem do RAW e dizer o que é o brackintg?
Já agora, alguém me sabe dizer se depois a máquina consegue previsualizar as fotos tiradas em RAW?

http://en.wikipedia.org/wiki/RAW_image_format

Não dá pra previsualizar mas o firmware tem um modo que tira a mesma foto em RAW e em JPEG
Quanto ao brackintg, querias mesmo escrever isso? Sorry...

Cumps
 
Obrigado. Acabei por ir ver isso hoje de manhã. Já percebi o que é o bracketing mas ainda fiquei com algumas dúvidas. Somos nós que temos que tirar as várias fotos ou a máquina tira logo várias fotos com focagens e exposições diferentes?

Já agora, esse programa depois dá para desinstalar? E perdemos a garantia quando o instalamos?
 
Penso que deve dar... Até porque isso é um menu a parte do software defaut...

Só queria era editar o RAW :(
 
Eu queria o RAW e queria muito o histograma.... A minha máquina tem mas só depois de a foto estar tirada, e quando é coisas em movimento não dá jeito nenhum..
 
Consegues ver logo se as cores da foto vão ficar como deve ser antes de tirares a foto. Olhas para o histograma, ajustas aberturas e exposições até ficares com um gráfico bom e só depois tiras a foto.
Acho que até é uma funcionalidade muito comum em camaras profissionais. :)
 
Uma coisa que julgo interessar (e não ser novidade para niguém.. lol):

"In response to your query please be advised that we have no information if any firmware update will appear in order to have this function on the camera. Also please be informed that we do not recommend adding some functions from third party software.

However, please be informed that we recommend to make any firmware updates (canon) in service."

Isto foi a resposta quando perguntei se estava previsto algum update de firmware com Live Histogram e ficheiros RAW, e também se perderia a garantia da máquina ao usar o software que se fala neste tópico.
 
Em que o "live" histograma poderá ser util?

o histograma costuma ser uma ajuda preciosa, consegues sacar informação sobre a exposição (se é demasiada ou se é insuficiente), sobre o contraste, entre outras coisas.
um histograma é essencialmente uma contagem feita à intensidade luminosa a que os fotodetectores do sensor estão sujeitos.
essa informação depois pode ser repartida sobre as cores a que cada fotodetector esta associado pelo filtro bayer, no caso dos sensores convencionais.

da uma vista de olhos nestes artigos:
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/histograms1.htm
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/histograms2.htm

e em principio ficas a perceber como podes tirar proveito deles.
 
Última edição:
Eu por acaso no outro dia encontrei um site (viva o google!) que explicava como é que através do histograma conseguias saber logo como é que a foto ía ficar. Contrastes, exposições e saturação (acho que é esse o nome, quando em modo histograma ficam zona da foto a piscar).
 
as zonas que ficam a piscar, normalmente são zonas sobre-expostas... em ingles eles chama clipped highlights (e eu n sei a tradução adequada para clipped, apesar de saber o que significa na pratica a expressão).
mas isso varia de maquina para maquina, na minha aparece um padrão zebra rolante, eu pessoalmente perfiro, porque fca visive permanentemente, em vez de ser em pisca pisca. mas isso é uma questão de pormenor.

no entanto, ass maquinas so apresentam essa informação dos clipped highlights ou zonas sobre-expostas, apesar do histograma também dar a informação da existencia das mesmas (basta existir contagem de pixeis ao brilho maximo no extrmo mais à direita do histograma)

mas não apresenta informação das zonas nas sombras, que vão ficar completamente pretas, sem detalhe tonal recuperavel, no entanto o histograma ajuda a perceber a existencia dessas areas, basta existir contagem de pixeis com o brilho minimo, esses pixeis aparecem contados no extremo esquero do histograma.

para uma exposição correcta, em casos normais, a maior parte da contagem dos pixeis deve encontrar-se nos tons intermedios, que correspondem ao centro do histograma.

depois ha as questões relacionadas comm histogramas de cor RGB (e nem todas as maquinas apresentam estes histograsmas em live view, questões relacionadas com a largura da banda tonal (onde existem pixeis contabilizados, etc)

aqueles links que eu deixei ha bocado, acho que dão uma ideia bastante util sobre como interpretar a infromação dada pelo histograma.
explica certamente melhor que eu, mas eles têm a vantagem de falar em ingles :P
 
Penso que deve dar... Até porque isso é um menu a parte do software defaut...

Só queria era editar o RAW :(

Usa o programa DNG For PowerShot 1.1.4 pra converter e depois ja podes editar a vontade :)

Uma coisa que julgo interessar (e não ser novidade para niguém.. lol):

"In response to your query please be advised that we have no information if any firmware update will appear in order to have this function on the camera. Also please be informed that we do not recommend adding some functions from third party software.

However, please be informed that we recommend to make any firmware updates (canon) in service."

Isto foi a resposta quando perguntei se estava previsto algum update de firmware com Live Histogram e ficheiros RAW, e também se perderia a garantia da máquina ao usar o software que se fala neste tópico.

Ai é que te enganas n se perde garantia, pois n é feita qualquer troca do firmware! O que acontece é que são adicionadas opções ao firmware mãe digamos assim, e as novas funções correm pelo cartão n pela maquina como acontece no firmware que vem, e como n se faz qualquer alteração ou troca ao firmware original, n se perde garantia. E caso se tenha algum tipo de problema, basta tirar as pilhas a maquina que fica logo apos isso como veio de fabrica!

Mais alguma questão avisem :)

Cumps
 
Isso é mesmo assim. Esta nas FAQ http://scratchpad.wikia.com/wiki/CHDK/FAQ

Q. When I switch off my camera and then switch it on again, the CHDK firmware does not work. What's wrong?

A. When you update your camera by CHDK firmware it doesn't touch the original firmware. Because it is just a some kind of resident program and it remains in camera memory until camera is shutdown. So, if something goes wrong and camera does not respond you never get your camera toasted, because after switching off/on your camera will back with original firmware.
Recently, CHDK firmware got the ability to autoload (see the next answer).

Q. How can I make the CHDK firmware load automatically at startup?

A. You have to do the following actions:
Copy the files PS.fir and DISKBOOT.bin in the root folder of your SD card if you not already have done so.
Load the CHDK firmware as described above.
Enter <ALT> mode.
Press Menu to enter the CHDK main menu.
Go to "Debug Parameters" in the Menu on the screen.
Select "Make Card Bootable".
Switch off the camera and take out the SD-card
Lock your SD-card. This is mandatory, but don't worry: you will still be able to record pictures.
Reinsert the card back into the camera.

From now on, the hack will load automatically until you unlock the card again.
If the camera reports that the SD-card is locked: Do not care about this message, the camera is still able to store pictures on the SD-card.

Note: Unfortunately, autoload does not work with FAT32-formatted SD-cards. This means: cards up to and including 2 GB will work, cards larger than 2 GB won't.
Note2: 4 GB cards can support the autoload feature if they are formated in FAT16 manually. To format SD-card in Windows command line just type 'format X: /fs:fat' (where X: - a drive letter of mounted SD-card). But be aware that the formatting of 4 GB cards in FAT16 leads to non-standard 64K cluster size. The correct support of such cluster size is not guaranteed.

Autoload sometimes also does not work if the camera is switched on directly in record mode.

Q. I don't need the autoload feature temporarily/anymore. How can I disable it?

A. The simplest way is just to don't lock your SD-card. Deletion of file DISKBOOT.bin from your flash card will lead to the same result.
 
Back
Topo